A Distema Decorações surgiu no ano de 1990, como uma distribuidora de tecidos para atender tapeçarias e lojas de tecidos da cidade de Americana e toda a sua região.
Com o passar dos anos a empresa cresceu, e em 2016, sua sócia Ana Paula Goos Ienne, percebeu que era a hora da empresa abrir sua unidade de varejo, com foco no cliente final e profissionais de decoração, como designer de interiores, arquitetos e entre outros, trabalhando com tecidos, papéis de parede e artigos para decoração.
A loja é uma referência no mercado, possuindo em seu portfólio mais de 4 mil modelos de papel de parede, mais de 2 mil modelos de tecidos para decoração tendo realizados mais de mil projetos.
Com presença digital consolidada e uma forte ação nas redes sociais com foco em conteúdo e informação, a Distema vinha em franco crescimento. Porém, com a implementação da quarentena pelo governo durante a crise do Covid-19, a unidade de varejo teve que fechar as portas por mais de 60 dias.
A empresa já possuía uma forte presença digital, com bastante engajamento e produção de conteúdo, fruto da parceria com a R. Samurai por mais de três anos. Porém era necessário criar canais de atendimento para poder gerar demanda dentro da plataforma digital e estruturar novas formas de atendimento, juntamente com o treinamento da equipe para esse tipo de demanda.
Dessa forma, foi iniciada uma ação de Transformação Digital, com a utilização das redes sociais para geração de leads qualificados, e desenvolvendo formas de atendimento através do WhatsApp e direct do Instagram.
Foram criadas campanhas de impacto com foco na ação do cliente, utilizando gatilhos de venda para que o cliente entrasse em contato para pedir um orçamento ou simplesmente tirar uma dúvida. Além disso, para os dias das mães foi criada uma campanha com a participação direta das mamães clientes da Distema, que foi responsável por um grande engajamento neste período, com as mamães ainda na quarentena.
Além da comunicação direta e de impacto, a produção de conteúdo potencializada, com o desenvolvimento de artigos para o Blog contendo assuntos relevantes para o público-alvo da empresa, e posts de conteúdo para as redes sociais.
Foi criado um calendário de Lives temáticas com profissionais de decoração e design, para aumentar a percepção de valor frente à audiência digital da empresa. As lives foram um sucesso, e passaram a integram a matriz de conteúdo da empresa.
Foi estruturado um sistema de captura de WhatsApp dentro do site para clientes que desejavam tirar dúvidas ou pedir um orçamento. Assim que o cliente enviava uma mensagem, automaticamente ele era incluso a um sistema de nutrição de conteúdo, para a construção de relacionamento.
Foi desenvolvido um ebook específico para a captura de leads interessados em ter o “Quarto dos Sonhos”, persona ideal do cliente da Distema, além disso, foi enviado campanhas e ofertas exclusivas para os leads que baixaram o material.
Foram feitas ações para aumentar as visitas dentro do site com o objetivo de transformar os visitantes em leads e os leads em clientes, aumentando o fluxo de visitantes qualificados mais conscientes e abertos ao atendimento digital.
Durante a quarentena, tivemos mais de um milhão de pessoas impactadas nas redes sociais, com alto índice de engajamento.
O resultado não poderia ser mais promissor, com um aumento expressivo das vendas, mesmo com as portas fechadas e sem ter um e-commerce, focado apenas no atendimento online com os leads gerados através do engajamento na plataforma digital.
Saiba mais em distema.com.br