O blog é uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos. Em geral, esses conteúdos são textos, no formato de artigo ou notícia, mas que podem ser acrescidos de outros elementos gráficos como imagens, áudios e vídeos. A estrutura do blog permite uma atualização rápida por meio de publicações (ou “posts”) e organizados de maneira cronológica (os mais recentes primeiro).
A ferramenta surgiu no final dos anos 1990 como um diário, onde as pessoas publicavam sua rotina para que todos os seus seguidores acompanhassem. Com o passar do tempo e o advento das redes sociais, os blogs pessoais perderam espaço. No entanto, essa ferramenta tornou-se de grande importância no marketing digital.
Se sua empresa ainda não tem um blog, conheça aqui os nove principais motivos para você começar a fazer o seu já!
Já falamos aqui sobre a importância de sua empresa ter um site. Nele, você pode reunir as principais informações do seu negócio, apresentar produtos e serviços, mostrar cases de sucesso, incluir suas informações de contato entre outros. Essas informações, porém, costumam ser estáticas e são atualizadas raramente.
O blog traz mais dinamismo ao site, pois a cada nova publicação, seu site ganha um novo conteúdo, uma nova página. A organização por ordem de data mostra ao visitante do seu site que você se preocupa com o conteúdo. O blog permite que você esteja sempre apresentando novos produtos ou serviços, ou ainda novidades do seu ramo de atividade.
Embora seja originalmente estruturado em título e conteúdo, o blog permite uma diversidade de formatos. É possível, por exemplo, publicar um artigo ou notícia em forma de texto, incluindo imagens, gifs e infográficos.
Mas também é possível produzir recursos audiovisuais, como podcasts ou vídeos incorporados do Youtube, que podem ser reproduzidos dentro da própria postagem. Essa possibilidade de explorar vários formatos, faz com que o blog possa ser utilizado por todos que querem marcar presença na internet, independente do ramo de atividade.
A utilização nas estratégias de inboung marketing é mais um dos motivos para se ter um blog. Independentemente do conteúdo que sua empresa pretende produzir, é nesta seção do site que irão se concentrar as informações.
Todo o conteúdo produzido necessita de um repositório, para que as informações não se percam em postagem nas redes sociais após o final da campanha de marketing digital. Portanto, é no blog que se concentra todo o material produzido para uma estratégia publicitária online.
Um blog pode ser utilizado para educar os clientes sobre o que a sua empresa faz e também para auxiliar no processo de venda. Seu representante comercial, por exemplo, pode indicar artigos da própria empresa que respondam à dúvida levantada por um potencial cliente durante a negociação.
Além de facilitar e agilizar o processo de negociação, esse tipo de ação transmite mais credibilidade ao seu lead, pois demonstra que a empresa já estava previamente preparada com soluções personalizadas para oferecer a ele.
No projeto de um site para sua empresa, é importante já prever o blog, que funcionará como mais uma das editorias do mesmo. Assim, ele será incluído no projeto final do site e o custo será diluído entre as outras seções do mesmo.
A atualização do blog costuma ser fácil e qualquer funcionário da empresa pode fazer. Os blogs utilizam ferramentas intuitivas e autoexplicativas. Após um rápido treinamento, um usuário básico de internet é capaz de publicar os artigos, não sendo necessário ser profissional de T.I. ou de marketing.
Ao publicar conteúdos em um blog, sua empresa tem mais páginas a serem indexadas no Google em comparação com um site estático. A junção disso com um bom SEO, melhora o posicionamento nos buscadores e atrai mais visitas.
Além disso, um dos critérios de busca do Google é a periodicidade com que a página é atualizada, pois quanto mais recente forem os conteúdos, mais chances de esses dados estarem atualizados. Sendo assim, manter um blog sempre atualizado traz mais chances de sua empresa aparecer nos resultados de busca orgânicos.
Com exceção de posts que trazem conteúdos pontuais abordando temas do momento, artigos geralmente não têm data de validade e podem gerar resultados a longo prazo. Uma publicação com tema relevante pode ser consultada daqui a anos e seu conteúdo ainda ter importância.
Este artigo é um exemplo disso. Os motivos que levam uma empresa a ter um blog, provavelmente serão os mesmos daqui a alguns anos. Ainda assim, se algum tópico se tornar obsoleto e precisa ser atualizado, as ferramentas de publicação permitem que isso seja feito de maneira rápida e simples.
Se sua empresa escreve sobre seu mercado de atuação, produtos ou serviços, ela demonstra conhecimento de causa, o que gera autoridade de sua marca perante o seu público. Um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, demonstra que você entende do assunto e, consequentemente, te ajuda a vender mais.
Um blog passa ao consumidor a impressão de que sua empresa é conhecedora do tema. Esse tipo de credibilidade não serve apenas para atrair novos clientes, mas funciona também como ferramenta de fidelizar aqueles que já consomem seus produtos ou serviços.
Blogs geram links exclusivos para cada postagem, o que facilita o processo de publicação nas redes sociais. Um blog bem feito permite que, ao compartilhar o link no Facebook, a própria ferramenta já exibe uma prévia do conteúdo, título e imagem de destaque.
Esta ação, além de agilizar o processo de publicação, permite que o conteúdo seja impulsionado com melhor possibilidade de retorno, ou mesmo compartilhado entre os outros usuários da rede, gerando mais conversão de visitantes para o seu site.
Esses são os principais motivos pelos quais um blog pode ajudar em sua estratégia de Marketing Digital. Portanto, agora que você conhece a importância de ter um blog, está na hora de começar a produzi-lo.
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