O cenário econômico atual se apresenta como um grande desafio para as empresas. E independentemente do que o futuro nos reserva, as empresas querem se manter no mercado, continuando a conquistar novos clientes e fechar negócios. Mas será que investir em marketing digital não pode ser uma saída?
São poucas as empresas que pensam no marketing digital em tempos de crise, isso acontece porque a maioria acredita ser um serviço dispensável. É justamente aí que mora o perigo, pois você como gestor deve pensar ao contrário e eleger essa forma de relacionamento com seu cliente, algo essencial.
O cenário econômico não está na sua melhor fase, entendendo isso, é preciso que sua empresa tome uma atitude para se manter competitiva diante dos desafios. Para isso, você deve ter em mente que o círculo de conquista de cliente e fechamento de negócios, não pode parar.
Infelizmente, alguns empresários notam o Marketing Digital como uma “despesa“. É claro que se o objetivo da empresa for somente “dar um agrado” aos clientes ou então, promover a marca sem esperar retorno, então, pode até ser um “custo”.
Todavia, se você usa o Marketing Digital para prospectar, conquistar e fidelizar os clientes, então ele jamais será um custo, mas sim um “investimento”.
Diga-se de passagem, o Marketing Digital é um dos melhores investimentos que as empresas podem fazer atualmente, mesmo em tempos de crise, pois construir uma imagem sólida no mundo virtual é algo que pode mudar a história do seu negócio.
Atualmente, milhares de empresas geram vendas através da conquista de clientes online, pois acredite, as demais formas de marketing off-line estão ficando para trás.
Entre os principais benefícios de se aventurar no mundo online estão:
Outra vantagem é que o marketing digital é estratégico, ele possui objetivos bem claros e todo o trabalho pode ser avaliado através de métricas que analisam os resultados.
Usar o marketing digital a favor da sua empresa é uma questão de estratégia, afinal, o seu concorrente certamente não está perdendo essa oportunidade.
Confira também: Seu público está mudando e você também precisa mudar!
Até nos momentos mais difíceis da economia, sempre tem pessoas consumindo. Portanto, parta do princípio que nem tudo está perdido. Além disso, você não deve jogar a toalha e deixar as dificuldades acabarem com o seu negócio.
Graças ao seu custo benefício, o marketing digital tem sido cada vez mais procurado, assim a empresa reduz gastos sem precisar abrir mão da publicidade, e assim suceder vendas mesmo em momentos de crise.
É fato que os meios digitais proporcionam mais rapidez e comodidade, não é? Podemos demonstrar isso por meio de números: Segundo levantamento realizado pela NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem fazer compras online.
Ou seja, é bem provável que o seu potencial consumidor esteja na internet. Com isso, não resta nenhuma dúvida que os métodos de comunicação e marketing são mais rápidos, versáteis e fáceis nos meios digitais.
Diante desse contexto, o marketing digital em tempos de crise pode abrir uma série de possibilidades para seu negócio, confira!
O mecanismo de ação do marketing digital é muito diferente do marketing tradicional, isso porque a sua empresa estará em evidência justamente quando o potencial cliente estiver procurando o que ele precisa.
Ao contrário do marketing tradicional, onde a divulgação dos produtos é feita aleatoriamente, sem que haja uma determinada procura.
Quando as ações do marketing digital são bem planejadas, a presença digital é ampliada através de redes sociais, blogs, buscadores, site com design responsivo, anúncios e outros.
Com isso, você consegue garantir mais visibilidade da empresa e com isso, as oportunidades de fechar negócio aumentam.
Mesmo diante de uma crise, sempre existe alguém procurando por seus produtos ou serviços. É nesse momento se você abandona o barco, que a concorrência ocupa seu lugar.
Não deixe isso acontecer, esteja lá para ser visto!
Pense nos clientes que a empresa já possui, pois é o marketing digital em tempos de crise pode ser um grande fortalecedor de laços.
Sabe-se que um dos fatores importantes para manter os clientes fiéis a um negócio é sem dúvida nenhuma o atendimento. Quando as pessoas se identificam com uma marca e lá são bem cuidados, elas tendem a voltar.
No entanto, essa relação precisa ser nutrida com conteúdo que de certa forma ajude e informe o seu cliente, dessa forma, ele sempre se manterá interessado no seu negócio.
Os clientes de hoje gostam de ser ouvidos e serem respondidos com cordialidade, acredite, o Marketing Digital pode ajudar antecipando as suas necessidades, pois seu mecanismo permite a análise de dados nas redes sociais.
Confira também: Ensine seu cliente a comprar seu produto
Você não vai investir de olhos vendados, por isso, o marketing digital em tempos de crise é a melhor opção para as empresas.
Através dele é possível analisar quais ações estão trazendo mais resultados para a empresa. Dessa forma, mais esforços podem ser investidos a curto, médio ou longo prazo até que sejam gerados os retornos necessários.
A boa notícia é que tudo isso pode ser medido em tempo real. Não há outro meio de marketing capaz de fazer isso.
Para reforçar o assunto recomendamos a você a conferir uma de nossas lives realizadas em nossa página do facebook e disponível em nosso Canal do Youtube sobre planejamento e a importância das Métricas para o marketing digital:
Não se iluda em pensar que poucas pessoas usam redes sociais e mecanismo de busca como o Google.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo TIC Domicílios em 2019, o número de usuários de internet aumentou no Brasil, agora somam-se 70% da população.
Isso quer dizer que pessoas de todas as idades, perfis e localizações geográficas do País estão conectadas.
Uma outra pesquisa que ganhou destaque foi da PWC divulgada na Revista “Isto é Gente“, onde mostrou que 7 a cada 10 brasileiros fazem compras regulares pela Internet.
Ou seja, as empresas que não investem em Marketing Digital estão perdendo essa fatia do mercado, que não tem como negar, é muito grande.
De alguma forma sua empresa precisa ser vista, mas se você pensou em anúncios em rádio, TV, revistas e Outdoor, então, prepare o bolso.
Uma das vantagens de trabalhar com marketing digital em tempos de crise é justamente o seu baixo custo com relação ao que ele proporciona.
A visibilidade que sua empresa pode ganhar investindo na internet, antigamente somente grandes empresas conseguiriam investindo milhões em anúncios de TV, jornal e rádio.
Já no Marketing Digital isso é possível com um valor baixo para investimento. Esta é uma oportunidade para cortar gastos com sabedoria e investir em estratégias que com certeza, lhe trarão maiores retornos mesmo na crise.
Aproveite agora para colocar o seu negócio em um patamar elevado com estratégias de marketing digital que realmente funcionam. Lembre- se, o seu concorrente não vai esperar!
Gostou do conteúdo? Confira também: Coronavírus: Como blindar sua empresa da crise