A palavra site pode ser traduzida como “local”. Por isso, ter um site nada mais é do que ter o seu próprio lugar na internet. É por isso que o domínio do seu site é chamado de “endereço”, pois é nele que sua empresa se localiza no meio de tanta informação disponível na internet.
Ele funciona como uma porta de entrada da sua empresa no ambiente virtual, onde pessoas do mundo inteiro poderão encontrar informações sobre seus produtos e serviços de um jeito rápido e prático.
Com a chegada das redes sociais, muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o site teria se tornado uma ferramenta desnecessária. Pois é aí que a maioria se engana: ter um site para sua empresa, além de transmitir profissionalismo e credibilidade, é fundamental para as estratégias de marketing digital.
Enumeramos aqui sete motivos para convencê-lo de que sua empresa precisa ter um site. Confira:
Ter uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram é fundamental quando falamos de marketing digital. Pesquisas comprovam que a grande maioria dos usuários de internet usam essas e outras mídias sociais diariamente.
Mas tão importante quanto estar nas redes sociais, é entender as diferenças entre esses canais e um site. É preciso saber que esses serviços não são iguais. Por isso, eles não concorrem entre si e não substituem um ao outro. São serviços que se complementam, e por essa razão é indispensável ter seu próprio site.
Você se lembra do extinto Orkut? Já pensou se a mesma coisa acontece com o Facebook? Ou, pior, se eles mudam a estratégia comercial e passam a cobrar quanto quiserem para uma empresa manter sua fanpage? Depender da rede social como repositório final de seus dados, além de não ser muito profissional, é um risco.
Ter seu próprio site é manter seu nome sempre em evidência. Todo seu material publicitário, seus cartões de visita, seus anúncios, sempre carregarão o endereço do seu domínio. E ele é só seu. Entra ano, sai ano, surgem novas redes sociais, mas seu porto-seguro será sempre o seu site.
Neste universo amplo de pessoas chamado internet, é comum que os perfis de consumidores sejam diferentes. Dessa maneira, nem sempre o cliente tem tempo de entrar em contato telefônico ou visitar sua empresa durante o horário em que ela atende pessoalmente.
Um dos motivos para ter um site é estar com sua loja aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano. Você consegue apresentar sua marca, expor seus serviços, compartilhar sua expertise, e até mesmo vender a qualquer hora do dia ou da noite, não importa se é dia útil ou feriado.
Se seu negócio for de prestação de serviços, seu cliente poderá conhecer as informações na hora em que desejar, e acionar sua equipe com os dados de que precisa em mãos. Se for uma loja online, melhor ainda: você pode vender enquanto está dormindo ou curtindo uma festa. Lembre-se: a internet nunca fecha!
Para ganhar autoridade no mercado, seu negócio precisa ser o mais profissional possível. Não só na qualidade dos produtos, serviços e atendimento prestados, mas também na imagem que você transmite para seus clientes e potenciais consumidores.
Ter um site exclusivo, com domínio próprio, transmite mais profissionalismo e atenção ao conteúdo. Para muitos usuários, essas características fazem toda a diferença na hora de fechar negócio.
Outro ponto importante é a personalização do site: enquanto nas redes sociais você fica refém do formato por elas disponibilizado, os sites podem ser produzidos de acordo com seu produto ou serviço, com páginas institucionais, fotos de produtos, depoimentos de clientes, blog entre outras opções.
Como já mencionamos, o site e uma rede social não são concorrentes, mas sim serviços que se complementam. Vamos supor que você queira atrair novos clientes para sua marca por meio de conteúdo (inbound marketing). Onde você irá alocar essas informações?
Antes de compartilhar no Facebook, Instagram ou outra rede social que possa vir a surgir, você precisa ter esse conteúdo armazenado no seu espaço, no seu site. Seja em um blog ou uma página, quando seu potencial consumidor se interessar pelo seu produto e clicar na sua publicação, ele precisa ser levado para algum lugar. Este local é o seu site!
A partir daí, além de conhecer o conteúdo que o atraiu para seu site, ele pode explorar outras seções, como o histórico da empresa, conhecer outros produtos ou serviços, até finalmente entrar em contato em busca de mais informações.
Portanto, lembre-se sempre de que redes sociais e sites são ferramentas diferentes não concorrentes, e sim complementares, onde é possível realizar integrações e aumentar ainda mais o retorno do seu negócio.
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado na internet. Se a pessoa já sabe o nome ou o ramo de sua empresa, ou está procurando por produtos que você oferece, basta uma simples busca no Google para que a sua marca aparece nos primeiros resultados.
É importante que você tenha um bom e otimizado site (SEO) para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Se a pesquisa for pelo problema que seu cliente enfrenta, é indispensável que você tenha bons conteúdos e, preferencialmente, um blog.
Você também pode usar recursos impulsionados, como o Google Ads. Com esta ferramenta seu site aparece mais bem posicionado nos resultados, de acordo com as palavras-chave definidas por você, e seu custo será por cada clique ele receber. Note que até para recursos pagos é indispensável ter um site.
O gasto com marketing digital é bem mais baixo que a publicidade tradicional em veículos impressos, rádio e TV, por exemplo. Além de poder começar a marcar sua presença na web com pequenas quantias, você tem total controle sobre os gastos de suas campanhas.
Mas, a principal vantagem dos meios digitais é a possibilidade de medir o retorno do seu investimento (ROI) por meio de ferramentas que trazem resultados reais. E não é apenas por meio de anúncios em redes sociais que você consegue medir o seu retorno.
Ter um site permite a integração com o Google Analytics, ferramenta que traz diversos dados que auxiliam nas campanhas de marketing digital. Com isso, é possível traçar o perfil do seu visitante, conhecer a localização, os horários e conteúdos mais acessados, para analisar e definir novas estratégias de presença digital.
Ter um site é aumentar as suas vendas! Se sua empresa está começando, possuir um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar aquele empurrão inicial a micro empresas e startups.
Se seu negócio for apenas local, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência. A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas próximo a sua residência.
Caso seu objetivo seja expandir os negócios, ter um site também é imprescindível. Para vender mais, é preciso atrair mais visitantes para seu site. E, para isso, você precisa tê-lo! É ele que irá apresentar seu negócio e sua empresa para seu cliente, onde quer que ele esteja.
Se sua empresa ainda não tem um site, a hora é agora!
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