O marketing de conteúdo é um movimento que está em constante evolução. A todo tempo, novos formatos de publicação surgem, e o podcast é um deles. Detalhe: é um recurso que está em alta no mercado e vem sendo muito utilizado pelas empresas que querem fazer a diferença frente a concorrência.
O podcast é um material entregue em formato de áudio que lembra o rádio. A diferença é que ele é gravado e fica disponível para que o consumidor ouça quando quiser, ou seja, é um conteúdo sob demanda, e não ao vivo. Geralmente trata de um tema específico, podendo ser um programa único ou uma série de episódios sobre este tema.
Continue a leitura e veja como ele pode ser útil a você e sua empresa:
Para garantir o reconhecimento da marca, é importante para a empresa marcar presença em todas os meios digitais possíveis. Artigos em blog, vídeos e redes sociais são ações de marketing digital que se complementam. Assim, o podcast é mais uma forma da empresa atingir seu público e mostrar para seu cliente que seu alcance não é limitado.
Além disso, adicionar mais um formato de mídia à sua estratégia de marketing digital abre a possibilidade de alcançar um público que não seria atingido com blog, posts e outros formatos. Uma pessoa pode, por exemplo, não gostar de ler e-books, mas amar ouvir podcasts.
O podcast é uma ótima oportunidade de mostrar para seu público quem você é! Literalmente, é dar voz à sua empresa. Assim as pessoas vão sentir como se conhecessem quem está por trás da sua marca, o que aumenta a relação de confiança entre as partes e facilita no momento de fazer negócio.
É importante, nos episódios de podcasts, que o público possa ouvir pessoas relevantes dentro da empresa. Mesmo grandes companhias, precisam dar voz a gerentes, diretores, CEOs e até mesmo ao dono. Isso também favorece a confiança do consumidor, pois diminui a distância entre empresa e cliente, mostrando uma companhia mais humanizada.
O podcast pode ser escutado em qualquer lugar, bastando colocar os fones de ouvido e ouvir pelo celular. É uma ótima saída para aproveitar um tempo que a princípio está sendo desperdiçado ou fazendo alguma atividade entediante, como lavar louça ou fazer faxina, por exemplo.
Um podcast também pode ser ouvido no trânsito, durante exercícios físicos na academia, na cama, no horário de descanso, enquanto estamos na espera de algum compromisso, dentre muitas outras possibilidades.
Sabemos o quanto o tempo é mais do que precioso nos dias de hoje, por isso, muitas pessoas estão deixando de lado o consumo de conteúdos que envolvem ler ou assistir, pois precisam priorizar outras tarefas.
Além disso, existe uma tendência de que os conteúdos de podcasts sejam mais leves e divertidos, por meio de uma linguagem mais casual e direta. Assim, além de prático, ouvir podcasts pode se tornar uma atividade agradável.
O podcast pode ser apresentado por apenas uma pessoa ou pode possuir mais apresentadores ou mesmo convidados para serem entrevistados. O importante é que o conteúdo seja relevante e agregue valor para quem está ouvindo.
O ideal é que, ao definir o conteúdo para o podcast, você siga o mesmo caminho de outras ações de marketing digital. Assim como seus posts no blog, redes sociais e outros conteúdos, o podcast deve trazer valor para a audiência.
Como tudo que desejamos realizar, criar um podcast exige planejamento. É nesta fase que se define a estrutura do programa, o objetivo a ser alcançado, o público a ser atingido, o conteúdo a ser produzido. Entre outras coisas, é nesta etapa que você vai decidir se o conteúdo será solo ou se haverá convidados, com que frequência será produzido e como será divulgado.
É importante que o programa tenha uma estrutura pré-formatada. Assim, além de facilitar no decorrer da gravação, evita que se fuja do tema ou se esqueça de algum conteúdo relevante. O ideal é que haja uma introdução ao tema e, em seguida, que este seja detalhado em tópicos. No caso de um programa de entrevista, é importante combinar as perguntas antecipadamente com o entrevistado.
Para quem está começando, não é necessário investir em equipamento profissional. Com um bom microfone e um ambiente com isolamento acústico adequado, já é possível produzir um conteúdo bem legal e audível ao público. A gravação pode ser feita por meio de aplicativo de celular ou diretamente no gravador de som do computador.
Talvez a parte mais trabalhosa, a edição é a finalização do programa, permitindo que ele seja publicado com qualidade e fluidez. É neste momento que serão cortadas partes irrelevantes e erros de gravação. É recomendável utilizar trilhas musicais e vinhetas para incrementar a abertura, transição e encerramento do seu podcast. Apenas tenha cuidado para não exagerar nos efeitos e nem utilizar músicas com direitos autorais.
Depois da edição, agora é publicar o podcast e anunciá-lo para o mundo. Isso pode ser feito tanto no site da sua empresa, quanto nas plataformas de áudio, como o SoundCloud ou o Spotify. Se desejar, você pode utilizar mais de um canal de publicação. O importante é fazer a escolha de modo que seja mais fácil para que o público-alvo possa ter acesso ao conteúdo.
Está cada vez mais evidente que o podcast chegou para ficar e tem atingido novos públicos. Portanto, é importante que, além de gerar um bom conteúdo, o podcast entre na sua rotina de produção de marketing de conteúdo.
Você deve criar uma periodicidade de publicações e dar a essa forma de comunicação a mesma atenção que é dispensada com outros tipos de conteúdo, como blog, posts e vídeos.
Assim, além de alcançar um público cada vez maior, sua marca deixa claro que está seguindo as tendências do mercado.
Venha bater um papo com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o marketing digital e de conteúdo!
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