E-commerce

Um dos termos mais conhecidos no mercado digital, o e-commerce é o seu comércio eletrônico, ou seja, a venda de um produto ou serviço realizada integralmente em ambiente virtual.

Embora o conceito de e-commerce seja amplo, podendo se referir a todo tipo de transação virtual – incluindo marketplace ou mesmo uma venda realizada pelo WhatsApp, quando falamos de e-commerce buscamos nos referir a uma plataforma virtual própria.

E-commerce é uma loja virtual?

O e-commerce vai muito além de uma loja virtual. Este conceito pressupõe um processo completamente digitalizado, incluindo venda, pagamento, atendimento ao cliente, logística e, também, estratégias de marketing digital.

Portanto, por envolver uma série de processos, afirmamos que a loja virtual não é sinônimo de e-commerce, mas sim uma parte do processo.

Por que seu cliente compra no E-commerce?

Existem vários fatores que levam um consumidor a escolher o comércio eletrônico ao invés de ir até uma loja física, confira alguns:

Comodidade

O principal, sem dúvida, é a comodidade de poder fazer seu pedido sem sair de casa e sem um vendedor o seguindo na tentativa de, muitas vezes, empurrar um produto que ele não precisa.


Comparação de preços

Todo consumidor ama comparar preços e características, no e-commerce isso se torna mais fácil e tranquilo. Não tem a questão de alguém esperando ele se decidir porque ele pode fazer isso pelo tempo que achar necessário, e ainda assim não fechar negócio naquele momento.


Loja aberta 24 horas

Outra conveniência que costuma levar o cliente a optar pelo e-commerce é a possibilidade de comprar a qualquer hora – afinal, a internet funciona 24 horas por dia.


Preço

Por fim, o preço também costuma ser um grande diferencial. Os produtos comercializados em lojas virtuais tendem a ser mais baratos, uma vez que o custo de manutenção é inferior às despesas com lojas físicas, como: aluguel, água, luz, decoração, etc.


Prazo de entrega

O aspecto que ainda mais pesa na hora da opção por uma loja física é o prazo de entrega. Para quem está ansioso ou tem pressa de ter um produto em mãos, ainda é mais prático comprar na loja física e sair com o item na hora.

Por isso, a entrega é parte integrante e muito importante no processo de e-commerce sendo, atualmente, o grande diferencial dos grandes vendedores da internet.

Diante de todas essas vantagens, consegue perceber como é essencial que a sua empresa tenha um e-commerce?

Etapas de criação do seu E-commerce

1Setup inicial

A primeira etapa para criação de um E-commerce é o setup inicial. Neste momento, são definidos todos os aspectos do negócio, antes de efetivamente colocar a mão na massa.

Quais produtos serão oferecidos pela loja virtual? Quais formas de pagamento serão disponibilizadas aos clientes? Como será realizada a gestão de estoque? Qual será o sistema de frete e dias de entrega?

A definição do perfil do cliente que o negócio atende, também chamado de “persona”, tem grande importância nesta etapa, pois isso determina vários aspectos no e-commerce, como a estruturação dos menus, disposição dos produtos, entre outros.

2Plataforma

Já pensou em sua loja virtual ficar fora do ar de repente? É como um cliente aparecer em seu estabelecimento e encontrar as portas fechadas. Você vai perder negócio!

A escolha da plataforma e do provedor de hospedagem é fundamental neste processo e estaremos presentes nesta etapa, apresentando todos os prós e contras para que você faça a melhor escolha.

O servidor precisa ser estável e suportar um grande número de acessos simultâneos – sempre iremos considerar que seu e-commerce vai bombar.

3Checkout

Atenção a este item! Assim como na vida real ninguém gosta de burocracia, o cliente virtual também precisa de praticidade. A taxa média de abandono do carrinho de compras em um e-commerce é de mais de 80% e muito se deve à dificuldade de finalizar a compra.

Alguns sistemas de checkout solicitam tantas informações ao cliente que ele fica confuso e, muitas vezes, preocupado com a segurança.

Hoje “comprar com um clique” é um fator que salta aos olhos do consumidor, devido a praticidade e a ideia de que aquele processo será o mais curto e efetivo possível para finalizar aquela compra, então, facilite o checkout e peça apenas informações que serão realmente utilizadas para a entrega e processamento de pagamento.

4Pagamento

E por falar em pagamento, quanto mais opções disponíveis, melhor será a taxa de conversão.

Embora a grande maioria das compras pela internet seja feita por cartão de crédito, consumidores mais conservadores ainda preferem o uso do boleto bancário. Ofereça o pagamento por PIX também, se for possível.

Lembre-se de informar todos os prazos, seja para confirmação do pagamento, como para entrega, e cumpra-os! Se o prazo for encurtado, mais satisfeito ainda ficará seu cliente.

5Cadastro de produtos

Com o e-commerce pronto e implantado, vem o momento, talvez, mais trabalhoso no começo: cadastrar os produtos. É importantíssimo que todas as características técnicas, fotos e qualquer detalhe que seja relevante constem na página do produto.

O consumidor precisa ter a certeza de que aquilo que é anunciado é realmente o produto que ele espera. Se faltar alguma informação, ele pode ficar em dúvida e desistir da compra.

Ainda que você ofereça um bom atendimento, quem compra online quer agilidade e não costuma perder tempo pedindo mais informações para algum atendente.

Exemplos E-commerce:

Clique na imagem para ampliar.

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Como atingir
e encontrar os
clientes em potencial?

Loja no ar, produtos cadastrados, tudo pronto! Tudo pronto? Ter um bom sistema de E-commerce por si só é como abrir uma loja em uma rua sem saída. O cliente não vai te achar, e por melhores produtos que você possa oferecer, os resultados não aparecerão.

O marketing digital é parte integrante para se obter sucesso no comércio eletrônico. Uma das ações mais importantes no seu e-commerce é o SEO. Um site otimizado, com palavras-chave bem configuradas e imagens tratadas adequadamente, auxiliará para que sua loja virtual seja encontrada mais rapidamente e de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios pagos e links patrocinados.

Apesar dos resultados orgânicos, principalmente no início do seu e-commerce, investir em anúncios pagos, marketing de conteúdo e impulsionamento em redes sociais, são ações de marketing digital indispensáveis para qualquer empresa que deseje ser conhecida e reconhecida na internet.

Escolha um bom parceiro

A R. Samurai pode ajudar sua empresa a trilhar por esse caminho de forma segura e estruturada, fazendo com que seu e-commerce seja conhecido e visitado por clientes potenciais e consumidores ideais.

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