A zona de engajamento é uma área onde as pessoas interessadas na sua empresa, serviço ou marca se mantém conectadas. Geralmente, esse ambiente é composto pelos canais de comunicação, onde a empresa interage com seus clientes gerando um relacionamento mais próximo que futuramente, pode se converter em vendas.
Podemos comparar esse conceito com o Networking que as empresas já estão acostumadas a fazer em feiras, congressos e outros meios de relacionamento com os futuros potenciais clientes. Contudo no meio digital isso acontece de uma forma diferente.
Dificilmente empresas que não possuem uma estratégia para se relacionar com o público alvo conseguem ser lembradas pelas pessoas, a menos que seja algo único que somente o seu negócio possui, o que é muito difícil acontecer, especialmente em uma era onde a competitividade é extremamente grande.
Gerar uma zona de engajamento é fundamental para manter o interesse das pessoas da sua marca, além disso, é uma das formas mais eficientes de fechar negócio.
Mas, ao contrário do que se pensa, isso não é uma novidade atual, as maiores empresas sempre investiram no relacionamento com o cliente com ações mais físicas como reuniões de negócios, cafés e demais eventos, cujo o objetivo era ampliar as possibilidades de conhecer novos clientes.
O ponto positivo é que a internet trouxe mais possibilidades de zona de engajamento, sobretudo para empresas de pequeno porte.
O engajamento é considerado o “termômetro” do seu negócio!
O seu público precisa conhecer melhor você e sua empresa, para isso, é necessário se expor. Na internet, existem várias ferramentas para isso, entre elas:
A rede social que possui mais usuários no Brasil, são cerca de 100 milhões de pessoas que acessam diariamente e tem um grande potencial para angariar novos negócios, pois existe mais possibilidade de interagir com o público.
Para atingir uma audiência, é necessário que a empresa seja encontrada por ela, somente uma estratégia de consistência e que promova conteúdo de qualidade pode conseguir isso.
Conteúdos em vídeos são a grande sensação dessa mídia social.
À partir disso, pode ocorrer mais interação do público, pois as pessoas vão saber mais sobre você e seu negócio e gerar uma certa simpatia.
É importante que a empresa seja sempre lembrada.
Com aproximadamente 50 mil usuários, essa rede já possui a característica visual, o objetivo é conseguir captar a atenção do público para conseguir interação.
Nesse caso, podem ser usados menções, hashtags, boomerangs, links patrocinados e os stories para criar engajamento com o público no Instagram.
Outros meios também são interessantes, como por exemplo: O linkedln, Twitter, blog, envio de email marketing com ofertas, brindes e descontos.
As ferramentas estão aí para todos usarem, mas a questão é:
Primeiramente, é preciso entender que cada negócio tem suas particularidades, ademais, é importante estabelecer algumas premissas para isso funcionar. Confira:
– Tenha uma boa estratégia de marketing – É necessário planejar o conteúdo que sua empresa vai apresentar a audiência, afinal, ele é a lenha na fogueira do engajamento.
Isso envolve pensar bem na abordagem, tipo de conteúdo, linguagem, formato de postagem, imagens e outros aspectos importantes.
– Saiba quem é o seu público alvo – Pense além da idade, cidade e profissão. Tente entender quais são as reais necessidades dessas pessoas e o que elas estão procurando.
Se você ainda não sabe, tenha calma, durante o processo será possível detectar melhor essa audiência, afinal é de grande importância saber para direcionar o conteúdo.
– Esteja onde o seu público estiver– A princípio, é fundamental marcar presença online em todos os lugares, pois somente depois de identificar onde seu público costuma consumir mais conteúdo é que os esforços vão se direcionar para essa fonte.
Com esse estudo é possível saber em qual meio de comunicação o seu público está.
– Produza um conteúdo personalizado – Humanize a sua empresa usando um tom mais informal e pessoal na hora de se comunicar com as pessoas. Essa é uma forma de gerar empatia e conseguir a atenção do seu potencial cliente.
As pessoas gostam de se sentir importantes para uma determinada empresa, apreciam quando se fala a mesma língua.
– Interaja com as pessoas – Demonstre que você se importa e responda cordialmente as dúvidas do público.
Seja sempre educado, inclusive quando houverem interações negativas e de críticas. Demonstre que você e sua empresa sabem lidar com as adversidades!
Em suma, criar uma zona de engajamento é um trabalho que exige planejamento, consistência e acima de tudo, um objetivo para perseguir.
O seu negócio pode conseguir isso basta ter persistência e constância nas ações. Além disso, pode contar com uma ajuda profissional! Que tal conhecer o nosso Método Samurai para fazer sua empresa ganhar mais autoridade e engajamento na internet? Basta em entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento!
Confira nosso vídeo sobre este assunto:
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 3 Ações de Marketing Digital que irão fazer sua empresa sair do século passado