Infoprodutos

A forma perfeita de entregar ao seu cliente uma explicação boa e detalhada de como algo funciona, gerando proximidade e conversões.

A transformação digital e o crescimento do comércio eletrônico impactaram a forma como as pessoas consomem conteúdo e informação.

Desta nova realidade surgiram os infoprodutos, produções digitais que visam compartilhar conhecimento, aprendizado e envolver o lead (cliente em potencial). Normalmente possuem teor educacional, sendo comercializados ou distribuídos gratuitamente, sempre de maneira eletrônica.

A partir desse movimento do mercado, a venda de infoprodutos tornou-se uma oportunidade de negócio. Se você é um especialista em alguma área ou um influenciador digital, você pode ter sua própria plataforma de cursos na internet, por exemplo, e ganhar dinheiro com isso.

Tipos de infoprodutos

Você provavelmente já teve contato com um ou mais tipos de infoprodutos, mesmo que inconscientemente. Conheça os formatos mais comuns:

E-book:

Conhecido como livro eletrônico, surgiu como uma réplica de edições que já existiam fisicamente. Atualmente, os materiais já são produzidos pensando neste formato e, muitos, são exclusivamente digitais.


Audiobook:

Nada mais é do que um livro lido por um locutor. A principal vantagem deste formato é a possibilidade de ele ser consumido ao dirigir, dentro do ônibus, na fila do banco, de maneira a ocupar horas ociosas sem necessidade de desviar o olhar para um livro ou E-book.


Podcast:

Com dinâmica similar ao audiobook, o podcast é como um programa de rádio gravado. Uma ou mais pessoas abordam um determinado tema e debatem, apresentam informações e opiniões sobre o assunto.


Webinar:

Trata-se de um seminário ao vivo e online, onde um ou mais apresentadores (ou mediadores) interagem com o público, normalmente respondendo perguntas sobre um determinado tema.


Videoaula:

Como o próprio nome já diz, são tutoriais ou cursos online, geralmente gravados, disponíveis na internet por meio de vídeos. Podem ser aulas curtas ou mesmo um curso de maior duração, geralmente dividido em módulos.


Planilha ou PDF:

Seja para informar de uma maneira mais curta e menos cansativa com o PDF ou para colocar em prática alguma técnica pré-definida com as planilhas, geralmente estes infoprodutos são os mais atraentes.

Como criar seu infoproduto:

Criar um infoproduto não é algo que acontece da noite para o dia, é preciso mais do que ter conhecimento sobre um tema e uma boa ideia na cabeça, visto que o público consumidor de produtos digitais é cada dia mais exigente.

O primeiro passo é analisar quais os tópicos, daquilo que você pretende oferecer, realmente interessam ao seu público. Em seguida, pesquise sobre qual formato este público prefere receber o conteúdo e se o que você tem em mente é adaptável a este formato.

Neste caso, ter muitas pessoas produzindo o mesmo tipo e formato de conteúdo não é, necessariamente, ruim. Isso pode demonstrar que há um grande mercado consumidor e você pode aproveitar a tendência, como também pode fazer algo diferente e único e testar o interesse do seu público, intercalando infoprodutos gratuitos com opções mais completas pagas.

Por exemplo: oferecer um E-book que desperte o interesse do usuário em comprar um curso online sobre o tema.

Agora é a hora de colocar a mão na massa e os conteúdos no formato escolhido.

Nesta etapa, é feita uma rigorosa revisão de textos e análise de imagens para que nenhum erro chegue até o seu cliente, pois o importante é produzir conteúdo de qualidade tanto na mensagem que será transmitida, quanto na forma em que ela será apresentada.

Com o produto desenvolvido, agora é só realizar a oferta aos seus clientes e posteriormente analisar se o resultado está dentro, abaixo ou acima do esperado.

Porém, há alguns requisitos importantes para que a divulgação do Infoproduto seja o mais eficaz possível, alcançando e convertendo o público certo, como a escolha da plataforma, opções de onde anunciar, entre outros pontos que devem ser analisados junto a sua estratégia de marketing digital.

Dica de ouro: escolha uma boa plataforma

Assim como um produto físico, o conteúdo digital também exige uma logística durante o processo, que vai desde o pagamento, passando pela entrega e chegando até o suporte aos compradores.

O ideal é automatizar tudo em uma plataforma que faça o processo completo, assim você se preocupa apenas com o conteúdo e as ações de marketing digital.

  • Pesquise qual empresa mais se adequa às suas necessidades a curto, médio e longo prazo e encontre uma plataforma que vá hospedar e gerenciar os seus infoprodutos da melhor forma.

  • Há o jeito certo de
    lançar o infoproduto

    Para que o material que você acabou de criar não fique escondido dos clientes, é importante criar uma estratégia de divulgação. Para isso, utilize todo o potencial do marketing digital.

    Crie uma landing page, invista em anúncios em redes sociais e buscadores, não deixe de atualizar seu site e seu blog, utilize ferramentas de e-mail marketing e outras plataformas digitais que possam auxiliar na divulgação do infoproduto.

    Conheça alguns infoprodutos lançados pela R.Samurai

    Como nós podemos ajudar você:

    A R. Samurai possui vasta experiência em desenvolvimentos de infoprodutos, onde auxiliamos não só no desenvolvimento, como também na elaboração do cronograma, curadoria de conteúdo, produção, estruturação da plataforma digital, divulgação e lançamento do projeto.

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