Antes de realmente respondermos esta pergunta, se você ainda não sabe ou não conhece uma Newsletter, saiba que é uma espécie de “boletim informativo” que tem o objetivo de divulgar artigos, novidades e notícias.
A mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário de emails promocionais, ela pode abordar diferentes assuntos.
Você certamente sabe como funciona uma assinatura de jornal ou revista, não é mesmo? Pois o princípio da newsletter é bastante parecido.
Ela é como uma assinatura online, que chega na caixa de entrada de clientes ativos ou potenciais, os quais manifestaram a intenção de receber esse conteúdo.
Geralmente a newsletter é a porta de entrada para o Email Marketing.
Muitas empresas utilizam essa estratégia de marketing digital para criar um relacionamento com os clientes. Mas será que ainda é efetiva? Será que ainda vale a pena enviar uma Newsletter?
Abaixo, tire todas as suas a respeito deste assunto, confira!
Com o avanço da tecnologia, muitas empresas encaram essa dúvida sobre o envio de boletim informativo aos seus clientes, pois acreditam que as redes sociais substituem essa necessidade.
Mas, a questão é que a Newsletter não é a mesma coisa que uma postagem em rede social.
Portanto, usar o recurso da Newsletter ainda é muito vantajoso para sua empresa.
Primeiramente, é preciso explicar que no Marketing Digital existe a comunicação permissiva e a que não é permissiva.
Nas redes sociais, os usuários muitas vezes, não estão interessados em ver a postagem da sua empresa, ela simplesmente aparece na timeline e em mais de 80% dos casos, são ignoradas.
Ao contrário da Newsletter, que é distribuída somente para os interessados, ou seja, pessoas que se inscreveram para receber estes informativos, com isso, as chances de abertura de email e leitura do conteúdo, são maiores.
Caso ele não queira mais receber suas informações, simplesmente pode cancelar o envio a qualquer momento.
Sabe-se que o objetivo principal da empresa é alcançar vendas, mas para isso, é necessário conquistar os clientes em meio a concorrência. A Newsletter é uma estratégia eficiente para isso, pois o público está disposto a saber das novidades, produtos e serviços que o seu negócio oferece.
Além de todas essas vantagens, a Newsletter promove a imagem da marca na mente das pessoas. A estratégia possui baixo custo quando comparado com outras formas de publicidade.
A regra clara de uma Newsletter é sempre mandar 80% de conteúdo e apenas 20% de publicidade. Já é comprovado que os leitores não gostam de receber somente propagandas no e-mail, eles precisam perceber que aquela leitura vai ajudá-lo de certa forma.
Portanto, algumas dicas que podem ajudar são:
Confira também: Como dobrar o sucesso da sua comunicação
Para que a Newsletter funcione e traga bons resultados, o primeiro passo é definir o objetivo desse envio. Para ajudar, responda às seguintes questões:
Para ter o sistema de Newsletter, a empresa precisa definir um orçamento e já ter uma base de dados de e-mails, se ainda não tiver, é necessário criar uma estratégia de marketing para colher os contatos.
Confira também: O que é funil de vendas e porquê você precisa saber sobre isso?
Depois disso, é preciso contratar um servidor, elaborar o design da Newsletter e incorporar todos os aspectos importantes e que chamem a atenção do usuário.
Toda a Newsletter deve ter uma opção de cancelamento no final, pois essas são questões legais que devem ser obedecidas.
É sempre importante manter uma frequência de envios que já são pré determinadas no projeto. A mesma pode ser semanal, quinzenal ou mensal, vai depender do objetivo da empresa.
O que não pode acontecer é encher o e-mail do cliente diariamente, isso pode gerar uma insatisfação com o mesmo fazendo com que ele cancele o recebimento imediatamente.
É fundamental que a empresa tenha o cuidado de sempre enviar a Newsletter na sequência estipulada, ou seja, deve seguir uma agenda de postagens para não cair no esquecimento e não se tornar algo esporádico.
A vantagem é que dá para avaliar as métricas da Newsletter e saber se o público está abrindo os e-mails, o retorno para conhecer o engajamento no seu conteúdo é fundamental para saber se você pode aumentar ou diminuir a frequência de envio.
Diversifique bastante o conteúdo e personalize sua Newsletter dentro de parâmetros que gerem a atenção do público.
Em conclusão, podemos dizer que ainda é vantagem ter Newsletter, não dispense essa ferramenta de marketing digital eficiente que pode ser usada e muito a seu favor!
Gostou do conteúdo? Confira também: Sua empresa precisa mesmo de um site?