A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais.
O marketing digital é uma das áreas mais impactadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. Landing pages, formulários na Internet, anúncios baseados em cookies e relacionamento por meio das mídias sociais, são as principais formas através das quais as empresas de marketing digital conseguem adquirir dados para segmentar as suas campanhas.
A LGPD é aplicada em toda ocasião que existe a necessidade de armazenamento de dados, inclusive no marketing digital. O efeito dessa lei é visível e deve ser levado a sério, pois define uma série de obrigações, mas também vantagens.
A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 2020, e aplica penalidades por descumprimento e regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais. A lei também controla a visualização ou transmissão de qualquer informação que identifica direta ou indiretamente um indivíduo como nome, idade, CPF, sexo, data e local de nascimento.
Em geral, as empresas de marketing digital, principalmente as que prestam serviços de inbound marketing, trabalham com esses dados, para a geração de leads, e por conta da LGPD essa estratégia foi diretamente impactada.
Entretanto, mesmo com a mudança, as empresas e agências de marketing digital podem continuar captando esses dados, mas, devem estar por dentro da lei. Obviamente, este trabalho requer pesquisa. E para qualquer uma dessas mudanças, é importante buscar assessoria jurídica para atuar da melhor forma possível.
Para entender melhor sobre esse tema listamos os principais pontos positivos da LGDP em relação ao marketing digital, confira:
A LGPD oferece total proteção dos dados do usuário, e isso é extremamente importante na visão do cliente. Mesmo considerando o fato de que nem todos querem divulgar suas informações, ao ver que a empresa ou agência de marketing segue as diretrizes da LGPD a pessoa passa a confiar na marca.
Mas, é importante ressaltar que para manter essa confiança, é necessário que a agência saiba nutrir esse lead de forma positiva, sem enviar spam ou comunicações em excesso.
Criar uma ação ou campanha bem estruturada, é o sonho de muitas agências, e a LGPD pode ajudar nisso.
Ao montar uma campanha, ter os objetivos e os meios bem estabelecidos, torna mais fácil saber como ela irá desempenhar. Ao considerar a LGPD nessa estratégia, é possível pensar na coleta de dados, e isso evita que muitos dados desnecessários sejam coletados.
Desta forma, apenas serão requisitadas as informações realmente importantes, o que também promoverá uma confiança maior da marca para o usuário.
A LGPD traz segurança jurídica a toda cadeia de valor, isto é, desde o usuário até a empresa estão amparados pela lei.
Além disso, a LGPD gera mais transparência e segurança dos dados, e essa relação é fundamental para a construção de uma agência ou empresa de sucesso.
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