Não é incomum que se confunda os conceitos de público alvo e persona.
Embora sejam muito semelhantes e importantes para uma ação de marketing, ambos possuem diferenças, no qual você precisa entendê-las para alinhar e melhorar a performance do seu marketing.
Avaliar o público alvo e a persona é o primeiro passo para começar a traçar campanhas mais assertivas e ações mais engajadas, é através da definição destes dois conceitos que é possível eleger o melhor canal de comunicação, melhorar seu planejamento estratégico, formato da linguagem e etc.
Por isso, se você é uma pessoa que não tem muito conhecimento destes dois termos, está começando agora com o marketing digital da sua empresa e busca a aprimorá-lo, você precisa saber o que cada um significa e como pode utilizá-lo para gerar mais resultados e vendas.
Veja como a seguir:
O público alvo é a definição demográfica, social e econômica de pessoas que possam ter interesse em adquirir os produtos ou serviços de sua empresa. É o primeiro dado analisado para a definição de uma campanha de marketing.
Determiná-lo é um trabalho que envolve muitos estudos para se chegar a um determinado grupo que supostamente poderia vir a se interessar pelo que a sua empresa oferece.
As informações à seguir são fundamentais para criar um ponto de partida:
Esse conceito pode ser muito importante para criar novos produtos, estudar mercados e ter uma visão geral dos clientes ideais para um negócio.
Além disso, a definição do público alvo pode ser essencial em campanhas de marketing e a busca de canais efetivos na hora da divulgação.
No entanto, como houve muitas alterações nos hábitos de consumo das pessoas e também mais acesso a Informação, para entender o que realmente o consumidor procura, é necessário aprofundar ainda mais estes dados e sua segmentação para o marketing digital.
E é aí, que entra a persona!
A persona nada mais é do que um perfil fictício do cliente considerado ideal para uma empresa. Com isso, é possível compreender melhor quem realmente é o cliente e criar estratégias de marketing mais assertivas.
Fazer esse estudo resulta em uma solução mais inovadora, especialmente quando se fala de consumidores mais conectados e que tem o acesso a mais informações.
A persona aproxima mais o cliente da empresa, pois ela cria uma conexão maior nas campanhas de marketing. Ou seja, a segmentação é mais eficiente.
Na persona se define:
A criação da persona possibilita a avaliação de formatos de conteúdos mais relevantes e ideais para aproximar a empresa dos seus potenciais clientes.
Além disso, utiliza uma linguagem mais apropriada e possibilita investigar melhor quais os meios de comunicação que devem ser investidos.
A grande vantagem da persona, é que ela pode ser usada em todas as etapas do marketing digital, da precificação de um produto até a sua venda.
Agora que você já sabe um pouco melhor a definição de ambos os termos utilizados para melhorar o marketing da sua empresa, nada melhor do que esclarecer com exemplos certo?
Abaixo você verá de forma prática, como seria um modelo de público alvo e persona, confira:
Mulheres entre 40 e 60 anos casadas e sem filhos, que possuem formação superior, renda mensal de 5 mil a 10 mil, moram no sudeste e gostam de viajar.
Aline, mulher de 34 anos, é engenheira de alimentos em uma indústria, ganha mais de 10 mil por mês, casada e sem filhos. Tem como hobby principal viajar com seu marido, já possui um orçamento para 6 viagens no ano.
Na internet, gosta de seguir blogs e redes sociais referente a esse assunto. Sua grande dificuldade é encontrar promoções de pacotes para passeios dentro e fora do Brasil. Mora na cidade de São Paulo e gosta de sair para comer em bons restaurantes com o marido e amigos, costuma frequentar teatros e outras formas de entretenimento.
É claro que como já mencionamos acima, os dois se tratam apenas de um exemplo de definição de persona e público alvo.
Por meio desses exemplos foi possível se ter uma noção de como é nítido que a persona atua de forma mais personalizada com relação a um cliente. Desse modo, fica mais fácil criar estratégias eficientes de marketing para ele.
De maneira geral, a definição do público alvo fornece ” informações gerais” sobre um determinado grupo de pessoas que podem ser considerados ” clientes ideais”.
Já no caso da persona, ela define com mais riqueza de detalhes quem seria o cliente ideal, além disso, ajuda a equipe de marketing digital a criar campanhas mais focadas com a linguagem certa e o objetivo de engajar melhor este cliente.
Ambas são importantes, entretanto, é fato afirmar que a persona é uma ferramenta que pode mudar o cenário do marketing no seu negócio. Isso porque ela aperfeiçoa o alcance do público e traz mais resultados diante dos esforços de divulgação.
Vale ressaltar que tanto a persona como o público alvo não devem ser definidos aleatoriamente ou imaginativamente, muito pelo contrário.
Além disso, todas as informações são descritas e embasadas por meio de pesquisa de negócios, fazer pesquisas sobre seu segmento, mercado, nicho e o perfil dos seus clientes, a forma mais adequada para levantar dados e poder montar a sua persona e público alvo.
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