Remarketing no Google ADS
O principal objetivo do remarketing no Google é impactar novamente e mais de uma vez a mesma pessoa com os anúncios que o usuário vê após a primeira busca pelo produto ou serviço, uma determinada página visitada ou outro tipo de interação.
Cerca de 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita. Assim, o remarketing vem como uma possibilidade de continuar aparecendo para o cliente que ainda não converteu e enquanto ele não se decide pela compra, continua com ele em mente.
Qual a finalidade do remarketing no Google?
Quando o usuário entra no site, um cookie é armazenado em seu computador. Isso possibilita que o Google identifique e exiba posteriormente anúncios deste mesmo site em outros sites. Dessa forma, o usuário será impactado por novos anúncios durante algum tempo, para convencê-lo a fazer a comprar ou a ver novamente aquele produto/serviço.
O remarketing do Google Ads possui, basicamente, duas formas de ser exibido:
Rede de Display
A mais comum é na rede de display, onde seu anúncio é exibido em formato de banner dentro de outros sites e aplicativos para dispositivos móveis. Este recurso também pode ser exibido no Youtube (antes ou durante a exibição de vídeos).
Rede de Pesquisa
A outra opção de uso do remarketing é na rede de pesquisa do Google e de outros , onde os anúncios são exibidos na própria página de resultados. Isso inclui não só o buscador de páginas, mas também ferramentas como Google Maps, Google Shopping, Google Imagens e sites parceiros de pesquisa.
A vantagem do remarketing em relação a um anúncio convencional é que o público que vai receber o anúncio é mais engajado e, geralmente, já demonstrou algum interesse por sua marca ou produto que você vende.
Além disso, não é necessário que ele esteja fazendo uma nova busca pelo seu produto ou palavra-chave. O fato de ele ter visitado seu site, devidamente configurado, fará com que os seus anúncios continuem a aparecer de maneira “involuntária” para o usuário. Sendo assim, a chance de conversão é maior.
Mas por que
o meu visitante
não comprou de primeira?
É preciso entendermos que, assim como em lojas físicas, no e-commerce tem pessoas que estão ali “só dando uma olhadinha” e que a jornada de compra do cliente, como o próprio nome já diz, não consiste em entrar e comprar logo de cara, há 4 etapas que o visitante passa até a compra, confira:
Etapa 1:
Consciência, aprendizado e descoberta.
Acontece quando a pessoa começa a procurar sobre o assunto, sem necessariamente ter a intenção de comprar.
Etapa 2:
Reconhecimento do problema.
Aqui o visitante reconhece que tem um problema e que precisa de uma solução.
Etapa 3:
Consideração da solução
Acontece quando a pessoa já tem algum conhecimento e está cogitando a efetuação da compra (aqui pode entrar a comparação de preços, busca por recomendações etc).
Etapa 4:
Decisão de compra
Quando a pessoa decide por uma solução.
Assim, com um plano de remarketing bem estruturado, é possível alcançar usuários em diferentes etapas desse funil e levá-los para a etapa seguinte, até a decisão de compra.
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