Aprenda de vez como desenvolvê-la e produza ações mais eficazes e que geram resultados para sua empresa.
De modo geral, pode-se dizer que a persona é uma representação fictícia de um cliente e é através dela que o Marketing Digital guia suas estratégias de abordagem e criação de conteúdo.
A persona ideal para um negócio é baseada em dados reais a respeito do comportamento de uma pessoa, suas características demográficas, motivações, gostos pessoais, objetivos e preocupações.
Ainda não sabe como definir a sua? Continue lendo para entender como funciona o processo de criação da persona.
No marketing tradicional Persona não é uma palavra tão conhecida, comumente, as pessoas usar o termo “público alvo” para desenvolver produtos, elaborar campanhas e criar os mecanismos de venda.
Porém, é importante salientar que persona não é a mesma coisa que público alvo, principalmente para o marketing digital.
O público alvo é na verdade uma parcela da sociedade, ou seja, um grupo pelo qual uma empresa direciona seus produtos ou serviços. A persona é a representação do seu cliente ideal de uma forma mais humanizada e personalizada.
Como pode se notar, não existem semelhanças, pois quando se usa a persona ideal, o objetivo é pensar em uma estratégia de marketing mais direcionada para um tipo de cliente específico e não para um grupo de pessoas de forma genérica.
Em muitos casos a empresa leva um tempo para descobrir a persona ou as personas (sim, é possível ter mais de uma) para cada produto ou funil de venda.
Para se ter uma ideia, o tempo para encontrá-la pode oscilar de segmento para segmento, mas em média podemos projetar um período médio de 90 dias, para posteriormente começarmos um canal de relacionamento com a mesma.
Recomendamos você consultar este artigo para compreender melhor a diferenciação dos dois termos de forma mais detalhada: Público alvo e persona: O que é preciso saber?
Após definida a persona, é possível fazer uma segmentação mais aprofundada. Além disso, um negócio pode ter várias personas, uma para cada tipo de produto ou serviço, desde que haja foco.
Você quer evitar retrabalhos? Quer produzir projetos que alcancem mais resultados? Então já são dois motivos para você entender ainda mais sobre o que é persona e ter uma para sua empresa.
Ao criar uma persona, você saberá para quem desenvolver conteúdo, o que torna tudo mais fácil para o andamento do trabalho.
A ideia é que as pessoas se identifiquem com a persona e passem a ter um relacionamento mais próximo com a sua empresa.
E existem algumas razões do porquê o seu negócio precisa de uma persona ideal. Afinal é através destes perfis que será possível:
À partir do momento que a empresa compreende o comportamento e hábitos do consumidor, a comunicação entre empresa e cliente será muito mais humanizada e duradoura.
E para isso, é preciso já ter definida a sua(s) persona(as).
Bom, agora que você já sabe o porquê definir uma persona é importante para sua empresa e quais as razões para defini-la é hora de pôr a mão na massa.
A única forma de começar a criar a persona do seu negócio é reunindo informações sobre os clientes que você já possui, ou então pesquisando, caso ainda não tenha nenhum.
Para te ajudar nessa missão, separamos alguns pontos importantes para que você possa avaliar.
Além dos dados básicos como idade, gênero, onde vive, profissão, reúna também dados mais amplos como hábitos da família, gostos pessoais, etc, para criar um perfil de um cliente ideal:
Se a sua empresa já possui clientes, observe quem são os mais ativos nas redes sociais ou em outros canais como telefone e e-mail.
Digamos que o seu cliente seja pessoa jurídica. Nesse caso é preciso ainda se perguntar qual é o cargo da pessoa que toma as decisões de compra e o tipo da empresa?
Através desses dados, você já pode dar início a criação da persona ideal.
Uma ideia interessante é que você descreva essa persona como ela fosse alguém que você realmente conhecesse. Para facilitar sua visualização, veja o exemplo a seguir de uma possível persona para o seu negócio.
Logo em seguida, mostraremos como identificar os pontos para traçar sua estratégias de marketing para ela:
Vamos a um exemplo prático de consumidor:
“Ana Júlia tem 35 anos, formada em Estética e recém montou sua clínica na sua cidade. É casada, tem 2 filhos entre 7 e 9 anos e ama viajar com a família mais de 3 vezes por ano. Por isso, ela sempre está em busca de agências de viagens que oferecem promoções nos pacotes de passeios em família para diversos destinos. No entanto, devido a idade escolar das crianças, ela precisa de soluções personalizadas para as datas que todos podem viajar”.
Neste caso sua empresa poderia ajudar Ana, oferecendo ofertas e pacotes de viagens personalizados com datas fora de época e informações úteis para que ela possa programar de forma adequada a viagem dos sonhos com sua família.
Aqui poderiam ser realizados anúncios divulgando pacote de férias em família, postagens nas redes sociais, e-mail marketing com as melhores datas, informações para planejamento de viagens e muito mais.
Vamos a outro exemplo?
Como ficaria a criação da persona ideal para uma empresa B2B, ou seja que atende pessoas jurídicas (empresas)?
“José Carlos tem 40 anos, casado e sem filhos, é gerente de compras em uma indústria de plástico, trabalha a 10 anos na empresa, literalmente focado no trabalho e vive buscando novidades no mercado para modernizar os processos na empresa, porém, o seu dia é bastante corrido e ele não tem muito tempo sobrando”.
Aqui, sua empresa já poderia estudar formas de oferecer conteúdos práticos com soluções rápidas em logística para ajudar o José Carlos a melhor a sua produção.
Imagine toda a sua estratégia voltada para o seu cliente ideal? Esforços feitos com muito mais direcionamento, pois você sabe que está falando com quem realmente precisa da sua solução!
Depois desse processo, a sua empresa poderá se comunicar de forma mais efetiva com os potenciais clientes. Mediante a isso, é só criar uma estratégia de relacionamento com eles.
Uma assessoria de marketing digital especializada pode ajudar a analisar os dados e principalmente, elaborar um plano para criação de conteúdo e divulgação nos principais veículos online para então, atraí-los para o seu negócio.
Confira nosso vídeo sobre este assunto:
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