Se sua empresa utiliza as redes sociais para a divulgação de seus produtos ou serviços, e se você está um pouco antenado nas mudanças que as redes sociais passaram nos últimos meses, você sabe que está cada vez mais difícil se destacar no meio dessa selva de informação.
Em todas as redes, são milhares de novos usuários todos os dias, que despejam uma quantidade incalculável de conteúdos novos a cada segundo. Toda essa realidade faz com que seja muito difícil para uma empresa fazer com que seu conteúdo seja visto pelos seus clientes, mesmo que este cliente já tenha curtido a sua página ou já seja seu seguidor.
Outro fator que atualmente vem abalando as estratégias das empresas é a mudança dos algoritmos das principais redes, que entre as várias consequências, fez com que o alcance orgânico das publicações, que é o alcance sem investimento, ou seja, sem a necessidade de impulsionar, diminuísse drasticamente.
Essa mudança impactou muito as ações das empresas nas redes, fazendo com que muitas delas migrassem as suas ações para outras redes ou destinassem uma maior verba para a compra de tráfego (impulsionamento).
Em meio a essa nova realidade, a pergunta é: Há alguma forma de ainda se destacar nas redes sociais? E a resposta é que sim. É possível.
Há alguns anos atrás, quando uma agência de propaganda era contratada para desenvolver uma campanha, a produção do anúncio era extremamente cuidadosa. Eram contratados fotógrafos, modelos, locações, etc.
Tudo era pensado e planejado para que tudo saísse perfeito. Afinal, os espaços nestes veículos eram muito caros e a vida útil do anuncio era relativamente longa.
No caso de uma campanha para a televisão, este cuidado era ainda maior. A preocupação com a produção era extremamente rigorosa, pois tudo tinha que ser perfeito.
Chevrolet Vectra 2006: Comercial de lançamento no Brasil.
Porém, essa realidade mudou. Com o advento das redes sociais, as informações, além de altamente disponíveis, são extremamente voláteis. Posts duram apenas algumas horas, ou na melhor das hipóteses, dias. E como já foi dito, uma quantidade insana (gosto dessa palavra) é despejada a cada instante nas redes, fazendo que apenas poucos conteúdos se destaquem.
Nas minhas palestras, costumo dizer que com o advento das redes e mídias sociais, a Internet se transformou em um dragão sedento por conteúdo, e quanto mais conteúdo você jogar na sua boca, mais conteúdo ele vai querer.
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Além da grade quantidade de conteúdo que é colocado a todo o segundo nas redes sociais, os anunciantes agora têm um novo e poderoso concorrente: o conteúdo das pessoas. Esta característica talvez seja a principal mudança deste novo cenário: as pessoas.
As pessoas entram nas redes sociais por causa das – adivinhem só –PESSOAS. A todo instante, pessoas comuns compartilham suas vidas nas redes sociais. E os conteúdos postados pelas pessoas são muito variados: de baladas, festas e viagens, a fotos de famílias, crianças e bichinhos. De textões com cunho político a memes e vídeos amadores.
Além disso, o conteúdo publicado por pessoas comuns são extremamente interessantes e possuem um engajamento altíssimo, ficando muito difícil para uma empresa se destacar através de um anúncio, ainda amais quando as pessoas conectadas nas redes estão à procura de outra coisa.
Porém, há um caminho que apesar de pouco explorado pelas marcas, tem se demonstrado muito promissor: conteúdos realísticos que exprimem o cotidiano.
Um exemplo conhecido dessa tática é rede americana de pizzaria Dominos´s Pizza. Já faz algum tempo, que as fotos postadas pela rede de restaurantes estão indo na contramão das imagens tradicionais que circulam na rede.
Enquanto seus concorrentes postam fotos produzidas em estúdio, tiradas por fotógrafos profissionais e com tratamento fotográfico impecável, a marca tem divulgado imagens realistas, que parecem ter sido tiradas por pessoas comuns, sem equipamento ou conhecimento profissional. São fotos da vida real, tiradas com um smartphone comum, daquela pizza de verdade que realmente chega à sua casa.
A grande sacada dessa estratégia é ir na direção contraria do que normalmente as empresas entendem por linguagem de comunicação tradicional. A intenção é disfarçar o anúncio de conteúdo de pessoas comuns, e com isso atrair maior atenção e o aumento do engajamento através da realidade.
Além das fotos realistas, as empresas e grandes anunciantes também estão utilizando essa técnica na produção de vídeos. Ao invés de fazer superproduções cinematográficas muitas vezes de altíssimo investimento, os anunciantes estão explorando vídeos que parecem amadores, sem muita produção, a fim de despertar o interesse do usuário das redes sociais.
É o caso da Netflix, que já vem utilizando desse recurso em vários lançamentos de suas séries. E olha, se alguém entende de produção de filmes é a Netflix. Mesmo com todo o expertise sobre o assunto, a empresa de mídia vem explorando essa estratégia com bastante regularidade.
Vídeo de lançamento da série Os Defensores.
No vídeo de lançamento da série Os Defensores, a Netflix utilizou pouquíssimos recursos de edição e, pasmem, o vídeo foi filmado na vertical, como feito pela maioria dos cinegrafistas amadores.
Então devemos esquecer os conteúdos bem produzidos, é isso? Acredito que não. O melhor caminho é sempre o equilíbrio. A linha editorial de conteúdo para as redes sociais deve ter uma mescla de situações que exploram a realidade e o cotidiano junto com conteúdos mais ortodoxos, de aparência profissional.
A necessidade das marcas em se destacar no meio de tanta informação, é o que contribuiu nessa busca pelo simples e realista. E ao contrário do que muitos profissionais de comunicação pensam, é tornando sua comunicação mais realista e verdadeira, disfarçando-o de conteúdo postado pelas pessoas, é que fará com que sua empresa se destaque nas redes sociais.