O Youtube é a principal plataforma de hospedagem de vídeos no mundo e a segunda rede social mais acessada no Brasil – atrás apenas do Facebook. Com 15 anos de história, o serviço de streaming do Google vem ganhando, a cada dia, mais espaço e atualmente concorre diretamente com a televisão.
Nos dias de hoje as pessoas não perdem mais tempo aguardando seu programa favorito. Por isso, as plataformas de vídeo por demanda tendem a crescer cada vez mais.
Um canal no YouTube ajuda na divulgação da marca, melhora o relacionamento com o cliente, informa, entretém e traz uma série de oportunidades de negócios. Mesmo com esse cenário promissor, muitos empreendedores não investem em criar um canal no Youtube para potencializar seus planos de marketing digital.
Manter um canal no Youtube demonstra que sua empresa está em sintonia com a realidade do mercado atual. Uma presença digital eficiente exige que seu negócios esteja em todas as plataformas e redes sociais, afinal, estando conectado em mais de um canal digital, você pode ser conhecido cada vez mais por mais pessoas.
Ter um canal no Youtube, além de diversificar sua forma de se comunicar na internet e ajudar a divulgar sua marca, aproxima o relacionamento com seu cliente. Através de ferramentas próprias, é possível conhecer melhor o seu público e promover conteúdos mais voltados aos desejos destes.
Além disso é possível interagir por meio de comentários, chats e “likes”, humanizando a relação cliente-empresa.
Assim como uma pesquisa Google, a pesquisa no Youtube funciona por meio de palavras-chaves. Assim, mesmo que as pessoas não conheçam sua empresa ou seus produtos, você pode ser facilmente encontrado no Youtube se publicar vídeos com conteúdo relevante.
O próprio Youtube sugere vídeos relacionados ao perfil do usuário, permitindo que pequenas organizações tenham seu conteúdo sugerido para milhões de pessoas de acordo com palavras-chave e tags.
Ter um canal no Youtube também permite à sua empresa ser reconhecida como autoridade no seu nicho de mercado. Quando você fala com segurança sobre determinado assunto, você conquista a confiança das pessoas. Assim, se torna referência e, sempre que tiverem dúvidas, as pessoas irão procurar seu canal.
O Youtube é uma ótima ferramentas para se publicar o que quiser, desde dicas rápidas até tutoriais mais extensos. Além de ser gratuito, não há limite de tempo para seus vídeos, podendo se estender de acordo com a mensagem que está se querendo transmitir.
É importante que, ao criar um canal no Youtube, ele seja atualizado com frequência. Faça pelo menos um vídeo por semana. E o mais importante: este vídeo precisa ter conteúdo! O Youtube é uma ótima ferramenta de inbound marketing e, por isso, os vídeos corporativos devem oferecer algo a mais para o usuário que a apresentação de um produto.
A verdade é que os conteúdos em vídeo têm mais poder de conexão com o público, além de eternizarem a mensagem que você quer passar. Além de engajar e entreter mais do que os outros formatos de conteúdo, os vídeos têm uma vida mais longa.
Enquanto, por exemplo, um post no Facebook chega na metade do seu alcance 30 minutos após ser publicado, a maioria das visualizações no Youtube são conquistados após três semanas da postagem do vídeo. E se seu conteúdo for atemporal, este número continuará crescendo.
O YouTube pode auxiliar em várias áreas da empresa. Quando a estratégia é montada para impulsionar as vendas, por exemplo, as marcas conseguem recuperar o investimento feito no vídeo, como também gerar lucro. O resultado do esforço de produção são clientes ainda mais fiéis.
É importante reforçar que é preciso desenvolver materiais interativos, com conteúdos relevantes e, claro, que atendam as necessidades dos consumidores. Somente desta forma sua empresa estará pronta para competir de igual para igual com os gigantes do mercado.
Para uma organização, o tipo mais comum de vídeo que pode ser produzido para o Youtube é o tutorial. São vídeos explicativos sobre algum produto da empresa ou algo que possa ser feito com ele. Por exemplo: se sua empresa vende resistência de chuveiro, você pode fazer um vídeo ensinando a trocar a resistência.
Outra categoria relevante é o unboxing. É uma das melhores formas de apresentar um produto, pois você mostra para o usuário o item desde o momento em que ele é retirado da caixa até o uso em sua finalidade.
Um formato bem interessante e que atrai basta público é o de perguntas e respostas. Nele, você pode apresentar um produto ou serviço por meio de dúvidas mais comuns sendo esclarecidas por especialistas em forma de tópicos. Estas perguntas podem ser preparadas por sua equipe ou mesmo recebidos por meio de um canal de relacionamento com o cliente.
Foque, também, na exclusividade. Produza vídeos que serão somente publicados no Youtube. Você poderá compartilha-los por WhatsApp, e-mail ou Facebook, mas o conteúdo estará disponível somente em uma plataforma. Isso “força” o usuário a conhecer este seu canal digital.
O Youtube pode e deve ser integrado a outras mídias. Incluir um link para seu canal no seu site institucional ou blog é apenas uma das formas de divulga-lo. Vídeos podem ser incorporados em páginas e publicações, além de serem compartilhados no WhatsApp e Facebook.
É válido, também, colocar na descrição dos vídeos os links do site da empresa e dos perfis em outras plataformas.
Os diferentes recursos de comunicação são parte de uma mesma estratégia digital. É importante explorar as particularidades que cada meio oferece, porém sem perder a visão do todo. No caso dos vídeos, a vantagem está no uso da imagem e do som.
Há muito tempo, as grandes companhias já entenderam o poder de uma boa história. Hoje, as marcas estão se aproveitando cada vez mais das possibilidades que se abrem com o avanço da tecnologia. Vídeos institucionais, curta-metragens e animações são alguns conteúdos antes exibidos somente nos comerciais de TV e que hoje movimentam os perfis sociais de grandes negócios.
A multinacional Coca-Cola é uma das empresas que mais investem em vídeos no mundo. Ela é responsável, inclusive, por inaugurar diversos conceitos de vídeo-marketing, como a lógica de imagem indireta, em que o foco da propaganda não é o produto, mas a conectividade direta com o consumidor.
A marca de cosméticos O Boticário ficou famosa, nos últimos anos, por investir em campanhas inclusivas e com foco no respeito à diversidade. Seus vídeos costumam ter uma produção impecável e utilizam-se bastante do recurso de storytelling.
Nomes como Ambev, Nike e Toyota também viram o engajamento crescer significativamente após investirem em vídeos exclusivos para a internet.
Agora é a sua vez. Comece fazendo um bom planejamento: defina a identidade da empresa e como ela será transmitida, qual é o público-alvo, quais as possibilidades e os limites de produção de conteúdo, e o cronograma de produção e publicação.
Feito isso, capriche no conteúdo e na qualidade de vídeo e áudio e comece a produzir!
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