Como o próprio título deste artigo diz, o ponto inicial é enxergar o marketing digital como um investimento, e não como despesa. Assim como, dentro de uma empresa, se investe em equipamentos, softwares, processos e pessoal, as ações de marketing devem fazer parte do pacote. Para uma marca não basta que ela exista, ela precisa ser conhecida e reconhecida.
Hoje a maioria dos negócios é feito de maneira digital. Mesmo nos segmentos cujas vendas são feitas de maneira presencial, o processo de pesquisa e conhecimento do produto se dá de maneira digital. Portanto, empresas que não possuem uma presença digital forte acabam perdendo uma fatia fundamental do mercado.
Antes de definir quanto você deve investir em marketing digital, é preciso entender porque isso é tão importante. Para começar, entenda que seu cliente está na internet. Seja nas redes sociais como Facebook e Instagram, seja fazendo pesquisas no Google, a maior parte da população acessa a rede mundial de computadores diariamente, e essa quantidade cresce exponencialmente a cada dia.
No entanto, assim como é grande o número de pessoas que procuram algo na internet, é enorme, também, a quantidade de empresas oferecendo produtos e serviços para essas pessoas. Chega, então, o momento de você se destacar, de sua oferta aparecer para a demanda e você fazer negócios na internet.
Mas é neste momento que começa a dificuldade. Você sabia que, atualmente, o alcance orgânico para os seguidores de uma página do Facebook é de cerca de 1% a 2%? Portanto, ter muitas curtidas na fanpage não significa que sua publicação chegará ao seu público sem um impulsionamento. Além disso, você precisa explorar novos públicos e atrair mais seguidores.
Investir em publicidade nas redes sociais traz outras vantagens. Muito mais que atingir um público maior, é possível selecionar seus clientes. Anúncios no Facebook, por exemplo, permitem direcionar as publicações para um perfil específico de usuários, definindo por faixa etária, localização e outras preferências. Outro aspecto é a possibilidade de medir os resultados. Por meio de métricas, você é capaz de saber quantas vezes seu anúncio foi exibido, o alcance e o engajamento, podendo ajustar sua estratégia de marketing digital. Por isso, é fundamental investir nas redes sociais para obter resultados reais.
Ao ouvir a expressão “rede social” qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Se você disse Facebook, você está com a maioria das pessoas. E por isso esta é, sem dúvida, a plataforma digital com maior número de usuários no Brasil e, portanto, a qual você deve olhar com maior carinho.
A principal vantagem do Facebook é que ele aceita praticamente todos os formatos de publicação: textos, vídeos, fotos, hiperlinks. Assim, fica mais fácil variar os conteúdos dentro de um planejamento pré-definido.
Ao impulsionar uma publicação no Facebook, além de ser capaz de definir as características do público que deseja atingir, você também consegue determinar o tipo de reação que deseja receber das pessoas alcançadas: mais engajamento, comentários, curtidas na página ou acessos ao seu site, por exemplo.
O Instagram, apesar de ter sido adquirido pelo Facebook, tem um apelo mais visual. Portanto, seu conteúdo se difere do Facebook, e seu público costuma procurar informações mais voltadas à parte gráfica, como fotos e vídeos. Imagens em alta resolução, vídeos de bastidores, lives com interação com o usuário, são alguns dos conteúdos mais buscados no Instagram.
Investir nesta rede social é tão importante e necessário quanto no Facebook. Em função de pertencerem ao mesmo grupo, as duas redes sociais possuem ferramentas integradas de publicação que permitem realizar, em um único processo, campanhas de marketing digital em ambas as plataformas.
Uma alternativa menos utilizada é o LinkedIn. Considerada a maior rede social corporativa do mundo, ela tem um público mais qualificado, porém é mais restrita, voltada principalmente para negócios B2B. Ter um o LinkedIn na estratégia digital de sua empresa é importante, porém muitos negócios ainda estão preferindo o alcance orgânico desta rede social.
Mas, não pense que o investimento pode ser feito apenas nas redes sociais que estamos acostumados, existem dois “players” muito fortes e que entregam resultados muito positivos. Google e Youtube!
Os dois fazem parte do mesmo grupo, mas possuem características bastante distintas. Em ambos, o seu possível cliente irá descobrir mais informações sobre os seus produtos, e é função da empresa passar essas informações com clareza.
Muitos consumidores têm o hábito de pesquisar na internet. Para sanar dúvidas, eles leem artigos, ouvem podcasts e assistem a vídeos, um dos seus tipos de conteúdo preferidos, que já representa mais de 80% do tráfego online. Nesse contexto, muitas empresas investem em ações de marketing no YouTube para otimizar seus resultados.
Principal plataforma de vídeos do mundo, o Youtube fica atrás apenas do Google quando o assunto é pesquisa. Portanto, publicar vídeos que agregam conteúdo e utilizar a ferramenta Youtube Ads nas pesquisas por palavras-chave pode trazer mais audiência para seu negócio e fomentar a autoridade da marca.
O Google é a maior ferramenta de buscas com dimensões mundiais. Mais de 90% das pesquisas na internet são feitas por esse buscador. Portanto, uma enorme parte do tráfego de pesquisas vem dele.
Apesar de um SEO bem feito ajudar bastante para que seu site apareça nas buscas orgânicas, é natural que o Google priorize os resultados patrocinados. Afinal, o Google Ads é responsável por 96% do faturamento de toda a companhia.
Anunciar no Google Ads é uma das formas mais eficazes e com melhor custo-benefício para alcançar projeção na internet. É possível definir o valor a ser investido e escolher entre várias opções de formato e segmentação. Assim, os clientes que chegam até o seu site são os que procuram por seu produto ou solução, aumentando assim as chances de conversão.
Assim como no marketing offline, no digital quanto mais dinheiro você colocar em uma campanha, a tendência é que os resultados sejam melhores. Logicamente que existem alguns outros fatores que envolvem este retorno, como a aceitação do seu produto no mercado, a qualidade oferecida, o atendimento, entre outros.
Portanto, para definir quanto investir nas redes sociais é importante haver um bom planejamento. Você precisa conhecer bem seu negócio e o mercado que deseja atingir para criar a melhor estratégia. Confira alguns passos antes de determinar a quantia a investir:
Qualquer pessoa de bom senso sabe que não deve gastar mais do que ganha. E no meio empresarial isso se torna ainda mais imprescindível. Antes, portanto, de definir quanto você vai investir em marketing digital, você deve fazer um levantamento da lucratividade de sua empresa.
Esse valor pode oscilar bastante a cada mês, dependendo do ramo do seu negócio. Por isso é recomendável fazer uma média do seu lucro nos últimos meses (ou anos) para saber quanto você tem disponível em caixa e, sobre esse valor, separar um percentual para investir em marketing digital.
Esse percentual varia muito de acordo com o tipo de negócio e o que o resultado que está buscando. Por isso é importante fazer um planejamento prévio. É natural que, em primeiro momento, o investimento nas redes sociais seja mais alto e vá diminuindo com o tempo, à medida que sua marca comece a ganhar espaço no mercado.
Outro fator importante para saber quanto investir nas redes sociais é ter percepção de sua própria marca no mercado e conhecer a concorrência. Colocando-se em seu lugar frente às outras empresas do mesmo setor, você é capaz de definir se deve gastar mais ou menos com marketing digital.
Empresas no início de funcionamento precisam investir mais em marketing digital do que as que já estão consolidadas no mercado. As empresas conhecidas já estão numa fase de “manutenção” da marca, enquanto as que estão começando precisam passar, inicialmente, por um processo de reconhecimento do público.
Quanto mais concorrência, mais importante se destacar e sair na frente. Sendo assim, outro fator relevante no momento de definir o quanto irá investir no nas redes sociais é fazer uma pesquisa de quem são seus concorrentes e como eles estão posicionados no mercado digital. A única forma de aparecer mais que eles é investindo um valor maior.
Existem várias formas de anunciar na internet. O inbound marketing tem se mostrado uma das melhores estratégias de marketing digital para injetar dinheiro. Em conjunto com as redes sociais e a busca paga, recursos como marketing de conteúdo e SEO aumentam as chances de a empresa obter um ROI satisfatório.
Note que, antes de anunciar nas redes sociais, é necessário um planejamento certeiro e um investimento em conteúdo. Todas as ferramentas pagas precisam levar o usuário a algum lugar, seja um site institucional, um blog ou uma loja virtual. Portanto, procure um profissional ou agência de marketing digital e deixe seu conteúdo pronto antes de começar a investir.
Quando um empresário vê algo atrativo nas redes sociais vai logo pensando: “eu também quero estar ali”. Porém, quando começa a levantar os custos para esses investimentos, muitas vezes acaba desistindo por achar o preço alto.
Primeiro, é importante ter claro na mente que investir em redes sociais é muito mais barato que na mídia off-line. Você pode fazer anúncios por valores iniciais baixos e ter um alcance muito maior que uma propaganda de jornal ou TV, por exemplo.
Em segundo lugar, entender que praticamente tudo que aparece nas redes sociais tem um aporte financeiro. Como já dissemos, o alcance orgânico está cada vez menor. Lembre-se: as redes sociais são empresas privadas que vivem de lucro. Se por um lado eles oferecem “o mundo” gratuitamente para seus usuários, por outro eles precisam receber de alguém para manter sua estrutura; e este alguém é o anunciante.
Terceiro e, talvez, mais importante aspecto é entender que o meio digital é um caminho sem volta. É a realidade atual, o mundo em que vivemos. Não interessa o tipo de negócio e nem o seu público-alvo; não anunciar na internet é estar atrás de seu próprio tempo, perder para sua concorrência, e patinar em métodos de publicidade que estão com os dias contados.
Você vai ao cabeleireiro ou corta seu próprio cabelo? Você faz as reformas em sua casa ou contrata um profissional? Talvez seja possível fazer você mesmo, mas o resultado não será igual ao trabalho executado por um profissional competente e experiente.
Da mesma maneira, os melhores resultados são obtidos quando realizados por especialistas. Você pode contratar um profissional para trabalhar dentro de sua empresa. Porém, manter um profissional qualificado e atualizado requer investimento contínuo em treinamentos e cursos, além das despesas trabalhistas.
Uma agência possui diversos profissionais especializados e atualizados em áreas distintas do marketing digital, que irão pensar em conjunto para obter os melhores resultados para a sua empresa.