A forma do consumidor comprar um produto ou contratar um serviço mudou completamente nos dias atuais.
Nos tempos de hoje, muito mais do que estabelecer uma proximidade com o seu público, criar uma verdadeira conexão é a melhor maneira de atrair e fidelizar os clientes.
Em questões de redes sociais e em épocas de alta interatividade, um bom relacionamento pode trazer um grande diferencial competitivo para sua empresa frente à concorrência. Afinal, todo mundo gosta de ser bem atendido, ser visto, ser único.
Mesmo sabendo disso, o que mais existem por aí, principalmente no meio digital, são empresas que ignoram isso completamente ou simplesmente, erram muito no relacionamento com seus clientes. Isso acontece especialmente quando o assunto é demora e falta de tato.
Para evitar que isso aconteça no seu negócio e você consiga manter um bom relacionamento em suas redes sociais. Confira dicas para se relacionar mais com seu público:
Basta navegar um pouco na internet que você pode perceber um pouco do comportamento da maioria dos consumidores. Perguntas similares são feitas a todo momento, como por exemplo:
” Aquele site é confiável?”, ” Aquele(a) profissional é de confiança?”.
Todas as pessoas querem checar essas informações antes de fechar qualquer negócio. A confiança é a base, ou seja, sem ela, não tem como conquistar um público
Uma forma de mostrar as pessoas se você e sua empresa são realmente confiáveis é se relacionando com eles, divulgando seu trabalho, gerando autoridade sobre o assunto, criando sua zona de engajamento e mantendo ativa, mostrando o quanto você entende e sabe o que está fazendo.
Desprender o seu tempo para falar com seu público ou passar alguma informação a eles, certamente vai mudar a visão deles sobre o seu negócio.
Inclusive, as pessoas se sente próximas quando acompanham alguém de perto e sabem suas opiniões à respeito de um determinado assunto. Isso gera conexão.
Em tempos de internet, se relacionar mais com o público, estar presente nos lugares virtuais onde ele mais frequenta, especialmente nas redes sociais, é essencial para criar uma base para seu relacionamento com o público.
Talvez, essa seja uma das dicas para se relacionar mais com seu público fáceis de seguir, até porque, se colocar no lugar do outro é a melhor maneira de entender o que ele precisa de fato.
Porém no mundo digital, você precisa ir um pouco mais além. Você não precisa apenas pensar como eles, mas também agir como eles e ainda, se sentir como eles.
Uma relação sem filtros é a melhor maneira do seu público compreender com quem eles estão falando e se essa pessoa realmente se importa ou deseja entender sua dores e problemas, poder contribuir para melhorar a vida do cliente, ir além das vendas. E isso é algo que poucos conseguem fazer.
Se coloque no lugar do seu público e se pergunte: se fosse eu do outro lado, o que eu gostaria de saber ou como eu prefiro ser atendido, qual o minha motivação/dor para comprar o que estou vendendo/oferecendo?
Entender as demanda dos clientes, exige mais atenção, todavia, o fato de ter essa paciência e atenção pode atraí-los rapidamente.
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Um dos erros de muitas empresas hoje em dia é justamente o de dificultar a vida do seu cliente quando na verdade deveriam facilitar.
Hoje, nós, você é o seu futuro clientes possuem vidas agitadas, corridas, com inúmeros problemas, não temos paciência para certas questões, queremos facilidade, praticidade e agilidade, então, porque a sua empresa ou serviço deveria oferecer algo justamente na linha contrária?
Não permita que ele fique nervoso a ponto de nunca mais voltar a fechar negócio com sua a empresa.
Os problemas acontecem, pode ser um produto quebrado, entrega demorada ou simplesmente, uma dúvida não respondida. Mas, o importante para o seu público, é como você vai resolver isso.
A empresa precisa mostrar uma ” boa conduta” para que esses clientes confiem nela novamente e volte a fazer negócio.
Portanto, diante de um problema, faça o possível para resolver rápidamente e fale com o cliente, seja por telefone, e-mail ou whatsapp, não importa o meio que você adotou como protocolo de conduta, se posicione!
Obviamente, que a sua empresa for grande, pode fazer isso através de um canal de relacionamento. É fundamental ter pessoas capacitadas exclusivamente para ” solucionar problemas”.
O objetivo é fazer com eles não se sintam deixados de lado e entendam que o ocorrido vai ser solucionado. Essa ação vai fazer com que o cliente confie cada vez mais no seu negócio, pois sabe que mesmo que ocorrer algo fora do normal, será resolvido.
Especialmente quando se trata de feedbacks, saiba que eles são os melhores indicadores de qualidade do seu negócio e melhor ainda, de conteúdos a serem abordados, se deve mudar de estratégias ou manter o caminho.
Valorize o posicionamento, mesmo que o feedback seja negativo, é fundamental para criar um relacionamento com seu cliente. Mostre a eles que têm interesse no que eles têm a dizer, mesmo que não seja somente elogios.
Interagir pode deixar claro de maneira transparente, que o objetivo é sempre focado na melhoria dos serviços ou produtos oferecidos.
Ouça, mas tenha atitude com relação a tudo o que foi apontado. Encare as críticas como algo construtivo para seu negócio e trabalhe para melhorar os pontos negativos apontados.
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Sugestões vindas de fora podem ser muito úteis para conquistar um público cada vez maior. Por exemplo: Quer lançar um produto novo, faça uma enquete para saber a opinião das pessoas que já te seguem.
Veja o que elas acreditam que precisa ser mudado na sua forma de atendimento, horários de atendimento, formas de pagamento, promoções e outros detalhes importantes.
Mas atenção, fazer isso precisa ser estrategicamente planejado de forma que você obtenha as respostas necessárias, mas é claro, sem entregar o ouro. Ou seja, praticar a famosa abordagem de ensinar a pescar, porém sem entregar o peixe.
Afinal o intuito é apenas sondar o interesse do público e não fazer com que sua empresa dê um tiro no próprio pé antes mesmo de começar a vender o produto/serviço planejado.
Essas são dicas para se relacionar mais com seu público e para que você possa aumentar ainda mais sua autoridade como negócio. Muitas empresas com visão já estão aplicando estas e muitas outras, e os resultados são realmente muito positivos.
O que você acha de tentar?
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