Você vê tantas postagens pela internet e fica se perguntando por que criar um blog? Essa é uma dúvida comum para empresas que estão iniciando no marketing digital e que desejam mais visibilidade para o seu negócio. Ao longo deste artigo, você verá que o blog na verdade é uma estratégia muito necessária para sua empresa.
Uma das principais características do marketing digital é ser uma estratégia em constante evolução, permitindo que novos recursos apareçam a todo momento. Considerando isso, é possível afirmar que uma das ferramentas mais interessantes e que conquistou o mercado nos últimos anos foram os blogs corporativos.
Usados por empresas de diversas áreas de atuação, esses espaços digitais permitiram que várias marcas pudessem se aproximar de seus clientes por meio de conteúdo próprio e relevante para eles. Mas será que esse é o único motivo para se criar um blog corporativo?
Ter um blog formado de conteúdos referente ao negócio traz muitas vantagens para o Marketing da empresa, isso porque ele pode contribuir positivamente para que a sua marca consiga autoridade e visibilidade diante do mercado.
Através de estratégias bem definidas, é possível aproveitar de um universo infinito de possibilidades para trazer mais clientes e negócios para a companhia. Ter um blog é uma forma inteligente de ganhar cada vez mais espaço na internet.
Confira os demais benefícios!
Um blog corporativo é uma ferramenta de marketing digital que tem o objetivo de aproximar uma marca de seu público, facilitando o processo de captação de clientes, geração de leads e, por fim, o aumento no número de vendas.
Ele funciona de forma diferente das páginas pessoais, nas quais grande parte dos conteúdos está relacionado ao compartilhamento de experiências pessoais de quem escreve.
Já em um blog corporativo, as empresas podem compartilhar novidades do mercado e curiosidades relacionadas aos produtos e serviços comercializados por ela.
Além disso, essa ferramenta também é diferente do site da empresa, já que o foco é oferecer dicas e sugestões para os leitores solucionarem as dúvidas e problemas que enfrentam no seu dia a dia, apontando soluções relacionadas ao universo da organização, seja de forma direta ou indireta.
De forma geral, o blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.
Normalmente, eles são inseridos nos sites, como uma parte do menu, um espaço no qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.
Com isso, as empresas e os profissionais esclarecem as principais dúvidas do seu público-alvo enquanto ganham autoridade na área e a confiança de um potencial cliente.
Você pode achar que criar um blog para sua empresa é uma perda de tempo. Você pode pensar que é muito difícil para sua pequena equipe gerenciar blogs de forma consistente e frequente. Você pode pensar que seus vendedores têm coisas melhores para fazer com seu tempo.
Se este é o seu pensamento sobre blogs para empresas, você não está sozinho. Muitos empresários não entendem por que o blog é importante. Como resultado, eles não o fazem, e por sua vez, eles perdem uma tonelada de oportunidades.
É hora de mudar a sua mentalidade, aprendendo as principais razões definitivas e comprovadas do porquê criar um blog para sua empresa é importante, de modo que que você possa começar a colher as recompensas dessa poderosa ferramenta
De acordo com a pesquisa Content Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.
O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.
Quando você quer uma informação, qual o primeiro lugar em que procura? Isso mesmo: na internet e, principalmente, no Google.
E boa parte das informações disponíveis online são dos blogs corporativos, que aproveitam todo o seu conhecimento adquirido para falar sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação.
Se analisarmos, os blogs estão na internet há muito tempo, disponibilizando conteúdo do interesse das pessoas. Mesmo assim, muitas empresas no Brasil ainda não aderiram a um blog corporativo, ou seja, as oportunidades de conquistar seu espaço na internet são grandes.
E isso tudo que falamos aqui até este momento foi para exemplificar onde o blog se encontra dentro do consumo diário de conteúdo na internet.
Agora, o vamos mostrar alguns motivos pelos quais você deve criar um blog para sua empresa e aproveitar esse hábito das pessoas em procurar informação na internet para trazer benefícios ao seu negócio!
Para o marketing de conteúdo, ter um blog é extremamente importante, pois sabe-se que quanto maior é o número de páginas que um site possui indexados no Google, maiores são as chances dele aparecer nas buscas feitas pelos usuários.
Esse interesse gerado nas pessoas podem transformá-las em consumidores dos produtos ou serviços da empresa.
Nele podem ser usados textos, vídeos e infográficos explicativos onde é possível engajar a audiência de uma forma fiel.
Criar e publicar conteúdo atraente com frequência é uma estratégia que, alinhada com as técnicas de SEO, pode elevar sua página no ranking do Google. Isso acontece por alguns motivos:
Se você ainda não sabe o que significa SEO, recomendamos ler este artigo: O que é SEO e porque você precisa saber sobre isso?
Ter destaque nos buscadores, principalmente no Google, é uma das maneiras de se sobressair frente aos seus concorrentes na internet e alcançar um bom número de pessoas dentro do seu público-alvo.
Outra maneira de ganhar destaque entre os consumidores que estão online é sendo referência nos assuntos ligados ao segmento da sua empresa. Com isso, a sua empresa pode ter mais possibilidades de ser encontrada pelo público alvo.
Devagar, o seu negócio vai tomando conta de um espaço cada vez maior na internet, isso é muito positivo para que ele seja reconhecido e ganhe autoridade no segmento.
Isso é uma consequência para as empresas que possuem um blog, especialmente se o conteúdo gerado levar conhecimento ao público.
Confira também: Como produzir conteúdos relevantes?
Todo o conteúdo gerado vai ficar ali por muitos anos, ou seja, ter um blog não é como fazer anúncio em uma revista ou jornal, onde as palavras se perdem com o tempo.
Muito pelo contrário, a tendência é que ela fique em evidência, sobretudo se o assunto discutido for de grande interesse das pessoas.
Criar conteúdo que ajude o seu público de alguma forma é uma maneira bem efetiva de fazer com que a sua marca seja lembrada por isso. Quando o leitor sente confiança no seu conteúdo e consegue absorver a informação positivamente, a sua empresa ganha credibilidade com essa pessoa e é provável que ela volte a consumir seus conteúdos e, consequentemente, seus produtos ou serviços.
Como um blog pode ser útil a um usuário e causar boa impressão? São várias possibilidades:
Juntando o posicionamento da sua empresa nas buscas do Google mais a credibilidade que irá conquistar com conteúdos atraentes, aos poucos ela vai se tornando referência entre os consumidores e crescendo tanto no online quanto no offline.
Um postagem em um blog, pode trazer inúmeros resultados para sua marca, especialmente aqueles que são atemporais. Portanto, enquanto sua página existir, o conteúdo ficará disponível para o público em geral.
O blog armazena informações importantes sobre os produtos e serviços de uma empresa, é através dele que as pessoas podem tirar todas as dúvidas e decidir se vai fechar negócio.
É muito comum que os usuários pesquisem pelo produto ou serviço antes de efetuar a compra ou contratar um serviço, ao ir em busca dessas informações, ele pode ser levado ao seu blog e com isso, ampliar as chances da empresa ganhar um potencial cliente.
Ou seja, essa é uma oportunidade muito grande para sua marca ajudar a convencer os consumidores, principalmente quando:
Esses são só alguns exemplos em que um usuário já está mais perto da decisão da compra, ou seja, no fundo do funil. Nesses casos o seu blog pode ajudá-lo dando dicas, sugestões e fazendo análises de produtos ou serviços.
Porém, facilitar a decisão de compra, também quer dizer que você pode convencer alguém que ainda nem se deu conta de que tem um problema e irá precisar dos serviços ou produtos da sua empresa futuramente. Mais especificamente, as pessoas que estão no topo e no meio do funil.
Nesses casos, os blogs entram como um meio de mostrar ao seu público, de forma amigável e útil, que ele pode ter um problema e você tem a solução, mas nunca ofertando diretamente os serviços ou produtos da sua marca.
Esse post que você está lendo por exemplo, provavelmente você caiu aqui porque, em algum momento, ouviu falar que blogs podem dar resultados para uma empresa e quis entender como e porquê. E nós da RSamurai estamos te ajudando com isso.
Então você se pergunta: mas então, quer dizer que esse conteúdo é uma maneira de me ajudar e indiretamente sugerir a R.Samurai como solução para os meus problemas? Sim e não. No momento só queremos te ajudar, mostrando porque um blog é tão importante para uma empresa.
Se daqui para a frente você tiver a necessidade de terceirizar um serviço para criar conteúdos e gerenciar seu blog, daí sim esperamos que você lembre da R.Samurai como solução. Bacana, não?
Portanto, através do blog, a empresa pode ajudar o cliente a tomar uma decisão com relação aquilo que ela está pesquisando. Devido a isso, é fundamental que o conteúdo seja relevante e traga conhecimento.
Confira também: O que é funil de vendas? E porquê você precisa saber sobre isso?
Sua empresa vai produzir conteúdo, isso pode ser feito sem limites. Mas, acredite, não será em vão, pois é perfeitamente possível analisar a quantidade de acessos ou compartilhamentos que uma publicação possui.
Essas são informações importante para avaliar se as estratégias precisam ser mudadas.
O conteúdo deve ser informativo, mas também, necessita sensibilizar ou motivar seus potenciais clientes.
Com a estratégia correta, ter um blog corporativo pode render muitos pontos positivos para o negócio, ademais, o clientes vão entender que a empresa se importa em repassar valor ao mercado.
De maneira geral, um blog é uma isca inteligente para “fisgar” o público e proporcionar valor para seu negócio. Por isso, essa é uma ferramenta indispensável para as empresas que querem construir uma história online e desenvolver empatia e interação com seus potenciais clientes.
Ter um blog é uma forma inteligente que pode ajudar a sua empresa a fechar muitos negócios. Além disso, é uma das estratégias mais econômicas do Marketing Digital.Para complementar o assunto, recomendamos também que você assista nossa Live disponível em nosso Canal do Youtube para que você possa compreender um pouco mais sobre a importância do seu site e do blog para as estratégias da sua empresa:
Gostou do conteúdo? Confira também: A importância de um banco de ideias para o seu negócio!