Para quem ainda está por fora do assunto e quer saber todas as tendências do marketing digital, que é o conjunto de estratégias aplicadas para a internet, em redes sociais, buscadores, sites, etc., que são adotadas por uma empresa com o objetivo de criar relacionamentos com clientes, estabelecer negócios e construir a identidade de uma marca, acompanhe este artigo!
Os negócios físicos ou digitais estão em constante inovação para conseguirem atrair mais pessoas e, assim, vender mais. Então, todos os que trabalham com Marketing Digital devem estar atentos às novidades para continuar obtendo resultados, independentemente de qualquer mudança nas redes sociais ou algoritmos.
Devido ao período de pandemia em 2020 e 2021, os hábitos de consumo mudaram de modo tão rápido e drástico que até pessoas com mais de 55 anos, que antes não se davam muito bem com tecnologia, passaram a acompanhar as redes sociais de lojas físicas e, a partir disso, comparar preços de produtos em sites de vendas on-line antes de decidir de fato comprar algo.
Se há alguns anos atrás as empresas investiam uma maior quantidade nos meios tradicionais, como jornal, rádio e outdoor, hoje o cenário se inverteu. Atualmente, a grande parte dos pequenos e médios anunciantes estão direcionando uma maior parcela da sua verba de marketing para os meios digitais.
Com isso, uma das maneiras de se preparar para continuar relevante no ambiente on-line é estudar com antecipação as novas tendências do Marketing Digital e, assim, conseguir fazer um bom planejamento de trabalho para o próximo ano. Dito isso, também é preciso direcionar melhor seus clientes para que obtenha bons resultados com as novas possibilidades que estão surgindo.
E neste mercado que evolui a passos largos, separamos algumas das tendências que dominarão as ações de marketing digital, confira:
Segundo o estudo “Inside Video”, 99% das pessoas usam a Internet para consumir vídeos, seja em dispositivos móveis, computadores ou televisores. Dessa porcentagem, 72% preferem assistir nas redes sociais.
Junto ao aumento no consumo de vídeos, foi também percebido a diminuição do tempo de retenção no vídeo, ou seja, o tempo que uma pessoa passa assistindo foi reduzido. A maioria dos vídeos postados nas redes sociais tem até, no máximo, 2 minutos de duração, isso se deve ao sucesso dos vídeos curtos, que mudaram o modo como as pessoas assistem vídeos em redes sociais.
Os vídeos curtos começaram como vídeos de humor ou danças dos usuários no Tik Tok, que cresceu muito e, atualmente, é uma das redes com mais usuários ativos. O formato de vídeo revolucionou o modo como se consome vídeos na Internet.
Após o Tik Tok conseguir muitos usuários, o Instagram desenvolveu uma aba com recursos parecidos e o mesmo formato de vídeo, chamada de “Reels”. O Youtube também não ficou de fora e lançou a sua aba “Shorts”, com formato de vídeo e recursos iguais ao Tik Tok.
Os usuários mais novos de redes sociais começaram a consumir apenas este formato de vídeo mais rápido, no qual a maioria deles não passa de 1 minuto. No Tik tok e Reels do Instagram, é possível postar vídeos com uma duração maior, de 10 a 15 minutos, mas não fazem tanto sucesso quanto os vídeos que têm até um 1 minuto e meio. Já no Youtube, os vídeos que ultrapassam o tempo dos Shorts é postado como um vídeo comum no canal do usuário.
Os vídeos curtos continuarão a ser uma tendência do Marketing Digital em 2023, este formato é mais fácil de ser entendido, geralmente traz um conteúdo mais leve para que o usuário da rede social possa absorver rápido e deixar uma interação, seja curtida, comentário, compartilhar ou salvar o vídeo.
Os usuários se acostumaram com os vídeos curtos, e muitos anunciantes têm explorado também os anúncios em vídeos com 5 a 10 segundos falando de forma bem sucinta os benefícios de seus produtos ou serviços e, assim, conseguem gerar uma venda, cadastro e, até mesmo, direcionar para outro vídeo ou site.
Outro fator a favor dos vídeos curtos é que o algoritmo das redes Youtube, Tik Tok e Instagram têm uma ótima distribuição para estes formatos. Eles também são mais fáceis de produzir, não exigem muito equipamento, pois um smartphone já é suficiente.
A grande sacada dos vídeos e vídeos curtos é que qualquer pessoa com um bom smartphone pode produzir bons conteúdos em vídeo e assim aumentar o engajamento das suas ações. Claro que em determinados momentos você pode (e deve) contratar uma produtora, porém, para vídeos do cotidiano que vão passar um recado ou dar uma dica sobre seu negócio, um smartphone na mão e uma ideia na cabeça já bastam.
Quando fizer um post contando alguma novidade da sua empresa, ou mesmo passando uma dica, experimente gravar um vídeo e surpreenda-se com o resultado.
Com o surgimento dos vídeos curtos e seu sucesso, as pessoas têm tido cada vez menos atenção a mensagens e vídeos longos e, por isso, estão preferindo as mensagens que são mais diretas, sem muita enrolação.
Então, o novo desafio dos profissionais de Marketing Digital é conseguir transmitir a mensagem em poucas linhas ou em vídeos mais curtos para que as pessoas entendam rapidamente, já que a atenção não dura muito.
Se não leva jeito para escrever as mensagens mais curtas, comece a ler alguns textos mais sucintos e diretos, também assista vídeos curtos para compreender como são feitos e, assim, conseguir modelar para a sua necessidade.
Muita gente nestes últimos anos já ouviu falar ao menos uma vez sobre marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que usa o conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público (1), ou seja, é a venda que não é venda.
Através da criação de conteúdo, como dicas, sacadas, tutoriais, e entre outras informações uma empresa atrai o possível comprador que é atraído pela informação, e assim passa a conhecer a empresa, seu negócio e propósito.
Esta forma de se fazer marketing terá ainda mais destaque neste ano, pois ao invés de simplesmente fazer uma oferta do seu produto ou serviço, você busca oferecer valor e uma conexão com seu possível cliente.
Você empresário talvez já tenha tido a experiência de fazer um post bem simples, utilizando uma foto ou vídeo feito com seu telefone, e esse conteúdo gerar mais reações, como curtidas e comentários, do que aquele feito por sua agência (trabalhado e diagramado).
Esse é um fenômeno que está acontecendo na internet, principalmente nas redes sociais, onde as pessoas não querem consumir mais conteúdos fakes, plásticos, sintéticos, mas sim conteúdos realistas, que mostram a vida como ela é, o cotidiano, a verdade, sem maquiagem.
Saber registrar o cotidiano, contar uma boa história e interagir com sua audiência de maneira verdadeira e realista, é uma das grandes tendências do marketing digital.
Durante vários anos quem trabalhava com marketing digital vivia em uma realidade simplesmente diferenciada, onde o alcance orgânico das ações, isso é, sem a necessidade de investimento, era a realidade.
Mas essa realidade mudou. E muito! Apesar de algumas redes sociais terem uma entrega bacana, ao investir em gestão de tráfego o alcance do seu conteúdo pode ir muito além e de forma personalizada, chegando apenas aos seus clientes ideais e personas foco.
Comparado a mídia tradicional, o marketing digital ainda é mais barato, além disso, a compra de tráfego tem vantagens por estarmos no controle da situação, podendo fazer uma definição melhor de público e concentrando suas ações em nichos específicos de interesse, potencializando as ações, e também oferece acesso a métricas que são extremamente importantes para analisar resultados e projetar cenários futuros.
Se você já trabalha com estratégias de marketing digital você já sabe que construir uma audiência, ou seja, atrair e conectar pessoas ao seu negócio não é uma tarefa das mais simples. É necessário muito investimento e trabalho para conseguir resultados nem sempre expressivos.
Muitas empresas acreditam que para ter sucesso na internet basta criar uma fanpage, criar uma conta no Insta ou abrir um canal no Youtube e pronto a mágica acontece sozinha. Mas a realidade é outra, e os desafios para se construir uma audiência sólida são vencidos no dia-a-dia, com resiliência e regularidade nas ações.
O Marketing dos influenciadores já funciona muito bem há alguns anos, e este mercado só tem crescido junto com redes sociais mais novas.
As empresas estão à procura de influenciadores para criarem conteúdo sobre seus produtos e serviços. Estávamos acostumados a ver estas parcerias só com influenciadores grandes, com milhares de seguidores, mas atualmente as empresas já não têm sua atenção voltada somente a estas pessoas, os pequenos influenciadores estão ganhando bastante destaque e sendo mais procurados.
Influenciadores foram muito procurados em 2022 e esta procura não diminuiu conforme o ano foi passando, então é certo que será uma tendência do Marketing Digital em 2023.
A aposta é nos “micro influenciadores” ou influenciadores locais para fazer trabalho de promoção de alguma empresa, pois geralmente têm um público bem fiel que, provavelmente, irão se interessar pelo que o influenciador promove. Além de também serem parcerias mais baratas.
Aqui, o cliente não é apenas quem compra um produto físico, digital ou consultas, mentorias, e outras coisas. Ele é também o consumidor de conteúdo das redes sociais, e os algoritmos estão sempre priorizando uma entrega mais personalizada de vídeos e imagens de acordo com o que as pessoas já consomem nas plataformas, a fim de gerar uma experiência que mantenha o cliente cada vez mais tempo nas redes.
Um bom exemplo de foco na experiência do cliente são os mecanismos de otimização de busca (SEO) que, cada vez mais, estão focados em fornecer o conteúdo mais adequado possível ao usuário. Ao focar sua criação de conteúdo nisso, conseguirá atender a esta tendência do Marketing Digital com sucesso e fazer o algoritmo trabalhar a seu favor.
O Metaverso é algo muito novo e ainda tem muito a ser explorado. Nele é possível criar várias experiências virtuais imersivas diferentes, desde jogos até encontros com amigos e, também, ver performances de artistas.
Algumas empresas já atuam no Metaverso, como Nike, Vans, Banco do Brasil, Gucci, Stella Artois, entre outras.
Dentre as experiências imersivas possíveis, o cantor Justin Bieber fez uma performance dentro do Metaverso no dia 18 de novembro de 2021. Ele usou um equipamento especial que fazia seu avatar no Metaverso reproduzir com precisão os movimentos de dança que ele fazia num estúdio.
Quem entender do Metaverso, agora que está no início, pode se beneficiar muito dele no futuro, tanto produzindo conteúdo ou vendendo produtos, como também ensinando aos outros como conseguir se promover nele.
Então, você e a sua empresa estão prontos para começar 2023 alavancando seus resultados através do meio digital?
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