O comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas. Sete em cada dez consumidores compram pela internet. No entanto, um mercado digital que ainda gera incertezas por parte de vendedores e consumidores é o B2B (business to business).
Vender para outras empresas, em geral, requer estratégias diferentes do que negociar com pessoas físicas. Um dos fatores que mais tornam a negociação complexa é que, em muitos casos, o processo decisório não depende de apenas uma pessoa.
Por este motivo, todos os envolvidos no processo querem ter a certeza de não errar na aquisição do produto. É por esta razão que muitas empresas ainda optam por comprar de fornecedores próximos, ainda que em condições menos vantajosas.
Um dos desafios do B2B é convencer o consumidor de que é possível comprar pela internet sem perder as vantagens de uma negociação personalizada.
Confira 5 maneiras de como vender B2B na internet e se destacar entre seus concorrentes.
Quando se fala em e-commerce muitos pensam em vender para os quatro cantos do mundo e atingir públicos antes não alcançados. E esta é, realmente, uma das principais vantagens da venda online. No entanto, definir previamente o perfil do cliente e o nicho de mercado é importantíssimo para sua estratégia de vendas.
Ampliar demais a área de abrangência pode inviabilizar a entrega de produtos com dificuldade de logística. Serviços que são prestados presencialmente precisam estar dentro da área de atendimento da empresa. Não adianta oferecer um serviço profissional de qualidade e a um preço atrativo se seu deslocamento não cobrirá as despesas.
Uma dica importante é buscar clientes que ainda não são atendidos por seus concorrentes, ou estão sendo atendidos de maneira inadequada para a realidade atual. Cada vez mais as pessoas anseiam por facilidades e ganho de tempo. Quando o fornecedor atende somente por telefone, por exemplo, você pode oferecer um atendimento online (ticket, e-mail, WhatsApp), otimizando os processos.
Resumindo: fazer uma boa segmentação é necessário para entender os desejos dos consumidores e garantir as melhores alternativas para prospectar clientes.
Por mais que você goste mais dessa ou daquela rede social, considere que seu cliente pode não ter a mesma preferência que você. Além disso, estar presente em várias plataformas transmite credibilidade, profissionalismo e autoridade da marca.
Ter sua própria página de internet é o primeiro passo para marcar uma presença digital. Por mais que o site por si só não atraia seu cliente, é nele que irão convergir seus clientes e o leads provenientes de seus anúncios e publicações em redes sociais.
O site deve estar atualizado com todos os seus canais de contato e, de preferência, possuir um blog sempre alimentado com informações relevantes.
É a rede social mais popular. Mais de 130 milhões de brasileiros estão conectados ao Facebook e acessam esta rede frequentemente. Portanto, ter uma fanpage é quase uma questão de sobrevivência no mercado digital.
Focado em conteúdo visual, o Instagram é menos institucional e mais dinâmico. Com mais de 70 milhões de usuários de internet do Brasil. Seus posts devem priorizar ações do dia-a-dia e conteúdos menos formais, focando mais na imagem e menos no texto.
Utilizado por cerca de 40% dos internautas brasileiros, o Twitter pode ser interessante para ações de marketing digital e, quando bem usado, pode ser um canal extra de aquisição e branding para sua marca.
Apesar de também ser considerada uma rede social, o LinkedIn é uma rede profissional. A linguagem utilizada é bastante diferente das redes mais populares e ainda é pouco difundida. Estar presente nesta rede demonstra pioneirismo em um mercado ainda pouco explorado.
Sem dúvida o meio de comunicação direta mais utilizado no momento. Não se pode pensar em vender pela internet sem possuir um número de WhatsApp comercial bem difundido. A opção WhatsApp Business com número de telefone fixo é bem aceita para call-centers.
O bom e velho aparelho de telefone – fixo ou celular – ainda continua sendo uma grande ferramenta de vendas. Clientes mais conservadores não dispensam um contato mais pessoal antes de fechar negócio.
Mais que uma rede social, é um repositório de vídeos. Utilize esta ferramenta no momento em que estiver preparado para produzir conteúdos audiovisuais como ferramenta de marketing digital.
Não abandone os mensageiros atrelados às redes sociais. Responda TODAS as mensagens que receber no Messenger (Facebook), Direct (Instagram), DM (Twitter). Lembre-se que cada consumidor tem sua preferência e cabe a você atender a todos.
Como o passar do tempo você também poderá medir quais redes sociais têm mais engajamento para seu negócio e focar suas ações nestas.
Saiba mais sobre as redes sociais.
Não adianta ter o melhor planejamento, as melhores ferramentas, se ninguém conhece a sua empresa. Marcar presença na internet vai mais do que ter um espaço para chamar de seu. É necessário que as pessoas cheguem até você.
Para vender online, o marketing digital é a melhor escolha. Com isso, é possível criar uma estratégia de venda, com anúncios pagos nos sites de busca, impulsionamento de publicações, e-mail marketing entre outras.
Conhecido também como marketing de entrada ou marketing de atração, é uma forma de ganhar atenção na internet por meio de conteúdo que o cliente quer ou precisa receber. Ou seja, apresentar soluções para o cliente antes mesmo que ele saiba que está precisando.
A melhor maneira de fazer uso deste conceito é por meio de um blog no site de sua empresa, com conteúdo relevante, o qual poderá ser encontrado organicamente ou por meio de anúncios nas ferramentas de busca ou redes sociais.
Criar um e-mail marketing com informações relevantes é fundamental para direcionar suas campanhas. Para 60% das empresas, essa é a melhor estratégia de marketing digital.
Crie uma lista de contatos de leads e atuais clientes, segmentando o conteúdo interesses. Evite o envio de anúncios de produtos, focando mais na geração de conteúdos relevantes que possam gerar engajamento.
Meu cliente quer comprar, e agora? Muitos vendedores travam neste momento, e até chegam a perder negócio por não terem um processo de venda bem definido. Lembrando que a venda para outra empresa pode incluir etapas diferentes da venda para o consumidor “comum”.
Crie uma rotina, um passo a passo que deve ser tomado a partir da solicitação do orçamento até confirmação da ordem de compra, incluindo a parte logística: separação do produto, faturamento, conferência, despacho, acompanhamento até a entrega final.
Se você faz a venda de um produto recorrente por meio de loja virtual, é importante que fiquem claras todas as características do item, bem como preço, formas e condições de pagamento, prazo de entrega, valor do frete entre outros.
Para vendas diretas (WhatsApp, e-mail, telefone) ou cujas condições podem variar a cada negociação, essas informações (preço, condições etc.) são ainda mais relevantes. É preferível que esteja tudo por escrito e documentado e, principalmente, que o combinado seja cumprido.
Condições como crediário próprio (a faturar) ou frete grátis podem ser oferecidas para clientes recorrentes. Isso demonstra confiança e estreita relacionamentos, fomentando futuros novos negócios.
O público B2B é propício a um relacionamento mais duradouro com a empresa após a venda. Ao contrário do consumidor comum, que geralmente busca o menor preço e faz compras esporádicas, empresas costumam considerar outros fatores em uma relação de negócios e faz compras recorrentes.
Além disso, as empresas tendem a consumir produtos de maior valor agregado. Por isso, ter um bom relacionamento pós-venda faz toda a diferença para manter o cliente e realizar novas vendas.
Para um pós-venda bem-sucedido é necessário buscar a perfeição de todo processo. Uma ação de acompanhamento do cliente inclusive após a entrega do produto ou serviço ajuda bastante em um pós-venda mais cuidadoso.
Além de buscar continuamente novos clientes, é importante criar ações para administrar sua carteira atual. Manter um contato próximo – sem se tornar invasivo ou inoportuno – é uma forma de estar sempre atento às necessidades de seu cliente.
Conhecer a vida útil dos produtos vendidos por você e a rotina da empresa com a qual fez negócio também ajuda na hora de saber o momento certo de fazer novas abordagens e oferecer novas soluções.
O principal objetivo do B2B na internet não é substituir seus negócios tradicionais, mas sim ampliar seu mercado e otimizar os processos com seus atuais clientes.
A consequência é que você tem muito mais chances de vender mais, o que é, sem dúvidas, o objetivo principal de qualquer negócio.
E, como você já sabe, essa é a receita para que você continue expandindo seu negócio e para que ele sobreviva no mercado, mesmo em tempos de crise.
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