A indústria é um segmento que, geralmente, tem uma enorme gama de concorrentes e, por isso, estabelecer diferenciais para a sua empresa é fundamental para que ela seja vista. Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é a aplicação do Inbound Marketing. Saiba como implantá-la na sua empresa:
Todos os empresários que comandam indústrias já estão familiarizados com a palavra “Marketing”, esse conjunto de ações e estratégias que permitem que uma empresa se relacione com o mercado é extremamente necessário para que os negócios avancem.
Existem frentes de trabalho para que essa ação aconteça, são elas: Produto, distribuição, promoção de vendas e preço. Porém, a forma de fazer Marketing mudou bastante nos últimos anos.
O Marketing do século passado não serve mais hoje em dia, pois o mercado mudou e seus consumidores também. Com isso, surgiu o Inbound Marketing, uma forma de atender melhor às exigências dos potenciais clientes
O viés principal do Inbound Marketing é atração voluntária dos clientes, por isso, alguns especialistas da área chamam esse sistema de “Marketing de Atração”.
Basicamente, é uma forma muito diferente do velho Marketing, pois ele prioriza a produção de conteúdo interessante para o seu público, onde pode-se conquistar a permissão deles para que haja uma comunicação direta.
O Inbound Marketing para indústria é um grande avanço, pois antigamente dificilmente esse segmento de mercado tinha algum tipo de relacionamento com o cliente, já que as marcas sempre eram representadas pelos seus revendedores.
O ponto positivo é que nos tempos atuais, a indústria tem a possibilidade de conhecer quem são os seus clientes e o que eles estão procurando.
Com esse formato de marketing as empresas compartilham conteúdos referente ao seu nicho de mercado e com isso, atraem o público gerando um relacionamento mais próximo.
Os conteúdos compartilhados objetivam enriquecer o conhecimento do público, com isso, ele passa a ver o seu negócio como uma referência no assunto.
Por exemplo: Digamos que o seu negócio fabrica chocolate, se através do Inbound Marketing são produzidos conteúdos referente a esse assunto onde são abordados diversos aspectos sobre o chocolate, o público pode gerar um grande interesse e assim, ver a sua marca como uma referência.
Ou seja, ocorre o fortalecimento da marca diante do mercado.
Muitas empresas conseguiram visibilidade dessa forma, este é o método mais inteligente de conquistar o consumidor.
Muitos profissionais do mercado afirmam, com milhares de dados em mãos, que o Outbound morreu e que esta forma de comunicar mais direta, normalmente utilizada nos meios tradicionais de comunicação, está com os dias contados.
Segundo eles, o Inbound é o futuro. Comunicar hoje deve ser uma ação menos intrusiva, mais envolvente e melhor preparada para construir um diálogo com seu público e oferecer o conteúdo certo na hora que ele quiser e estiver procurando por ele, não o contrário.
Não é difícil de entender como o Inbound Marketing para indústria se difere do Outbound.
Porém, antes de nos aprofundarmos neste assunto e ver as reais vantagens do Inbound marketing para a indústria, é preciso compreender o que é cada um destes conceitos e suas principais diferenças.
Basicamente, o outbound se opõe estrategicamente ao inbound.
Sendo muito simplista, o outbound é uma estratégia de prospecção ativa e o inbound é uma estratégia de prospecção passiva.
Enquanto no inbound você cria mecanismos para atrair os potenciais clientes, no outbound você identifica o perfil dos potenciais clientes e começa a abordá-los.
Resumidamente, seu conceito é:
Outbound é um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal, que é definido por um conjunto de parâmetros ligados às características do cliente que se adapta melhor à solução oferecida.
Já o Inbound Marketing é um método de marketing digital onde você atrai um possível cliente através de conteúdos de qualidade, educa a pessoa sobre os problemas que seu produto ou serviço resolve e então ela mesmo busca fechar negócio com você.
O principal diferencial deste tipo de marketing é que ele é capaz de atingir todos seus possíveis clientes, independente se eles estão no momento de compra ou não.
Primeiramente, é preciso reiterar que o Outbound trabalha com 4 pilares (Produto, distribuição, promoção de vendas e preço), enquanto que o Inbound atua com 3 que são: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
No Marketing Tradicional (Outbound) a empresa procura pelo cliente, suas campanhas também são mais diretas e tem como foco mostrar promoções e fazer propagandas de um determinado produto.
No Inbound Marketing é o cliente que procura pela empresa através do oferecimento de conteúdo. Ou seja, ele é mais permissivo enquanto que no método tradicional, o foco é a atrair a atenção do cliente através de chamadas mais invasivas.
Quando se fala que o público mudou muito nos últimos anos, é uma verdade absoluta, afinal eles estão mais exigentes e sempre em busca de mais conhecimento. Por isso, o marketing hoje precisa ter uma comunicação de mão dupla, onde o cliente possa participar com suas opiniões e isso é possível através das mídias sociais e do meio digital.
No antigo Marketing isso não é possível, pois a comunicação é unilateral, ou seja, somente a empresa anuncia um produto sem dar a possibilidade do cliente dar seu parecer sobre o produto.
Através do Inbound Marketing acontece o envolvimento de pessoas e através desse método, elas ficam mais engajadas com a empresa.
A indústria que antes ficava escondida atrás de um revendedor, agora pode se relacionar com os compradores de seus produtos. Que tal um exemplo?
Você provavelmente já deve ter recebido inúmeras visitas de revendedores e representantes de revendedores em sua empresa, onde estes explicam suas soluções de serviços e produtos e muitas vezes deixam algum material para consultas futuras sobre a empresa e o que ela trabalha.
Quando este vendedor ou representante sai de sua sala, você com certeza deve dar uma pesquisada rápida no internet para checar o site desta empresa, olha suas redes sociais, acha algumas informações e julga se os dados encontrados ali são realmente relevantes ou não para você.
O mesmo acontece com o seu cliente. Afinal ele também quer saber quem é a sua empresa e busca por informações no seu site ou nas redes sociais da sua empresa. Agora imagine, se estes canais não estão ativos ou pior, desatualizados?
O Inbound Marketing para indústria trabalha com as seguintes metodologias:
Mas, como fazer isso?
Através de ações em conjunto que envolvam a produção de conteúdo para Blogs, Mídias Sociais, e-mail marketing e outras.
Quer algumas dicas em vídeo sobre como montar estratégias para cada etapa e momento de compra do seu cliente ? Então clique no player abaixo e assista. Mas não esquece de continuar no artigo para continuar a saber mais sobre o assunto de Inbound Marketing para Indústrias!
Listamos 3 benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa.
Com a internet e o Google, sempre que temos dúvida de alguma coisa, perguntamos ao Google qual é a resposta.
É por aí que você irá alcançar seus prospectos.
Seus potenciais clientes estão nesse exato momento procurando no google como resolver um problema, seu site aparece como resposta?
Para atrair seu público, você precisa se transformar em uma fonte de informação, seja ela escrita em um blog, em vídeos no youtube ou até mesmo em um podcast.
Dessa forma você irá alcançar não somente quem está procurando comprar o seu produto agora, mas também quem poderá comprar no futuro.
Confira também: Sua empresa precisa mesmo de um site?
Para que o Inbound Marketing funcione você precisa montar seus conteúdos informativos para que a audiência comece a chegar, e seguir você. A partir do momento que você estrtura isso, adequa a seu site e suas redes sociais, está na hora de criar uma lista de seguidores para montar seu funil de vendas.
A primeira coisa é permitir que seus seguidores inscrevam-se na sua lista por email. Assim você terá um canal de comunicação direta com seus prospectos que será só sua. O oposto da audiência alugada do marketing de interrupção (Outbound).
Agora você precisa montar seus conteúdos (textos do blog, vídeos, podcasts) de acordo com as diferentes etapas da jornada de compra do seu prospecto/lead (persona).
Normalmente é dividido da seguinte forma:
Para entender melhor sobre o assunto, confira também: O que é funil de vendas? E porquê você precisa saber sobre isso?
Nesse ponto, o seu prospecto terá passado pelo funil:
Com isso você irá completar o fluxo do inbound marketing e criará uma situação de ganho-benefício. O seu contato recebeu informação gratuita e você conquistou clientes sem interromper suas atividades e sem precisar de grandes investimentos.
Pode-se dizer que o Inbound Marketing é um trabalho de formiguinha, pois o objetivo é preparar o público alvo que ainda não está pronto para a compra, isso é possível quando a mensagem certa é enviada no momento oportuno através do funil.
É comprovado que as pessoas não gostam de abrir telas de anúncios indesejados na internet, desenvolvendo uma estratégia assertiva e comunicação personalizada é possível atrair um número maior de consumidores que podem se tornar clientes da empresa quando eles perceberem que a marca está interessada no feedback das pessoas.
Por fim, vale lembrar que o Inbound Marketing para indústria pode ser mensurado através de relatórios. Desse modo, a empresa pode mudar a estratégia constantemente para conseguir melhores resultados.
Essa é a nova abordagem no Marketing que permite à empresa conhecer melhor o perfil do seu público consumidor e com isso, desenvolver uma linguagem apropriada para um relacionamento duradouro.
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