O e-mail foi uma das primeiras ferramentas de comunicação eletrônica existentes, e certamente a que mais se popularizou na era dos computadores pessoais e da difusão da internet como ela é atualmente.
Como consequência disso, o e-mail marketing foi uma das primeiras ferramentas de marketing digital utilizadas, em uma época em que este mercado ainda era pouco explorado.
O e-mail marketing é a publicidade por correio eletrônico. É a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, enviando mensagens a uma lista de contatos, como parte de uma campanha de marketing digital.
Com o advento de novas ferramentas digitais de comunicação direta, como mensageiros eletrônicos, WhatsApp, e a popularização das redes sociais, muitas pessoas passaram a enxergar, erroneamente, o e-mail como algo ultrapassado.
Destacamos aqui nove tópicos que irão provar que o e-mail marketing ainda funciona e que custa muito pouco.
Como já mencionamos, o e-mail existe desde os primórdios da internet popular. A partir do momento em que a rede mundial de computadores começou a entrar nas casas e nos escritórios, a primeira ferramenta de comunicação direta foi o e-mail.
Ele, no entanto, não parou no tempo. Para criar uma conta em uma rede social, para abrir uma conta no banco digital, para fazer qualquer cadastro na internet, você sempre precisará informar um endereço de e-mail. Ele possui, ainda, muitas outras funções, principalmente no mundo corporativo.
Sendo assim, podemos dizer que toda pessoa ou empresa que esteja conectada a uma rede digital tem pelo menos uma conta de e-mail. Sendo algo que, para muitos, parece adormecido, ganha maior relevância para quem utiliza esta ferramenta como parte da campanha de marketing digital.
Você sabe o nome de quem está vendo sua publicação no Facebook? Consegue os detalhes de contato de cada usuário alcançado por sua campanha no Instagram? As métricas oferecidas pelas redes sociais, geralmente, são genéricas e refletem o comportamento de um grupo de pessoas.
Com o e-mail marketing você tem gestão completa de sua lista de contatos. Através de uma boa captação de leads e um cadastro atualizado, você é capaz de saber o nome, endereço, e-mail, perfil e preferências de cada uma das pessoas cadastradas em seu mailing.
Esses dados são de extrema importância para segmentar suas ações de e-mail marketing e até para oferecer produtos personalizados para seus leads.
Um dos aspectos que torna o e-mail marketing mais eficiente é que, enquanto outras mídias falam para um grupo, o e-mail conversa com exclusividade. Ele é destinado para uma pessoa e lido individualmente.
Faz muita diferença receber um e-mail em que você é chamado pelo nome e cujo remetente já sabe a cidade onde você mora ou o produto que foi consumido anteriormente. Isso cria um relacionamento mais próximo entre vendedor e cliente, o que tende a aumentar o engajamento.
As pessoas gostam de se relacionar com outras mais próximas. Essa comunicação personalizada e pessoal pode fazer a diferença entre o seu contato abrir o seu e-mail ou marcá-lo como spam, por exemplo.
Muitas empresas pensam que precisam investir cada vez mais nas redes sociais e afins. Claro que esses canais não podem ser ignorados. Mas você se lembra do Orkut? A primeira rede social a se popularizar mundialmente simplesmente acabou. Já pensou o que seria se todo mundo tivesse focado seus investimentos em publicidade naquela plataforma?
As redes sociais estão muito sujeitas a estarem na moda. Ou seja, são produtos sazonais que podem, sim, a qualquer momento deixarem de existir ou terem uma queda considerável nos acessos. Com o dinamismo da internet, que frequentemente inova nos formatos e conteúdos, é razoável considerar que as redes sociais venham a se tornar obsoletas.
Como já mencionado, o e-mail é uma ferramenta histórica e imprescindível na internet. É como um alicerce, onde toda ação digital começa. E não existe um monopólio, uma vez que a estrutura para se gerir um servidor de e-mail é relativamente simples, e por isso mesmo existem milhões de provedores ao redor do mundo.
Mesmo que sejam diversas as metodologias e mídias que surgem no marketing digital, as campanhas de e-mail marketing seguem como as ações com o melhor custo-benefício nos mais diferentes segmentos de atuação.
O investimento inicial, em comparação com mídias como Google Ads ou redes sociais, é muito inferior. As principais ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado cobram pelo número de envios (quantidade de contatos em sua lista), com pacotes com valor inferior a um centavo por endereço.
Além disso, ter uma estratégia de nutrição dos seus leads e clientes, de forma cada vez mais segmentada, permite ter uma comunicação mais assertiva e relevante com seu público. Ou seja, com o passar do tempo, sua lista ficará cada vez mais enxuta, porém mais qualificada, aumentando significativamente o ROI (retorno sobre investimento).
Ao enviar um e-mail por conta própria, um dos maiores problemas é conseguir analisar o resultado dessa ação. Assim, fica quase impossível calcular o retorno que o envio trouxe. E não existe uma ação de marketing correta se você não analisar o resultado obtido.
Com as ferramentas adequadas de e-mail marketing é possível analisar métricas importantes, como taxa de entrega (quantas mensagens chegaram, efetivamente, na caixa postal do destinatário), taxa de abertura (visualizações) e quantidade de cliques (nos links do corpo do e-mail).
Outras métricas importantes são o tempo de visualização da mensagem (quanto o e-mail ficou aberto) e os horários com mais abertura, dados que irão auxiliar na análise dos resultados e proporcionar eventuais adequações na campanha de marketing.
As ferramentas de e-mail marketing também são capazes de informar se o e-mail não foi entregue e os motivos para isso, como endereço inexistente, mensagem marcada como spam, permitindo excluir da sua lista os contatos “mortos”, tornando a comunicação muito mais assertiva.
O e-mail marketing é um dos poucos canais que possibilita uma comunicação imediata com seu público. A mensagem é enviada diretamente para os contatos selecionados e entregue em pouco tempo – geralmente questão de minutos.
Contudo, como nem todos os seus contatos são iguais, a mesma oferta pode não atrair a todos eles. Por isso, as plataformas de e-mail marketing permitem criar, com praticidade, campanhas de marketing para diferentes segmentos.
Você pode agrupar seus contatos, por exemplo, de acordo com a posição que ocupam no funil de vendas. Assim, você irá criar conteúdos exclusivos e enviar apenas para aqueles que se enquadrem no perfil que deseja atingir.
Assim como praticamente tudo que existe hoje na internet, o e-mail se tornou portátil. O usuário não precisa mais estar na frente da tela de um computador para verificar suas mensagens, podendo acessar a caixa de entrada diretamente do smartphone.
Da mesma forma que um SMS ou uma mensagem no WhatsApp, um e-mail marketing também tem entrega instantânea para o seu lead, geralmente gerando alerta na barra de notificações do celular.
As ferramentas de produção e envio de e-mail marketing costumam estar adaptadas à responsivos. Os aplicativos clientes de e-mail (Gmail, Yahoo, Outlook) para dispositivos móveis também possuem recursos que adaptam o conteúdo das mensagens recebidas para melhor visualização de acordo com o tamanho da tela.
Talvez a principal vantagem em relação aos anúncios em redes sociais e ferramentas de buscas é a versatilidade no conteúdo e formato do e-mail marketing. Os e-mails aceitam praticamente tudo: texto, imagem, GIF, link, tabelas, cores.
Nas ferramentas como Google Ads, Facebook, Instagram, seu anúncio precisa se adequar aos formatos padrão disponíveis. Muitas vezes isso não é suficiente para atingir seu público, limitando o uso de recursos mais atrativos.
No entanto, um e-mail pode ser ele totalmente em formato de imagem ou animação, trazer um conteúdo mais formal em texto, ou mesmo intercalar os vários formatos de saída, inserir vários hyperlinks entre outros recursos.
Ao contrário do que possa parecer para alguns, o e-mail marketing é uma ferramenta atual e eficiente, que possui diversas funcionalidades exclusivas em relação a outros formatos de marketing digital, com uma excelente taxa de retorno.
Trata-se de um custo baixo, utilizando um recurso (o e-mail) que está presente na vida de praticamente todo o usuário de internet.
Por isso, utilizar o e-mail marketing como parte de sua campanha de marketing digital, permitindo colocar em prática todos esses motivos listados, é algo que não pode ser ignorado.
Sua empresa precisa utilizar os benefícios que o e-mail marketing tem a oferecer. É uma ferramenta poderosíssima, de alto impacto e grande poder de conversão.
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