Social Selling é o processo de encontrar potenciais clientes e interagir com eles nas mídias sociais para aumentar as vendas.Esse conceito não deve ser confundido com o marketing social, já que se refere ao contato one-to-one entre vendedores e prospects.
O conceito baseia-se de ao invés de uma abordagem de venda difícil e rebuscada, é fazer com que os vendedores busquem o consumidor com o perfil de cliente da empresa e se aproximem dele para ganhar sua confiança.
Dessa forma, os vendedores curtem postagens, se envolvem em grupos e oferecem conteúdo valioso para construir credibilidade a longo prazo, sem pressa para fechar vendas.
Você já notou que toda venda é uma venda social? Há sempre uma relação entre pessoas que querem resolver problemas e pessoas que querem vender soluções. Consequentemente, as vendas nas redes sociais surgiram muito antes da internet.
A novidade agora é a velocidade, escala e eficiência que o Social Selling ganhou nas redes sociais, como: LinkedIn, Twitter, Facebook e até no Instagram.
Mas o mundo digital não mudou apenas as ferramentas de vendas. As relações com os consumidores também alteraram. Os consumidores querem construir confiança com uma marca antes de iniciar qualquer negócio.
Nesse contexto, as vendas são o resultado da construção de um relacionamento entre marcas e consumidores.
O papel do Social Selling é, portanto, conectar os vendedores com essas pessoas na busca de soluções e posicioná-las como especialistas, fornecendo-lhes as informações de que precisam. Ao responder às necessidades dos clientes em potencial, os vendedores são mais propensos a fechar negócios.
Os vendedores que sabem como alcançar clientes em potencial e construir relacionamentos valiosos nas mídias sociais podem aumentar as vendas.Veja os principais resultados do Social Selling bem aplicado:
Os benefícios da social selling começam nas relações entre vendedores e potenciais compradores. Os relacionamentos vão além das interações comerciais.
Isso reduz mensagens frias ou e-mails frios que atingem clientes em potencial inesperadamente sem que eles conheçam e confiem na marca antecipadamente. Nas redes sociais, essas relações são construídas e integradas gradativamente.
Consequentemente, os laços ficam mais fortes ao longo do tempo. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 89 % dos consumidores compram de marcas que seguem nas redes sociais e 85 % as recomendam a amigos e familiares.
Quando a força de vendas constrói um relacionamento com os consumidores nas redes sociais, todo o processo de persuasão para provar o valor das soluções da empresa é mais curto e barato porque os potenciais clientes já confiam no que o vendedor tem a oferecer.
Outra razão é que as vendedoras conhecem melhor seus clientes-alvo porque estão mais próximos deles e podem pesquisar seus interesses por meio das mídias sociais para criar abordagens mais eficazes. Consequentemente, a venda social encurta o ciclo de vendas.
Para os profissionais de vendas B2B, reduzir o tempo de busca de leads e encurtar o ciclo de vendas estão entre os principais benefícios do social selling.
Ao encurtar o ciclo de vendas, o custo de fechar um negócio também diminui. As empresas não precisam investir em muitas abordagens e podem economizar tempo em outras tarefas.
A venda social também usa ferramentas orgânicas, como criação de conteúdo e mensagens diretas para erigir relacionamentos com clientes em potencial.
Consequentemente, o custo de aquisição de clientes (CAC), uma métrica importante para testar a eficácia de uma estratégia, geralmente é reduzido com o uso do social selling.
Os consumidores que compram com mais confiança tendem a permanecer mais tempo na empresa. Eles tomam uma decisão informada porque entendem o valor que a empresa oferece e quão útil o produto ou serviço será em suas vidas diárias.
Consequentemente, a duração e a fidelização do cliente à empresa costumam ser maiores.
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