O Inbound Marketing é uma derivação do marketing focada em atrair, converter e fidelizar clientes. O nome “inbound”, traduzido significa entrada e é justamente esse o conceito: atrair clientes no começo da conexão, por meio de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing visa atrair clientes mediante a um conjunto de estratégias que exploram canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais.
Entenda mais sobre Inbound Marketing nesse artigo completo que preparamos para você.
O Inbound Marketing não surgiu de um dia para o outro, esse conceito já era realizado de forma inconsciente por profissionais de marketing. Todo trabalho que tem como objetivo gerar conexões, oferecer respostas por meio de conteúdos e gerar valor ao cliente, pode ser considerado Inbound Marketing.
Os princípios do Inbound Marketing já existem há décadas e têm sua origem com base no conceito de Seth Godin, um autor de livros de negócios que fundou a Yoyodyne, que mais tarde foi vendida para o Yahoo!. Em seu livro “Permission Marketing” de 1999, Godin apresenta conceitos que servem de diretrizes do Inbound Marketing e que são fundamentais para entendê-lo.
A popularização do Inbound Marketing começou oficialmente nos Estados Unidos a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot.
Antes mesmo do conceito de Inbound Marketing ganhar corpo, já era consenso de que a forma de comprar estava mudando. As pessoas já não iam para uma loja sem antes pesquisar o produto pela internet.
Com o passar do tempo e principalmente após a pandemia do Covid-19, mais pessoas foram se conectando à Internet e o marketing on-line se tornou indispensável, independentemente do ramo de atividade. Mesmo as empresas cujos produtos que só podem ser vendidos de maneira presencial, precisam da Internet para atrair seus clientes.
O Inbound Marketing caminha ao lado do marketing digital. Seu principal objetivo é gerar conteúdo que faça diferença. Mas, afinal, o que é conteúdo?
Podemos definir conteúdo como:
A ideia central do Inbound Marketing é atrair clientes por meio de conteúdos que solucionem ou despertem o interesse sobre determinado assunto. Ele serve para aumentar a visibilidade de seu negócio, atrair clientes em potencial e fidelizá-los.
O Inbound Marketing pode gerar muitos benefícios para a estratégia de marketing de uma empresa. Dentro deles estão:
A Content Trends 2017 avaliou que empresas que adotam o Inbound Marketing conseguem alcançar 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso desse conceito.
Uma boa estratégia de Inbound Marketing não só alcança um público maior, como encontra o cliente correto.
Em vez de atrair um alto índice de tráfego de pessoas que não querem receber o seu conteúdo, o Inbound Marketing é capaz de trazer a pessoa que quer saber sobre o que você está publicando. Assim, fica mais fácil direcionar e classificar essa pessoa como uma possível compradora.
Ao produzir conteúdo de qualidade, mesmo que o cliente não tenha a intenção de comprar, ele lembrará de você.
Vamos exemplificar:
Imagine que você possui uma empresa de fones de ouvido, e publica constantemente conteúdos nas redes sociais e no blog. Uma pessoa acompanha a sua marca e acha relevante o conteúdo que você divulga, mesmo tendo o produto de outra empresa, mas que não possui presença nas mídias. Se no futuro, ele quiser trocar de fone de ouvido, você acha que ela vai lembrar primeiro de qual marca? Da sua que sempre está em evidência nas redes ou da do concorrente que não publica nenhum tipo de conteúdo?
O marketing de conteúdo desenvolve uma relação com o cliente e cria um vínculo com ele. Diferente das outras estratégias de marketing, o Inbound quer solucionar e ajudar a persona, e não apenas empurrar a ela um produto.
Exatamente! A sua venda é realizada de forma curta e objetiva!
Com um conteúdo altamente personalizado e que toca diretamente no problema do cliente, é muito mais fácil encurtar o processo de venda.
Quanto mais tempo se leva para converter leads em clientes, maior é o ciclo de venda, o que representa um custo maior. Dessa forma, faz sentido considerar o Inbound Marketing como um diminuidor do processo de vendas.
E não é só o processo de venda que fica menor, é possível reduzir custos, por meio do Inbound Marketing, que é relativamente mais barato que outras soluções tradicionais, como anúncios e ativação de marca.
O melhor é que essa redução não significa perda da qualidade, pois o investimento é feito em conteúdo relevante que aumenta o valor intangível da sua marca.
Toda estratégia de marketing precisa ser monitorada e mensurada. Com o marketing de conteúdo, que está dentro do Inbound Marketing, fica mais fácil pois os resultados são simultâneos, por meio das redes sociais e SEO.
Com essa rapidez e agilidade, é fácil mensurar o que está dando certo ou não e mudar rapidamente de estratégia.
Agora que você entendeu como funciona, como surgiu e para que serve o Inbound Marketing, vamos te mostrar como ele atua na prática, detalhando como funciona cada processo dele: atração, conversão, venda e encantamento.
A primeira etapa da metodologia do Inbound Marketing é atrair “estranhos” para se tornarem visitantes regulares, por meio de conteúdo relevante.
Atrair não tem haver com introduzir qualquer pessoa a sua empresa, a ideia por trás da atração é buscar os visitantes certos, que tenham a intenção de conhecer mais sobre a sua marca. Isso é o chamado tráfego qualificado, aquele que tem chances reais de resultar em venda no futuro.
A atração é trabalhada com conteúdos relevantes, originais e interessantes. Eles são feitos por meio dos seguintes canais:
Marketing de Conteúdo: o conteúdo é uma das principais ferramentas do inbound marketing, atuando em todas as etapas do processo. Essa etapa envolve: criação de personas, pesquisa de palavras-chave e vários outros fatores;
Blog: esse é o principal canal de produção de conteúdo que uma empresa pode usar no Inbound Marketing. Todos os textos e conteúdos gerados passam, de alguma forma pelo blog;
Site: o site precisa estar linkado diretamente com o blog, pois é por ele que a venda real vai acontecer. Conforme absorvem a mensagem do conteúdo, os visitantes, naturalmente, vão até o site para verem o que sua empresa oferece;
Mídias Sociais: as mídias sociais podem se tornar a vitrine da sua marca. Elas
são fundamentais para espalhar seu conteúdo e fortalecer o valor da sua empresa para o público;
SEO: o SEO faz com que o seu site seja encontrado mais facilmente nas ferramentas de pesquisa, como: Google, Yahoo, Bing, entre outras.
Ao conseguir a atenção desses visitantes, o objetivo é converter o máximo deles em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda.
Essa é a etapa de estreitar o relacionamento com o seu público, ainda por meio da geração de conteúdo, mas agora usando um poder maior de persuasão. A seguir, veja as ferramentas ideais para isso:
Landing Pages: É muito provável que você já tenha preenchido uma. São páginas únicas, feitas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta em troca de informações pessoais;
Call to Action (CTA): a tradução desse termo é “chamada para ação”, que é um convite direto para que o visitante aceite determinada oferta, informação. O uso excessivo dessa ferramenta pode tornar o Inbound Marketing ineficiente;
CRM: o termo inglês para “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, remete a uma central de informações sobre todos os contatos que você capturou;
CRO: o papel do CRO, “Otimização da Taxa de Conversão”, é garantir que suas conversões continuem aumentando, nunca diminuindo. Um bom plano de otimização envolve ações contínuas, baseadas em testes e dados coletados.
Depois de nutrir os leads com conteúdo agradáveis, é preciso avaliar quem está realmento disposto a comprar e efetivar a venda. Envolve transformar o lead em uma venda promissora. As seguintes ferramentas de marketing podem te ajudar nesse processo:
Automação de Marketing: a ferramenta de automação permite manter o relacionamento mais próximo dos leads e conduzi-los pelo funil, mesmo em grande escala;
E-mail Marketing: o e-mail marketing ou newsletter é uma forma de manter os leads interessados na sua marca, pois estimula o interesse, enviando conteúdos diretos ao e-mail com praticidade e alto nível de personalização.
Com a venda concluída, você não pode esquecer do seu cliente, por isso o serviço de pós-venda é relevante. Invista nas seguintes práticas para encantar seus clientes:
Relacionamento Ativo: construa um relacionamento ativo com seus clientes, não deixe que eles se esqueçam da sua marca. Envie conteúdos relevantes com regularidade para manter o relacionamento ativo.
Conteúdo Avançado: faça com que o seu cliente continue buscando a sua marca para solucionar problemas, e mostre a real preocupação em ajudá-lo. Isso fará com que você ganhe fãs.
Contrate uma agência de marketing para te ajudar: todo esse processo é de extrema relevância para o sucesso da sua estratégia de marketing, e ninguém melhor do que especialistas no assunto.
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