Você ainda tem dúvidas sobre o que é o SEO?
A definição exata dessa sigla é “Search Engine Optimization”. Na prática, é um conjunto de técnicas usadas no Marketing Digital para melhorar o posicionamento orgânico de um site nos buscadores, principalmente no maior deles, o Google.
Quando um usuário faz a busca de algum produto ou serviço no buscador, sempre aparecem alguns sites na primeira página. Acredite, eles não estão lá por acaso, existem estratégias que influenciam a classificação dos sites nos resultados da busca.
É importante lembrar que não estamos falando dos anúncios pagos, mas sim, do posicionamento natural do site diante do buscador.
Os primeiros buscadores surgiram na internet em meados de 1993, o pioneiro foi o “Excite”, depois vieram o ” Yahoo“, “Cadê” e o famigerado “Google” em 1997.
Os buscadores funcionam como uma espécie de organizadores de todo o conteúdo que tem na internet, eles usam alguns mecanismos como as estruturas de links para determinar a relevância das páginas conforme a busca do usuário.
Pode parecer confuso, mas na realidade o processo é simples, o Google determina quais os conteúdos sobre determinado assunto ele vai dar preferência para entregar a o usuário. Isso é o SEO.
Pense na prática, nos tempos que não existia internet, todos os conteúdos eram acessados na biblioteca, quem fornecia o material era a bibliotecária, que entregava os livros que ela julgava melhor sobre um determinado assunto. De certa forma, ela também tinha o seu padrão de seleção, é dessa forma que o Google age.
Com milhares de conteúdos expostos na rede, o Google precisa selecionar aqueles que realmente vão atender a necessidade do seu usuário. Essa métrica foi desenvolvida por Larry Page que deu origem ao termo SEO através de um livro escrito em 1997.
Nesta época, o cálculo do SEO é feito pela quantidade e qualidades dos links recebidos.
No entanto, foi Adam Audette que também divulgou uma explicação mais detalhada sobre o SEO, essa confrontava o livro de Larry Page, pois ele dizia que havia uma linha do tempo no termo SEO.
Enfim, de lá pra cá, existem muitas histórias sobre o surgimento do SEO e como ele age, no próprio Wikipédia aponta que Danny Sullivan afirma que o SEO surgiu pela primeira vez em um post SPAM na Usenet.
O que pode se afirmar de fato é que hoje em dia, o SEO se tornou uma das ferramentas mais poderosas da internet, é como se fosse uma forma de sobrevivência em meio a tantas informações na rede.
Através dele, é possível ter chance de ser encontrado em um mundo virtual gigantesco.
Ter um endereço virtual, site ou blog sem o SEO não traz nenhuma garantia que a empresa será encontrada na internet.
A otimização de sites para os mecanismos de buscas (SEO) é feito justamente para alcançar o usuário.
Quando uma pessoa digita uma dúvida ou busca por alguma informação de produto e serviço, o Google trabalha com muita velocidade para classificar os conteúdos relevantes e entregar ao usuário a resposta que ele estava procurando.
Portanto, se a sua empresa tiver um trabalho de SEO, é mais provável que ela ocupe boas posições no ranqueamento aumentando sua classificação e naturalmente a sua visibilidade online melhora.
O trabalho de SEO não é realizado a esmo, pelo contrário, ele focado nas palavras chaves relevantes ao negócio, com isso, existem maiores chances do potencial cliente encontrar a empresa diante de uma busca pelos serviços ou produtos.
Mediante a isso, sites de empresas que não possuem a estratégia de SEO, ficarão esquecidos no grande mar da internet.
Os processos de retorno de uma pesquisa no Google são: Rastreamento, Indexação e Exibição de resultados.
São os robôs do buscador que identificam as páginas para enviar os resultados, para isso, eles usam algoritmos que definem a prioridade.
Para ter um site devidamente preparado para ser “lido” pelo Google, é fundamental que os especialistas avaliem os mais de 200 fatores de ranqueamento do SEO.
Abaixo, vamos citar os 10 principais, confira!
É uma métrica usada para avaliar vários fatores OFF Page do domínio, elas são levadas em conta e podem atribuir um número maior ou menor de relevância a um site presente no banco de dados de um buscador.
Não pode ser cópias, devem ser únicos e bem produzidos.
É importante se atentar na expressão buscada pela maioria dos usuários, é indicado evitar palavras genéricas, onde tem muita concorrência, no entanto, nada impede de usá-las, lembre-se de que as palavras-chave mais genéricas, geralmente de uma ou duas palavras apenas, são muito disputadas e, dificilmente, você conseguirá rankear bem para elas no curto prazo.
É importante que a palavra central conste no título, afinal, o tema será o chamariz não só para o usuário, mas também tem grande influência na avaliação ON Page.
A palavra central precisa estar no texto repetida algumas vezes, porém o buscador do Google já compreende também o uso de sinônimos no texto. Use as palavras-chaves em alguns subtítulos e no decorrer do seu desenvolvimento.
O Google sabe quanto tempo um usuário fica na página de um site, ele dá preferência para aqueles que prendem o leitor. Muitas estratégias podem ser usadas para isso, desde imagens, infográficos ou videos.
É fundamental que as páginas sejam muito mais leves e rápidas, dessa forma, fica mais fácil indexar no buscador. Ademais, os usuários tendem a desistir de sites lentos, principalmente quando estes forem acessados por dispositivos móveis.
Falando de dispositivos móveis, é de extrema importância o seu site ser adaptado para todos os tipos existentes e não somente para o computador.
Receber links de sites que fazem parte do seu universo ajudam aumentar a relevância da página. Portanto, se você tem um salão de beleza e receber um link de uma empresa que fabrica creme hidratante, certamente será valorizado pelo Google.
Fator importante para o ranqueamento, o Google gosta de dar preferência para páginas que possuem autoridade para atestar que aquilo que está sendo dito é confiável.
Como visto acima, se destacar no mundo virtual não é fácil, pois existe muita concorrência, entretanto, com boas estratégias de SEO é perfeitamente possível, especialmente quando essa missão é dada uma empresa de Marketing Digital experiente.
Confira nosso vídeo sobre este assunto:
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