Antes de falarmos o que é presença digital, temos que olhar para um quadro maior – O que é o Marketing Digital?
O Marketing digital envolve um conjunto de técnicas e estratégias voltadas para a promoção de alguma coisa ou alguém. Ele é bastante diferente do marketing tradicional (offline) pois seus resultados podem ser mensurados em tempo real através de diversas ferramentas disponíveis.
Agora sim podemos começar a falar de presença digital!
Com a internet presente em todos os principais meios de comunicação, se tornou praticamente impossível ser reconhecido no mercado – ou até mesmo encontrado – se não possuir uma presença digital forte.
Hoje, todos nós possuímos smartphones e recebemos milhares de informações em apenas um dia, isso acontece pois passamos o dia todo conectados, seja através das redes sociais, ou então emails, banners em sites e toda sorte de coisas.
Com uma presença digital estabilizada, uma empresa pode deixar sua marca online e atrair cada vez mais clientes, com isso, muitos oportunidades de novos negócios podem surgir, com muito menos investimento.
Quer saber como a presença digital pode influenciar positivamente a sua empresa? Continue a leitura que vamos te explicar detalhadamente!
Transformar sua empresa em uma potência digital exige bastante estratégia e análise das principais ferramentas. Através desses métodos, você irá conseguir atrair a pessoa certa para seu negócio (falaremos disso mais para frente) e criar conscientização em cima da sua marca.
Com esses conhecimentos ficará mais fácil para você mensurar qual é aquela que mais te entrega retorno de investimento (ROI).
Algumas das principais ferramentas que você pode utilizar para aumentar a presença online da sua empresa são:
– Site oficial da sua empresa
– Blog institucional
– Campanhas nas redes sociais
– Presença ativa nas redes sociais
Conseguindo aliar todas essas mecânicas, sua empresa passa para um novo patamar e diversas portas vão começar a se abrir pra você.
Vamos começar a desvendar cada uma delas agora!
O primeiro passo que você deve dar é a estruturação de um site completo para sua empresa. Afinal, mesmo que, por enquanto, seja difícil encontrar sua empresa online, o seu site é o retrato da sua marca.
Para tornar mais fácil a compreensão de como um site estruturado é importante, vamos trazer um exemplo mais próximo do nosso dia a dia:
Imagine que você precisa contratar os serviços de uma empresa que faz manutenção de geladeiras. O primeiro lugar que você vai procurar é no Google, assim que os resultados aparecerem, você irá clicar em algumas delas para saber mais.
Agora, imagine que você ficou entre duas empresas, uma que tem um site estruturado e com informações relevantes para você, enquanto a outra possui apenas uma conta no Facebook apenas com o nome um telefone para contato. Acho que está muito claro qual escolher, não é mesmo?
O site é como se o cliente estivesse dentro da sua empresa e pudesse entender como vocês estão acostumando a trabalhar.
Um site de fácil navegação, com otimização para SEO e com imagens que ilustram suas especialidades, passa uma imagem muito positiva para quem o visita.
O Blog da sua empresa tem algumas funções, uma das principais é que ele, muitas vezes, será a porta de entrada do cliente para sua empresa.
Os artigos que são publicados dentro no blog tem como função atrair o seu cliente até você. Com conteúdos relevantes e que levem conhecimento para seus leads, você se tornará referência sobre aquilo que você deseja vender.
Novamente as técnicas de SEO devem ser utilizadas, dessa forma, sua posição no Google será muito melhor, atraindo mais cliques e gerando mais tráfego para seu site.
Mas, não basta apenas criar conteúdos fáceis de se fazer e deixá-los bem posicionados, os conteúdos devem ser relevantes e devem fazer sentido tanto para sua empresa quanto para seu possível cliente.
É muito importante, também, que o blog tenha cadência de conteúdos, ou seja, buscar alimentar as páginas com conteúdos relevantes periodicamente.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google que permite que as empresas sejam encontradas facilmente através da sua plataforma. Essa ferramenta permite que todas as informações da sua empresa seja entregue de forma rápida para quem o procura.
Como citamos no exemplo acima da “manutenção de geladeiras”, todos os dias milhões de pesquisas são feitas no Google. Por isso, deixar suas informações claras é fundamental para que sua presença digital seja estruturada.
Por mais que essa seja uma ação simples, pode gerar resultados surpreendentes. Hoje estamos muito acostumados a procurar endereços de estabelecimentos online, e o primeiro lugar que vamos são os buscadores.
Quando não encontramos o endereço de alguma local que não esteja no Google Meu Negócio, o estabelecimento acaba perdendo credibilidade, parece que estamos lidando com algo que não é profissional.
Mantenha suas informações sempre atualizadas e coloque fotos respectivas do local que você quer divulgar, assim como os horários de funcionamento e toda informação que você julgar interessante que as outras pessoas saibam.
O Google ADS é utilizado para criar e gerenciar anúncios. Quando fazemos uma pesquisa e os resultados no topo da página aparecem, normalmente são anúncios feitos pelo Google ADS. Quando entramos em um blog e nos deparamos com um banner (seja de um produto, um site ou qualquer outra coisa) também pode ter sido feito pelo ADS.
As propagandas que assistimos antes de algum vídeo no Youtube também fazem parte destas ações. Ou seja, o Google ADS está espalhada por todo ambiente virtual, e pode ser uma arma fundamental para sua empresa ganhar notoriedade.
Outra forma que não para de crescer são os anúncios feitos em aplicativos de smartphones. Quando estamos navegando por algum App e aparece uma propaganda, é o Google ADS trabalhando novamente. Com apenas algumas ações, você pode atingir milhares ou até milhões de pessoas, assim como pode atingir apenas algum determinado nicho.
Os anúncios que você deseja vincular podem ser inteiramente segmentados. Dessa forma você não irá apenas aparecer mais, você vai atingir seu público corretamente!
O Google ADS também proporciona um resultado mais imediato. Se você produz um artigo e publica no seu blog, mesmo com todas as técnicas de SEO, os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Quando você utiliza o ADS, você aparecerá mais acima quando determinado assunto for bloqueado.
Há muito tempo que falamos de redes sociais, diversas já nasceram e também já morreram enquanto outras vivem seu auge nos dias atuais. Atualmente existem algumas redes que são essenciais que sua empresa faça parte. Cada uma delas possui uma característica própria.
Com um número muito elevado de pessoas presentes nas redes, somente no Brasil, o Facebook conta com mais de 130 milhões de contas ativas. Estamos falando apenas do Face! Por isso, as chances de você encontrar seu cliente nas redes é muito grande.
Mas para que isso aconteça, você precisa saber quem ele é.
Encontrar a seu cliente, ou, como costumamos chamar, encontrar a sua “Persona” é um processo que exige um pouco mais de análise, mas, quando realizada, seu negócio tende a crescer ainda mais.
A persona do seu negócio é como se fosse um resumo de todos os seus clientes em apenas uma só pessoa. Ou seja, você irá resumir os hábitos de compras, idade, gênero, localização e muitas outras coisas e, desta forma, encontrar o público que está mais suscetível a ser impactado pela sua marca.
É desta forma que o Marketing Digital pode ajudar bastante a sua empresa, a partir do momento que você vende um produto ou então quando um cliente visita a sua página, você pode começar a fazer a análise de seu comportamento. Os resultados são mensuráveis em tempo real!
Agora que já falamos das redes sociais, podemos começar a te explicar como produzir anúncios e criar campanhas relevantes dentro das mais variadas redes.
Como já falamos, existem diversas redes sociais nas quais seu negócio pode estar presente. Existem 4 que as empresas DEVEM participar e serem ativas, são elas: Facebook, Instagram e LinkedIn e Youtube.
As 4 possuem milhões de usuários ativos e com certeza sua empresa possui clientes em cada uma delas. Com sua persona definida, ficará mais fácil atingir quem você quer. Mas, as redes que citamos possuem características distintas, e as postagens devem se diferenciar. Abaixo vamos explicar como cada uma funciona, acompanhe:
Antes de separarmos as 4, vale deixar claro, as três podem ser categorizadas como redes de relacionamentos, ou seja, você irá utilizá-las para interagir com seus clientes, sejam eles em potencial ou não. Dito isso, vamos lá!
O Facebook é a rede social mais popular, só no Brasil conta com mais de 125 milhões de perfis ativos. Seu público com certeza faz parte deste número.
Antes de tudo, é necessário criar uma página empresarial, e não um perfil normal – dessa forma será permitido que você faça anúncios – por isso, é muito importante que o cadastro seja feito com todos os detalhes da empresa.
As postagens no Facebook pode ser usadas para divulgar seu negócio, construir a imagem da sua marca, se relacionar com o público e divulgar lançamentos e promoções.
O engajamento dentro dessa rede social é muito grande, e isso pode ser potencializado com a realização de lives ou então com a criação de páginas de eventos.
O messenger do Face também pode ser utilizado como SAC da sua empresa, ou seja, o contato com você pode ser feito 24/7. Dessa forma, um atendimento automatizado é essencial para que, mesmo quando você não estiver conectado, seu cliente não ficará esperando a resposta.
Esse recurso é chamado de chatbots e através deles você pode direcionar seu cliente exatamente para onde você desejar.
Aqui, o cotidiano tem que estar presente nas suas postagens. Claro, você pode mesclar bastante as suas publicações, mas, se você apenas manter postagens institucionais, o engajamento com sua página não será grande.
Os usuários do Insta buscam fazer parte do dia a dia da sua empresa, por isso, publicar fotos da sua equipe realizando algum treinamento, alguma entrega que especial que foi feita, uma reunião da equipe ou até mesmo a foto de um almoço da empresa, tudo isso é muito bom para ser colocado no seu feed.
Outra ferramenta importante do Instagram são os Stories. Dentro desta ferramenta existem diversas opções de uso e todas elas são utilizadas para alavancar o engajamento, nos stories você pode divulgar produtos, criar enquetes, desenvolver tutoriais específicos.
Quando sua empresa tiver mais de 10 mil seguidores, será possível adicionar um link que levará as pessoas para alguma página específica.
O Instagram é perfeito para disseminar ainda mais a sua marca.
Apesar de também ser considerada uma rede social, ou seja, com postagens para interação, ela também é uma rede profissional. A linguagem utilizada é bastante diferente das outras duas que citamos anteriormente.
Utilizar o LinkedIn pode parecer complicado em uma primeiro momento, e isso acontece pelo fato das pessoas acharem que ela é uma rede muito séria, isso acaba afastando um pouco o público.
Um número que chama a atenção é: Dos 600 milhões de usuários cadastrados, apenas 3 milhões fazem postagens semanalmente. Esse número irá aumentar gradativamente, mas, por que esperar?
Se sua empresa largar na frente das outras nesta rede, sua vantagem será maior quando as outras perceberem que essa é uma ótima plataforma para negócios.
É isso mesmo, o LinkedIn é excelente para a realização de novos negócios, essa rede, por possuir perfis profissionais, é uma excelente janela para que outras pessoas e até outras empresas conheçam mais sobre o seu negócio.
As “pessoas físicas” da rede também estão mais atentas as postagens no LinkedIn, elas sabem que, ali, as publicações não estão apenas vendendo um produto, mas sim, compartilhando os processos que fizeram aquele produto se tornar realidade.
Dito isso, algumas postagens que você pode realizar no LinkedIn são: falar sobre o seu negócio, como é o dia a dia da sua empresa através dos seus valores; se relacionar mais profissionalmente com seus clientes e entregar conteúdos educativos para todos, fazendo sua marca ser vista como referência no seu nicho de mercado.
Para saber mais sobre alguns dos inúmeros motivos que sua empresa deve estar no LinkedIn, acesse nosso artigo “6 motivos para sua empresa estar no LinkedIn”.
O Youtube é a segunda rede social mais usada no mundo, atrás apenas do Facebook. A criação de bons vídeos é um pouco mais trabalhosa, mas, se sua empresa conseguir manter um bom fluxo de postagens, os resultados são excelentes.
O Youtube também é uma excelente ferramenta de busca! Quando as pessoas não usam o Google para pesquisar sobre alguma coisa, com certeza o Youtube é o escolhido. Sua empresa pode se beneficiar, e muito, dessa nova forma de aprendizado.
Grandes empresas estão investindo pesado na criação de canais específicos que falam sobre o universos da sua marca. Algo que poucas pessoas sabem: Muitas vezes, as empresas não produzem seus próprios vídeos, elas patrocinam algum canal que tenha relação com o seu produto e fazem o link para a venda do seu produto.
Os seus vídeos devem conter informações relevantes, algo que vá prender a atenção do seu público. Com um bom fluxo de postagens, você com certeza irá criar engajamento suficiente para se tornar referência e, com isso, alavancar as suas vendas.
Como vimos, as redes sociais são excelentes plataformas de comunicação, tanto b2b quanto b2c. Agora, vamos falar de investimentos nas redes e como atingir seu público de forma precisa, sem precisar gastar rios de dinheiro para isso.
Apesar das campanhas digitais já existirem há algum tempo, muitas empresas continuam fazendo da forma errada e não obtendo o retorno do investimento que fizeram. Isso fica claro quando uma empresa coloca dinheiro para impulsionar um post mas o engajamento é próximo a zero, o máximo que você irá conseguir são alguns poucos likes.
Com métodos de inbound marketing e marketing digital, os conteúdos que você irá oferecer para seus potenciais clientes irão criar engajamento com a sua marca, sem se preocupar apenas em vender. Ou seja, você irá criar conteúdos para atrair o seu público, e o melhor, irá acertar a pessoa certa no lugar certo.
Mas, como podemos fazer isso?
Quando falamos de publicações pagas (impulsionadas) são posts que recebem um investimento para que chegue a um maior número de pessoas, mesmo elas não sendo seguidoras da sua empresa.
Através do estudo da persona, este direcionamento pode ser ainda mais preciso, e chegar exatamente na pessoa que você deseja, esteja ela onde estiver! Com isso, seus investimentos são menores, uma vez que não será uma publicação de alcance muito maior.
Por exemplo: Se o seu objetivo é anunciar uma plataforma de cursos para pessoas que estão desempregadas ou que estão atrás do primeiro emprego, com os anúncios direcionados você chega na persona certa. a) Pessoas desempregadas b) Estudantes recém formados ou em processo de se formar.
Fazendo isso, sua absorção será muito maior e o nível de engajamento será muito melhor.
Os e-mails continuam sendo muito fortes quando o assunto é relacionamento com o cliente e ter uma marca forte no mundo digital. O que deve ser levado em consideração é o modo como esses e-mails serão enviados para sua rede de contatos e o que você irá entregar.
As propagandas enviadas (os famosos spams) não são bem vistos por quem os recebe, normalmente são apenas caça-cliques e não entregam nada de valor para os destinatários. Eles são enviados para sua caixa de spam e ficam esquecidos até serem deletados automaticamente… Mais dinheiro sendo desperdiçado.
O e-mail é muito valorizado no mundo do marketing digital pois é a forma que a empresa tem de falar diretamente com seu comprador, quase que de forma pessoal. Assim, uma boa estratégia de envio é fundamental, o conteúdo da mensagem deve trazer algum benefício para quem recebe.
Nunca podemos esquecer do maior objetivo de uma empresa que adota métodos de inbound marketing – Atrair e converter os leads! Por isso, alimentar a sua base de e-mails com conteúdos ao invés apenas de vendas gera resultados surpreendentes.
Todas essas ferramentas e redes que citamos fazem parte do novo modelo de se relacionar com seus clientes. O Marketing Digital é essencial para que sua empresa esteja viva dentro do universo online.
Não se deixe enganar por falsas verdades que seu produto não foi feito para o mundo digital, como já falamos neste artigo, existem milhões de pessoas dentro dessas redes, com certeza o seu público faz parte desse número!
Cada tipo de nicho, cada modelo de produto ou serviço tem a sua forma de comunicação com o público, por isso, ao utilizar essas ferramentas e técnicas, você estará muito próximo do seu cliente, fazendo com que ele, além de interagir com a sua publicação, passe a confiar na sua marca.
O mundo do Marketing Digital é muito vasto e são inúmeras as possibilidade para você vender o seu produto. O conteúdo é seu principal aliado na conquista de novos clientes!
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