Garantir um bom posicionamento nas pesquisas do Google, melhorar a integração com redes sociais e otimizar a experiência do usuário são alguns dos motivos que fazem o site responsivo ser essencial para os seus resultados. Portanto, se seu site ainda não é responsivo, você está perdendo dinheiro.
O site não responsivo é aquele desenvolvido para ser exibido apenas em computadores de mesa (desktops e notebooks). Geralmente são sites mais antigos, que não se adaptam a dispositivos móveis, como celulares e tablets.
O site mobile é uma adaptação do site não responsivo para celulares. Em geral ele é acessado por uma URL própria. A diferença em relação ao responsivo é que o mobile é uma versão paralela ao original, e na maioria das vezes traz um conteúdo mais enxuto.
O site responsivo, por sua vez, é aquele que se adapta a qualquer tamanho de tela. Ele também ajusta dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos para não ficarem desproporcionais, de acordo com o dispositivo que você está utilizando.
Pesquisa de janeiro de 2020 mostra que o celular é o principal meio de acesso à internet. Mais de 55% dos brasileiros navegam pela web por smartphones ou tablets. Ou seja, se você possui visitantes que acessam seu site tanto pelo desktop quanto pelos dispositivos móveis, não faz sentido manter um site apenas para computadores.
Conheça algumas razões para ter um site responsivo:
Acessar um site adaptado ao dispositivo é essencial. Fazer com que o usuário possa navegar pela mesma URL em um celular ou desktop melhora muito a experiência e faz com que ele continue a navegar pelo seu site, aumentando a taxa de conversão.
Já quando um usuário acessa sua página via dispositivo móvel e não encontra o que procura, há muito mais chances de ele desistir e partir para outro site. E, muitas vezes, é o site do seu concorrente.
O design responsivo de sites usa a mesma URL e o mesmo HTML, independente do dispositivo que for usado para acessar a página. Essa configuração permite que a Google explore, indexe e gerencie o conteúdo do site de maneira mais fácil e eficiente.
Além disso, há anos o Google vem priorizando os sites responsivos, deixando as opções mobile e não responsivos na rabeira dos resultados. Portanto, ter um site responsivo melhora a qualidade do SEO e atrai mais visitantes.
Um site responsivo não precisa de um novo visual ou design feito especificamente para dispositivos móveis, pois ele se adapta de acordo com o tamanho da tela. Em outras palavras, a exibição de seu site irá permanecer inalterada, mesmo que ele seja acessado de vários tipos diferentes de dispositivos.
Com isso podemos refletir que, no futuro, à medida com que novos dispositivos estiverem sendo usados para navegação na web (TVs, celulares, relógios, consoles), seu site responsivo continuará bonito e moderno, independentemente do tamanho da tela ou do navegador utilizado.
Pesquisa de janeiro de 2020 mostra que 66% dos brasileiros utilizam redes sociais (hoje este número deve ser maior ainda). E, como já mencionamos, mais de 55% dos usuários de internet utilizam dispositivos móveis.
Portanto, se você utiliza as redes sociais para promover seus materiais, é muito importante que as páginas sejam responsivas. O usuário poderá estar navegando nas redes pelo smartphone quando visualizar seu link no feed de notícias.
O visitante de seu site também pode querer compartilhar um link rapidamente pelo WhatsApp, e o site responsivo é ideal. Além disso, aplicativos de celular (como o próprio Facebook) possuem navegador integrado que não irão carregar corretamente sites antigos.
Com o aumento no volume de acessos à internet via dispositivos mobile, o número de compras online feitas através desses dispositivos também segue a mesma tendência de crescimento.
Dados de uma pesquisa divulgada pelo portal E-Commerce Brasil mostram que 86% dos consumidores brasileiros conectados à internet realizaram ao menos uma compra em 2019, e desse total, 67% utilizaram o smartphone para concluir a compra.
Os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento e aumentou muito em 2020 desde o início da pandemia do novo coronavírus. Ter um site responsivo para um e-commerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas, aumentando suas taxas de conclusão de compras.
É importante ressaltar mais uma vez que é imprescindível que seu site consiga fornecer aos seus usuários móveis uma experiência agradável e fácil. Ter um site responsivo deixou de ser simplesmente um bom recurso; atualmente é uma necessidade e, consequentemente, irá provocar grandes impactos no crescimento do seu negócio. Portanto, se seu site não é responsivo, atualize-o agora!!
Confira também: 5 maneiras de vender B2B na internet