A transformação digital está acontecendo “agora” e tem feito com que muitas empresas enfrentem grandes desafios nessa transição. Entretanto, ainda existem aquelas que nem estão tentando.
Em linhas gerais, a transformação digital é o emprego de novas tecnologias visando melhorar o desempenho de um negócio. Essa alternativa tem sido estratégica na mudança da estrutura de muitas empresas.
No entanto, vale lembrar que esse processo é longo e trabalhoso, pois é uma procedimento que envolve todas as áreas da empresa e requer empenho da equipe e dependendo da meta ou necessidade da empresa, um alto investimento financeiro.
Esse processo já está acontecendo nos dias de hoje, as empresas mais preocupadas com o futuro estão se atualizando e mudando aos poucos a forma de como seus negócios atuam.
No entanto, ainda tem muitas empresas que não estão na internet e muito menos pensando na transformação digital.
Isso naturalmente acontece porque ainda existem muitas pessoas que consomem produtos e serviços fora do ambiente digital. O motivo é que 60% da população do mundo nasceu antes de 1994.
Você sabia que os nascidos depois desta data são considerados “nativos digitais”? Ou seja, a geração da internet. Eles são apenas 40% dos consumidores até o ano de 2020.
Mas, e para o futuro, quando a geração da internet for a maioria? Será que os negócios que não passaram pela transformação digital vão se sustentar?
Quando mais tecnológica for a população, mas eles vão cobrar pelas mudanças, e acredite, isso vai acontecer em um futuro (não muito distante).
Já é possível perceber que as vendas online aumentaram, inclusive, já existe uma grande concorrência em busca de espaço no mundo virtual.
As inovações surgem a todo momento, as pessoas consomem mais conteúdo, elas fazem faculdade pela internet e por que não esperariam que as empresas fossem todas digitais?
De uma forma bem direta, as empresas que não se adequarem a essa nova realidade e não passarem por uma transformação digital ficarão obsoletas.
Confira também: Mindset: Vire a chave enquanto é tempo
Além de garantir a sua subsistência a médio e longo prazo, a transformação digital traz inúmeros benefícios para o negócio, entre elas:
Para que o negócio aproveite de todos esses benefícios, é necessário uma longa jornada de mudanças, especialmente a de mindset. De maneira geral, o processo de transição é bastante complexo, pois ele visa mudar completamente a forma como a empresa realiza suas tarefas e define as estratégias.
Dentro desse contexto, é essencial disponibilizar tempo e dinheiro, pois todos envolvidos na empresa serão impactados com as mudanças propostas. Diante disso, é indicado que a transformação digital aconteça vagarosamente.
Ou seja, para não causar um alvoroço, a empresa pode modernizar um setor de cada vez, ademais, é importante contar com consultorias que comandem as mudanças para que as tarefas diárias não sejam prejudicadas.
A tomada de decisões frente às novas tecnologias devem ser feitas com o objetivo de melhorar os serviços e consequentemente, os resultados da empresa.
Não se deve esquecer que as mudanças são constantes, por isso, a equipe deve estar preparada para as adaptações de um mercado bem flexível.
O fato é que a empresa só tem a ganhar com a transformação digital. Os desafios de implementação existem, mas eles podem ser minimizados com um planejamento estratégico sério e seguro.
Gostou do conteúdo? Confira também: Seu público está mudando e você também precisa mudar!