As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. No mundo, há mais de 4 bilhões de usuários de mídia social ativos, que passam, em média, duas horas e meia nas redes sociais todos os dias.
Quem tem um pequeno negócio, muitas vezes se pergunta se deve investir em redes sociais. Os números acima comprovam que sim; independentemente do porte da empresa, ter uma presença digital nos dias de hoje é imprescindível não só para alcançar novos mercados, mas como para manter os clientes existentes, tendo em vista que a cada dia as pessoas estão mais conectadas.
Confira oito dicas sobre como colocar e manter um pequeno negócio nas redes sociais.
Como tudo na vida, colocar seu pequeno negócio nas redes sociais requer planejamento. Sem um plano, você não tem um objetivo claro para o que está tentando alcançar. Isso significa que não há como saber se você está obtendo retorno desse investimento.
Entenda que investimento é tudo aquilo que você utiliza para fazer uma publicação: tempo, equipamentos, produção de peças. Ainda que suas publicações não sejam impulsionadas, para marcar presença nas redes sociais é preciso profissionalismo e coerência no conteúdo.
Pesquise a concorrência. Verifique outras empresas do seu ramo de atividade e veja como elas usando as mídias sociais e o quanto isso pode servir de referência para o seu negócio. Inspire-se em negócios de sucesso!
Crie um calendário de publicações e siga uma periodicidade pré-definida. Uma das maneiras de criar autoridade da marca é mostrar para seus seguidores que suas redes sociais estão sempre atualizadas.
Decida quais são as plataformas certas para você. Quando falamos em redes sociais a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, é a rede social mais famosa e com maior número de usuários.
Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram está em franco crescimento e possui um nível de engajamento fortíssimo. O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. O YouTube é uma excelente plataforma para ganhar popularidade por meio de vídeos.
Avalie onde seu público deve estar e invista em conteúdo para essas plataformas. Talvez seja interessante estar presente em mais que uma delas, considerando que os usuários de internet são bem diversificados. Criar uma página no Facebook e um perfil empresarial no Instagram são os primeiros passos para seu pequeno negócio começar a crescer nas redes sociais.
Um dos principais benefícios do marketing de mídia social para pequenas empresas é que ele permite que você fale diretamente com clientes e seguidores. Você é capaz de construir relacionamentos, se aproximando das pessoas que se interessam por suas publicações.
Não basta colocar seus posts nas redes se você não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo e deixa o relacionamento mais frio; a ideia das redes sociais é justamente o contrário. Responda as mensagens, curta os comentários, use uma pitada de bom humor.
Outra ideia para criar um relacionamento mais humanizado é, em algumas de suas publicações, utilizar fotos de você e sua equipe em atividades cotidianas, bastidores de eventos e ações, e até mesmo momentos mais íntimos como aniversários de funcionários, por exemplo. Seu público vai se sentir cada vez mais próximo e ver que seu negócio é feito por pessoas.
Certifique-se de mudar o formato de seus posts nas redes sociais de vez em quando. Se você normalmente posta imagens estáticas, tente um vídeo. E aproveite todas as vantagens de todos os recursos de cada rede social, como stories, Reels e lives.
Isso fará com que seu conteúdo não caia na rotina ou pareça repetitivo para seus seguidores. Outro motivo é que o algoritmo do Facebook usa diversidade de tipo de conteúdo para garantir que o feed de notícias de uma pessoa tenha uma boa combinação de tipos de conteúdo. Mudar de formato pode aumentar o alcance do seu conteúdo.
A diversidade de formatos também ajuda você a aprender quais deles funcionam melhor para diferentes tipos de conteúdo, público e redes sociais. Com base no número de curtidas, comentários e compartilhamentos, é possível analisar melhor se seus seguidores preferem fotos, textos ou vídeos, por exemplo.
Coloque-se no lugar do cliente e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, porque não dar dicas de como combinar cores e quais as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos.
Tente começar com a regra 80/20. Use 80% de seu conteúdo para informar, educar ou entreter seu público. Use os outros 20% para promover sua marca ou vender seus produtos.
Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai agradar os seus seguidores. Não esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento
Ter presença em diversas redes sociais é importante. Porém, tendo em vista o grande número de opção de marketing em mídia social existentes, para pequenos negócios é importante criar conteúdo de qualidade em alguns canais principais do que estar presente em todas as redes.
Alcance seu público nos locais onde eles já estão online. Concentre-se em usar um ou dois canais sociais muito bem, pelo menos para começar. Depois de dominá-los, você pode construir a partir do que aprendeu e expandir seus esforços.
Acima de tudo, certifique-se de que suas postagens sociais oferecem valor. Se tudo o que você faz é lançar e vender, há muito pouca motivação para que as pessoas o sigam. Lembre-se de que o marketing em redes sociais trata da construção de relacionamentos.
Conforme comentamos no primeiro item deste artigo, você deve fazer um planejamento e criar um calendário de publicações. Contudo, não é fácil se programar para publicar as postagens no momento em que você planeja, principalmente se você realiza outras atividades na empresa e não está dedicado o tempo todo ao marketing digital.
Crie suas publicações com antecedência e utilize ferramentas de agendamento para publicá-las na hora certa, de maneira automatizada. Isso permite que você dedique um tempo por dia ou mesmo por semana para criar seu conteúdo social e não comprometa sua agenda com as outras tarefas ao longo do dia.
Conforme você implementa sua estratégia social, é importante acompanhar o que funciona e o que não funciona. Você pode, então, ajustar seus esforços e melhorar os resultados. Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como número de cliques por postagem, o alcance de seus posts, horário da publicação, conteúdo, número de visitas e depois faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.
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