O chefe do Instagram, Adam Mosseri, garantiu que os NFTs (Non-fungible tokens) vão estar presentes no Instagram. A empresa começará a testar o uso de NFTs com um pequeno grupo de usuários que poderão postar conteúdo NFT em storys, feed ou pelo envio de mensagens (direct).
Esses ativos digitais, que vêm ganhando espaço desde 2020, são oficialmente conhecidos como tokens não fungíveis. Pode ser uma imagem, um gif ou até mesmo uma palavra online. Seu valor tem a ver com suas propriedades únicas. Qualquer pessoa que compre NFT possui o arquivo, entenda melhor a seguir.
NFT é um tipo de certificado digital criado por meio de blockchain que identifica a singularidade e exclusividade dos produtos digitais. NFT é a abreviatura de “Non-fungible token“.
Simplificando, uma NFT é qualquer elemento digital, como imagem, foto, vídeo, música, texto, postagem de mídia social etc. Esse elemento digital se torna um item único perante o mundo, envolvendo colecionadores e investidores interessados em impulsionar dinheiro de verdade na aquisição de obras e ativos digitais.
Segundo Mosseri, no Instagram não haverá custo adicional associado à publicação ou coleta de um colecionável. O objetivo é começar pequeno, principalmente para entender como a plataforma receberá e utilizará tal ferramenta.
Os detalhes de cada uma das NFTs serão exibidos na rede social da mesma forma que no formato de loja, mostrando o produto, o nome do criador e, neste caso, seu dono.
No vídeo compartilhado no Twitter do diretor, ele detalha a novidade e destaca ainda que a empresa quer aprender e disponibilizar ainda mais tecnologias, porém, por ser uma plataforma centralizada, é preciso ter alguma calma para lidar com a novidade.
Conteúdo em inglês.
Ainda há um processo em andamento para o uso de NFTs nas redes sociais, mas o Twitter foi a primeira grande plataforma a aderir, em janeiro de 2022.
No Twitter elas podem ser usadas como fotos de perfil e são pagos para serem expedidos, diferentemente do que o objetivo desenvolvido inicialmente.
O recurso foi liberado especialmente para usuários do serviço Blue da rede. Apesar disso, o Twitter liberou o download dos tokens para utilização em outros dispositivos.
E aí, quando o Instagram liberar de vez o uso de NFTs você irá adquirir as suas? Conte para a gente nos comentários.
Leia mais conteúdos como esses no nosso blog.