Primeiramente, é preciso entender que usar vídeos na estratégia de marketing digital da sua empresa é imprescindível. Para obter o alcance desejado, sua empresa precisa atuar em todos os tipos de conteúdo, não podendo se limitar apenas à meios estáticos como textos e fotos.
Mais de 90% dos internautas brasileiros consomem vídeo na internet. Muitos deles preferem vídeo do que outro tipo de conteúdo. Portanto, publicar vídeos não se trata, apenas, de oferecer um novo formato de mídia para seu cliente. Trata-se de atingir novos públicos!
O vídeo tem várias características que facilitam a assimilação de conteúdo por parte do seu potencial cliente. Uma delas é permitir ao público um conhecimento mais didático e detalhado sobre seus produtos ou serviços.
Outra característica importante é a proximidade com o público. Quem assiste um vídeo se sente mais perto do vendedor, tornando a relação de consumo mais humana e menos mecânica, o que auxilia na captação de clientes.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a ingressar neste mercado e como produzir vídeos atrativos para destacar a sua empresa. Confira:
O que você vai apresentar no vídeo, vai depender do tipo de público você pretende atingir. O principal interesse das empresas em produzir vídeos (assim com os demais conteúdos) para internet é para atrair novos clientes.
Se for este o seu caso, escolha um assunto do qual você tenha domínio e que seja de interesse do público. Um tipo de conteúdo muito utilizado para esta finalidade são os tutoriais (“como fazer passo-a-passo”), pois eles funcionam como isca para que novos consumidores conheçam sua empresa.
Outra forma de conteúdo é a apresentação de um produto ou serviço, seja lançamento ou não. Neste caso o público-alvo passa a ser, também, seus clientes atuais, que podem conhecer outras opções do seu “catálogo”.
Você pode, ainda, fazer um vídeo institucional apresentando sua empresa. Você para mantê-lo fixo no seu site, redes sociais ou enviar para potenciais clientes. Este tipo de conteúdo, no entanto, funciona melhor para um segundo momento, quando a pessoa já chegou à sua empresa e deseja iniciar um relacionamento.
De bom conteúdo a internet está cheia. O diferencial do vídeo começa, portanto, pela qualidade. Não adianta ser um especialista em um assunto que desperte grande interesse do público se não conseguir apresentá-lo adequadamente.
Se possível, invista em uma câmera profissional. Caso ainda não considere o momento, comece com o que você tem: use a câmera do celular e grave na melhor qualidade possível, sempre com ela fixa (utilize um tripé ou base sólida para que não haja trepidação). Evite webcam pois elas costumam ter resolução inferior.
Por mais simples que a gravação de um vídeo possa parecer, ela precisa de uma iluminação de qualidade. Ainda que o ambiente pareça iluminado, a luz de teto de um cômodo não é suficiente para um resultado profissional.
Se possível, adquira um kit de iluminação. Existem várias opções na internet a preços bem acessíveis. Caso não seja possível, utilize um abajur ou luminária com lâmpada potente. Antes de iniciar a gravação faça testes para escolher a melhor posição.
Alternativamente, aproveite a luz natural, se posicionando próximo da janela, por exemplo. Em ambientes externos o sol facilita bastante. Mas cuidado: a luz deve estar sempre a sua frente, e nunca atrás, pois senão sua imagem parecerá uma grande sombra.
Em um vídeo tudo chama a atenção, inclusive negativamente. Filmar em um ambiente poluído, com objetos ao fundo que não tenham relação com seu produto ou serviço é altamente prejudicial.
Procure gravar em um ambiente neutro ou em um cenário que represente sua empresa ou o conteúdo que está sendo apresentado no vídeo. Você pode usar também banners, backdrop ou até mesmo chroma key (fundo geralmente verde que permite incluir elementos virtuais no vídeo durante a edição).
Atente-se também à sua roupa: ela não pode chamar mais atenção do que o conteúdo. Assim como os objetos e o fundo, você deve estar vestido de acordo com o produto ou serviço que você está apresentando.
Já imaginou o vídeo de um escritório de advocacia cujo advogado aparece de bermuda e regata? Não fica legal não é mesmo? Por isso, preste muita atenção a estes detalhes.
Uma coisa é uma chamada de vídeo ou uma reunião online. Outra é um vídeo profissional como ferramenta de marketing. Já pensou você assistindo à apresentação de um produto e ouvindo o som abafado, chiado, ou mesmo pessoas conversando ao fundo? Por isso o cuidado com o áudio é tão importante para transmitir a mensagem quanto o vídeo.
Prefira ambientes silenciosos e use sempre um microfone. O microfone tem a capacidade de canalizar e filtrar o áudio, captando somente os sons próximos ao emissor. Assim, o som sairá mais nítido e sem distrações externas.
Caso você ainda não tenha recursos para comprar um microfone de lapela ou um microfone de gravação profissional, uma ótima dica é usar o microfone do fone de ouvido para melhor o aúdio (aquele que vem junto com o smartphone).
Conectando o fone de ouvidos a câmera, e o microfone embutido neles próximo a sua voz, ele pode te ajudar e muito a melhorar o áudio da sua gravação de uma maneira bem simples e barata.
A não ser que você esteja realizando uma transmissão ao vivo, procure editar os vídeos, excluindo partes com erros (como palavras ditas erradas, gaguejar etc.) ou processos demorados que não agregam ao conteúdo.
Use legendas quando possível: reforçar com texto aquilo que é falado dá mais clareza à mensagem. Este recurso é muito útil também em termos técnicos ou palavras estrangeiras, números de telefones, endereços de internet etc.
Outra dica importante é usar trilhas de fundo. Elas dão mais dinamismo aos vídeos e evitam aqueles momentos de silêncio entre uma fala e outra ou mesmo durante a demonstração de algum processo que não utilize fala.
Confira também: Vídeos no celular: 5 aplicativos para arrebentar na edição
Não adianta fazer um vídeo profissional se este não chegar ao seu público-alvo. Com o material concluído, o próximo passo é divulgá-lo. Publique em todas as plataformas e ferramentas disponíveis: Youtube, Facebook, Instagram, seu site, blog etc.
Tente definir um título e descrição atrativa, e utilizar palavras-chaves e hashtags que permitam que o vídeo seja encontrado com maior facilidade pelas ferramentas de busca. Também é interessante impulsioná-los nas redes sociais, fazendo com que o vídeo tenha um alcance maior para um público previamente definido, com custos relativamente baixos.
Confira também: A importância do tráfego no marketing digital para sua empresa
É sempre importante ter com quem contar. Você é especialista no seu produto, não tem obrigação alguma de conhecer sobre técnicas de gravação e edição de vídeo. Você pode pedir ajuda para um amigo que tenha conhecimento na área e pode auxiliá-lo em parte do processo.
Outra alternativa é procurar um profissional ou empresa especializada que pode lhe auxiliar tanto na produção do vídeo quanto nas estratégias de divulgação do mesmo.
Gostou do conteúdo? Confira também: 7 dicas para você gerar mais valor ao seu negócio e a sua marca na internet!