A Fyne é uma empresa de varejo do segmento de móveis e decorações, que conta atualmente com quatro lojas na cidade de Americana-SP, e mais um e commerce.
Em 2012, o casal Alfredo Viana e Sandra Diniz, resolveram concretizar o sonho de ter sua própria loja de móveis e decoração, uma vez que Sandra já trabalhava na área e tinha muita experiência como representante comercial de indústrias moveleiras. Foi assim que surgiu a Fyne, uma pequena loja de móveis e decorações, situada em uma rua pouco movimentada em um bairro residencial da cidade de Americana.
Apesar de ser uma loja de bairro, que utilizava a estrutura de uma antiga casa, portanto pequena para os padrões do setor de móveis, a loja possuía uma atmosfera diferenciada, com produtos escolhidos a dedo, contendo móveis e artigos de decoração, expostos com muito charme, elegância e atitude, o que fazia da visita à loja uma verdadeira experiência, encantando todos os visitantes e clientes.
Apesar da loja ser simplesmente fantástica, encantando e superando as expectativas dos seus visitantes, poucas pessoas conheciam a empresa. Esse problema também era agravado por causa da sua localização, já que a loja ficava no meio de um quarteirão com pouco fluxo de pessoas, em um bairro residencial.
Em virtude disso, a loja tinha dificuldade em alavancar as vendas, e os poucos clientes que visitavam a loja eram aqueles que, por uma questão de sorte ou acaso, haviam descoberto a existência da Fyne. Estes clientes, muitas vezes faziam a divulgação boca-a-boca, relatando a excelente experiência que a loja oferecia, no entanto, o fluxo de pessoas era muito pequeno para sustentar a empresa.
A Fyne já possuía uma página no Facebook, porém contendo apenas anúncios e ofertas promocionais. Além disso, a página tinha pouca interação e quase não havia conteúdos.
Em parceria com a RSamurai, foi feita toda a estruturação da Zona de Engajamento da Fyne, estruturando sua presença nas mais variadas plataformas digitais, como Facebook, Instagram, desenvolvimento de site, Blog e estruturação de um sistema de automação de marketing, com foco em qualificação de leads e criação de lista.
Juntamente com a estruturação da zona de engajamento, foi iniciado um treinamento com a equipe para o desenvolvimento de conteúdo e ações de guerrilha, focando em comunicação de impacto para atrair clientes e gerar engajamento com o público.
A equipe que antes não participava ativamente das ações nas redes sociais tiveram um protagonismo nas ações, possibilitando desenvolver relacionamentos online com o aumento da empatia e com a criação de autoridade no setor de móveis e decorações.
Com a criação de um blog de decoração e formatos específicos para a divulgação de conteúdos na internet, a loja começou a se diferenciar como autoridade em móveis e decoração, atraindo clientes e entusiastas que começaram a seguir a empresa como uma provedora de informações sobre decoração e design de interiores.
Além dos conteúdos no formato de texto, também foram incorporados conteúdos em formato de vídeos, com especialistas falando sobre dicas de decoração e design, e buscando resolver as principais dúvidas dos clientes.
Para atrair leads qualificados, foi implementado o desenvolvimento de conteúdos baseados nas mais variadas personas e soluções oferecidas pela empresa.
O resultado foi simplesmente surpreendente! Mesmo sendo uma pequena loja de bairro em uma cidade com um pouco mais de 200 mil habitantes, pessoas vinham de toda a região para conhecer a loja que conseguiu atrair milhares de seguidores engajados em sua plataforma digital, atingindo em alguns meses mais de três milhões de pessoas conectadas na plataforma, com centenas de milhares de seguidores diretos.
Além de vender para pessoas da região, e por possuir uma presença digital forte e estruturada, a Fyne também passou a atender clientes de várias localidades do Brasil, vendendo através da internet e do Whatsapp, mesmo sem possuir um e-commerce.
Toda essa potência digital também foi refletida em aumento das vendas, fazendo com que a Fyne abrisse uma das maiores lojas de móveis no único shopping de Americana. Além da loja no shopping, a Fyne também abriu uma loja especializada em colchões e outra loja com mais de 400 m² com foco em Outlet.
A empresa agora conta com um e-commerce e estruturou um sistema de automação de automação de marketing de última geração, aumentando sua oferta de materiais ricos e conteúdo como ebooks e vídeos de dicas.
Além disso, foi criado um sistema para geração de leads a partir das redes sociais com a implementação de um sistema de CRM, para a qualificação e acompanhamento desse cliente virtual até o momento da venda. Para isso, além das ações estruturais e tecnológicas, toda a equipe foi treinada e preparada para executar as ações.
Para mais informações, acesse: fyne.com.br