Com um conceito muito inovador, o Tábula chegou em Americana para revolucionar o cenário gastronômico da cidade e também da região. O objetivo do restaurante é levar uma verdadeira experiência gastronômica para os clientes.
Carlos Santichio e Adriano Geléia são os dois nomes que estão por trás do Tábula e que trouxeram essas inovações após percorrerem o mundo atrás das novas tendências.
Os métodos também são muito inovadores e, até então, nunca vistos pelos moradores da região. Um exemplo é o Farm to Table, uma iniciativa que coloca alguns alimentos que comemos todos os dias de forma orgânica em nossa mesa que saem direto da fazenda dos proprietários.
O grande desafio foi lançar um restaurante no meio da pandemia.
O Tábula se propôs a começar do zero as suas plataformas digitais e também optou por realizar toda sua estratégia de lançamento online através das redes sociais.
Para isso, tínhamos que elaborar uma estratégia em 3 etapas: Pré-Lançamento, Estratégias Para Inauguração e Estratégia Pós-Inauguração.
Era necessário desenvolver e impulsionar as plataformas para chamar a atenção da pessoas para o lançamento do restaurante.
Então, para facilitar o entendimento dos nossos processos vamos separar cada uma das etapas e especificar nossas ações:
Começamos construindo uma base sólida de leads para o restaurante e também a atrair cada vez mais seguidores para as redes sociais, buscando desenvolver engajamento mesmo antes da inauguração. Foi criado uma página no Instagram apenas com fotos dos pratos que seriam oferecidos no dia a dia, sem citar o nome do restaurante, apenas para que o Instagram começasse a angariar novos seguidores.
Feito isso, como citamos, lançar um restaurante no meio da pandemia não é algo simples, por isso, começamos a gerar notícia para o Tábula usando o lockdown como pano de fundo através da criação de Landing Pages das fases do isolamento (Fase Vermelha, Laranja, Amarela…) e dentro dessas páginas gerar ainda mais expectativa para o lançamento.
Com isso, conseguimos mais de 1.000 leads através de ações de Inbound Marketing, e, desses leadl, 25% se tornaram clientes e foram até o Tábula já nas primeiras semanas de lançamento.
Dessa forma, quando publicamos o nome do Tábula nas redes, já tínhamos uma boa audiência para trabalhar o lançamento.
Outra ação muito relevante foi a construção de artigos sobre o Tábula que foram impulsionados nas redes sociais para que o público envolvido fosse cada vez maior e mais envolvido, eles foram disparados em sequência, um por semana, e ficaram “girando” nas redes durante um determinado período.
Esses impulsionamentos que citamos foram todos feitos através de ações geolocalizadas e multiplataformas (facebook, Instagram e Youtube).
Teasers e algumas prévias dos pratos também foram postadas nas redes sociais para causar curiosidade e despertar ainda mais a curiosidade dos seguidores.
Quando chegamos próximo do lançamento, algumas ações pontuais foram realizadas sempre com o objetivo de conseguir reservas para os três dias de inauguração.
A lista de leads que desenvolvemos começou a ser usada nesse momento através de conteúdos de escassez, sempre seguido por um CTA que levava o lead para uma página de reserva. A estratégia foi um sucesso, conseguimos preencher todas as reservas, inclusive com lista de espera.
No primeiro dia inauguração, enviamos uma equipe ao restaurante para criar conteúdo em tempo real nas redes sociais, através de fotos e vídeos. A criação de uma hashtag específica para o Tábula também foi uma ação que atraiu ainda mais atenção para a inauguração.
Começamos com ações perpétuas, ainda com o intuito de conseguir reservas, dessa vez para dias distintos.
Desenvolvemos, também, ações que chamamos de hunters digitais, que são ghosts posts (posts que são veiculados nas redes sociais, porém não aparecem na linha do tempo da página), que ficam veiculando permanentemente e impactando as pessoas envolvidas com a página, com isso, conseguimos gerar novas reservas para o Tábula todo os dias.
Uma comunicação mais estratégia passou a ser feita através da lista de e-mail, sempre com conteúdo relevante para os potenciais leads e também para aqueles que já haviam se tornados clientes.
Após o lançamento, o Tábula começou a oferecer eventos e workshops, que a R.Samurai ficou responsável pela divulgação e, até o momento que estamos produzindo esse case, todos os eventos estiveram lotados.
Você pode acompanhar o Tábula através do site oficial tabularestaurante.com.br e também pelo Facebook e Instagram