Você empresa, sabe quem é seu público-alvo ou como defini-lo?
Essa é uma das grandes dificuldades de toda a empresa, não saber quem é o público-alvo, onde ele está e quem é.
Sabemos que o caminho das pedras pode ser muito difícil, porém, existe um caminho e podemos persegui-lo.
Mas o que é público-alvo ou persona, como chamamos nos ambientes digitais?
Para quem não sabe o que é, Persona nada mais é que uma representação fictícia criada com o objetivo de definir em uma “pessoa”.
Em muitos casos a empresa leva um tempo para descobrir a persona ou as personas para cada produto ou funil de venda.
Para se ter uma ideia, o tempo para encontrá-la pode oscilar de segmento para segmento, mas em média podemos projetar um período médio de 90 dias, para posteriormente começarmos um canal de relacionamento com a(o) mesma(o).
Durante esse caminho de testes e avaliações, a empresa pode se perguntar, devo conhecer meu público-alvo antes de desenvolver o produto/serviço ou desenvolver as personas durante o processo?
Vamos lá!
Para definirmos a persona, devemos passar por algumas etapas:
Pergunte ao seu público-alvo quais são as expectativas, o que ele precisar e como seu produto ou serviço vai sanar o problema > dor e desejo ;).
Diferente das pesquisas dos anos 90 que eram morosas e onerosas, hoje podemos utilizar plataformas sociais para esse levantamento, como Fanpage, Grupo do FB ou mesmo post chamando para ação.
O bacana do digital é que possamos fazer testes rápidos e curtos. Talvez você não tenha a mesma previsão dos grandes estudos de mercado, porém, vai permitir que você erre menos. Lembre-se, no empreendedorismo são mais erros do que acerto (mas ninguém fala rs).
Organize um conjunto de características que vai compor seu produto ou serviço. Definido, como próximo passo você vai oferecer e definir quais problemas* serão sanados pela sua oferta.
*Estes podem ser problemas reais ou supostamente definidos em sua entrevista.
Delimitar e saber quais os perfis “funis” de vendas você vai atender.
Exemplo: jovens, adultos, idosos, motociclistas, PJ ou PF, dentre outros. Importante saber quem é seu público principal e quais serão os secundários. Neste momento, aguce seu lado empático.
Embora seja uma construção que possa parecer difícil até encontrarmos o cume, uma vez lá, prepare-se para curtir a brisa, o sucesso é inevitável.
Sendo assim, neste novo contexto digital, podemos utilizar todo esse ferramental para sermos mais assertivos na busca pela sua persona.
Como diriam os bons e velhos sábios, o aprendizado está em ouvir mais e falar menos:
OBSERVE,
ESCUTE, e
APRENDA.
Dica de ouro: Interaja com diferentes públicos, gere uma pequena audiência e extraia tudo desse aprendizado. Quanto melhor você entender as pessoas, mais próximo estará e mais chances criará uma boa oferta, um bom produto ou um bom serviço.
Esse exercício por mais que pareça banal, não é!
Você terá insights para corrigir a rota ou mesmo “trocar o pneu com o carro andando”.
Aproveite desse feedback para evoluir!
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