Landing page, na tradução para o português significa página de aterrissagem, e é também conhecida como página de destino. No contexto do marketing digital é uma página de internet criada com um único objetivo: gerar conversão!
No geral, essas páginas possuem a opção de preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor, como e-books, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente a ponto de valer o fornecimento de seus dados.
São esses dados que serão utilizados no processo de captação dos potenciais clientes.
Diferente das páginas tradicionais de um site, que geralmente são mais abrangentes e detalhadas, as landing pages são mais objetivas e criadas estrategicamente para despertar a curiosidade, criar interesse e provocar desejo no público-alvo, para que ele converta esses sentimentos ou necessidades em algum tipo de ação positiva.
Como o objetivo da landing page é gerar conversão, seu conteúdo deve ser claro, preciso e organizado. A página deve oferecer realmente aquilo que foi especificado em sua campanha estratégica inicial.
Antes de criar uma landing page, é preciso conhecer os elementos que fazem esta página dar o resultado esperado (conversão). Os detalhes vão mudar de acordo com a proposta da página, mas, no geral, elas possuem as seguintes características:
Precisa ficar muito claro o que é oferecido para o visitante da página. Provavelmente as pessoas não vão simplesmente entrar em uma página do seu site ou blog e começar a preencher formulários gratuitamente.
A oferta de uma landing page precisa gerar valor para quem visita aquela página. Procure entender quem é seu público-alvo e quais são as necessidades reais dele, assim você será capaz de oferecer conteúdo a ponto de levá-lo a preencher o formulário para ter acesso.
Estudos indicam que oito em cada dez pessoas que chegam em uma página leem apenas seu cabeçalho (ou seja, somente 20% dos visitantes vão percorrer o restante da página). Portanto, o título e o subtítulo são os principais elementos da página e demandam uma atenção especial.
É fundamental deixar uma mensagem clara sobre o que é oferecido na página, tanto para que a pessoa se sinta interessada, quanto para que ela não se sinta enganada. Portanto, pense em um título chamativo, simples, compreensível e que faça jus a sua oferta.
A velha máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras” deve ser levada em consideração ao criar uma landing page. Além disso, os conteúdos visuais são muito mais claros e atrativos que os textos.
Evite imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão. Uma imagem genérica ou que vá contra aquilo que é proposto pelos textos pode atrapalhar sua oferta. Use imagens que reflitam com veracidade aquilo que está sendo proposto.
A descrição da oferta é o detalhamento daquilo que é oferecido. É o que vai ajudá-lo a vender a sua ideia, eliminando possíveis dúvidas da mente de seu visitante. Portanto, assim como os demais elementos, a descrição precisa ser, em primeiro lugar, clara e refletir a realidade do que você pode oferecer.
Procure usar textos curtos e objetivos para não cansar ou desviar o foco do leitor. Use tópicos e utilize blocos curtos de textos. Destaque termos relevantes em negrito ou cores mais chamativas. Fale dos benefícios que sua oferta trará para seu visitante.
Em casos onde a oferta é complexa e precisa de mais explicações, você também pode usar outros elementos, como vídeos explicativos ou uma prévia do material.
O formulário é onde acontecerá a conversão. Neste momento é preciso ter muita atenção nos dados que serão solicitados. Geralmente quanto mais informações se pede, menor a taxa de conversão. Muitas pessoas se inibem a fornecer dados pessoais.
Por isso, deixe claro todos os campos de preenchimento, facilite a vida de quem está realizando este processo dando opções práticas de preenchimento e seja o mais breve possível.
Tenha muita cautela, pois cada novo campo de um formulário é um empecilho no caminho da conversão do seu potencial cliente. Ainda assim, não deixe de colocar as informações que você precisa coletar dos leads.
Até agora falamos sobre o que é uma landing page e os itens que compõem uma boa página de aterrissagem. No entanto, existem maneiras de potencializar o uso desses elementos, gerando mais possibilidade de conversão.
Uma delas é a prova social: evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou obtiveram sua oferta. As pessoas tendem a seguir recomendações de outros usuários. Algumas formas de fazer isso é com botões que mostram a quantidade de compartilhamento nas redes sociais, número de downloads do material ou até mesmo depoimentos.
Direcione o olhar do visitante: utilizar elementos de direcionamentos na landing page pode ajudar a destacar melhor os detalhes da oferta. Uso de setas ou pessoas olhando pode influenciar na conversão.
Crie um senso de urgência. Acrescentar na landing page quanto tempo falta para sua oferta expirar ou qual a vantagem para o usuário em obtê-la com mais rapidez pode estimular o visitante indeciso a agir mais rápido.
Você pode melhorar ainda mais a experiência com seu usuário utilizando uma Thank You Page (página de agradecimento). É aquela página que aparece assim que o usuário completa uma ação na landing page, normalmente informando que a ação foi concluída.
Uma Thank You Page é uma nova forma de conquista seu lead. Primeiro, porque agradecer o usuário por ter informado seus dados gera empatia, mostrando que você se importa com a experiência dele e além disso, elas são uma nova chance de realizar ofertas para os seus potenciais clientes.
Uma dica nessa página é ter uma oferta complementar, para estimular o lead a fazer uma segunda conversão, ofertando conteúdos que também possam ser do interesse da pessoa.
Uma boa prática em uma Thank You Page é inserir um menu de navegação para o seu site.
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