Você já deve ter ouvido falar disso, mas será que você sabe de fato o que é um funil de vendas?
Funil de vendas, também chamado de funil de marketing é uma estratégia que visa mostrar o percurso que um cliente costuma seguir até a concretização da compra de um produto ou serviço.
Usando esse mecanismo, é possível prever o desempenho da empresa mediante uma campanha, controlar as negociações e planejar de forma mais assertiva as estratégias que devem ser utilizadas para alcançar um objetivo.
O principal objetivo do funil de vendas é fornecer um suporte para o departamento de marketing e vendas, onde todos os processos de relacionamento com o cliente seja organizados com o intuito de levar o consumidor está no topo do funil (quando ele acabou de chegar a sua empresa ou conhecer a marca) até o fundo do funil (onde ele já está preparado para comprar).
Portanto, pode-se dizer que o objetivo do funil de vendas é estudar a evolução das oportunidades de negócios e também, gerenciar as negociações.
Quando a empresa faz uma análise do funil, ela consegue direcionar melhor todos os esforços para a venda e todos os recursos investidos em marketing, pois é nítido que saberá entregar ao cliente o que ele realmente precisa, desse modo, a venda estará mais próxima de ser concretizada.
Agora que você já sabe o que é um funil de vendas, é importante entender pelo sua forma simplificada que contém basicamente três etapas, são elas:
Essa é a primeira etapa, quando o cliente toma conhecimento da sua marca ou produto, mesmo que ela tenha ou não necessidade de comprá-lo.
Por isso, que o topo do funil também é chamado de “Fase da Consciência”, onde o consumidor passa a ter noção que aquele determinado produto ou serviço existe no mercado. Mesmo que ele nunca tenha procurado por isso, ele passa a entender que existe uma “possibilidade” de adquirir.
Mas, qual é o papel da empresa nesse caso?
Ajude esse consumidor a entender o porquê ele precisa desse produto. Pode ser com informações, artigos e vídeos que aumente o seu conhecimento sobre o assunto e dê mais clareza no diagnóstico de um problema.
Quando ele entender mais sobre isso e detectar que precisa de ajuda ou do produto que você vende, certamente, ele vai procurar a sua empresa.
De forma resumida, nessa fase se encontram os visitantes do seu site, mas que ainda não fecharam nenhum negócio. Se a sua empresa fornecer um bom material na tentativa de convencê-los, esses consumidores podem começar a andar pelo funil.
Essa etapa mostra exatamente o que é funil de vendas, note que o consumidor andou pelo funil e o marco que define essa passagem da primeira etapa para a segunda é justamente o fato dele “reconhecer que tem um problema”.
Nessa altura, o visitante já leu muito sobre o assunto e entendeu que ele tem esse problema, portanto o papel da empresa é “fornecer mais dicas para ajudar a resolver”.
O perfil de pessoas que já estão nessa fase são aquelas que interagiram com o conteúdo de alguma forma com curtidas, comentários e também deixaram algum contato como base de troca dessas informações.
Essas pessoas ainda estão na dúvida se compram ou não produto, pois ainda não sabem se isso vai ajudar na vida delas.
Em contrapartida, a empresa deve oferecer duas alternativas para esse LEAD (pessoa) em dúvida: Uma a de comprar o produto e a outra, de fornecer novas informações que ajudarão a tomar a decisão.
Quando o consumidor percebe que a empresa quer ajudar, logo, se estabelece uma relação de confiança.
Por fim, a etapa final do funil de vendas, onde o consumidor já passou por toda a fase de informação, agora, ele já compreende que tem um problema e precisa comprar o produto ou contratar o serviço para resolvê-lo.
As empresas que sabem o que é o funil de vendas e seguem todas as etapas corretamente, são as que mais tem chances de serem lembradas pelos consumidores, pois se estabelece uma relação de confiança entre os lados.
Com isso, o consumidor compra o produto ou contrata o serviço e passa a se tornar um cliente.
Se você é uma empresa que está começando agora a estruturar suas estratégias de presença digital, ainda precisa colocar mais uma etapa durante este processo simplificado de funil de vendas, que é o “Pós Venda”, extremamente importante para quem quer fidelizar esse cliente para futuras negociações!
Em síntese, o funil de vendas é fundamental para monitorar o tráfego, acompanhar os clientes e descobrir os reais motivos que levam as pessoas a escolherem ou não a sua empresa.
Vale lembrar que um funil de vendas bem estruturado pode conter diversas etapas que bem elaboradas, podem contribuir e muito para que os processos de captura e saída sejam medidos de forma mais efetiva
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Com uma boa estratégia de marketing digital é possível entender melhor o que é o funil de vendas e colocá-lo em prática para que sua empresa consiga visualizar melhores oportunidades de negócios, otimizar a gestão, prever os resultados e aumentar a produtividade.
Confira nosso vídeo sobre este assunto:
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