Em pesquisa, o investimento em mídias digitais deve crescer 12% ao ano até 2021, isso somente no Brasil.
A tecnologia está cada vez mais presente na vida das empresas e a tendência, é que no futuro, isso se amplifique ainda mais.
No entanto, para muitos, o marketing digital ainda é uma questão primitiva. A maioria das empresas ou marcas não sabem ou não fazem ideia de como usar isso ao seu favor.
A prova disso, é que existem ainda muitos erros básicos no marketing digital sendo cometidos que impedem o crescimento ou o retorno financeiro investido.
Não se preocupar e não fazer o marketing digital hoje, é garantia certa de ver o falecimento da sua empresa.
As empresas que não estiverem adequadas a esse novo parâmetro de sistema, perderão muito espaço no mercado, afinal, a concorrência não espera e pode estar se preparando melhor que você.
E se você já pratica o marketing digital no seu negócio e não está tendo retorno, será que não está cometendo alguns destes erros básicos que podem estar te impedindo de crescer mais?
É preciso mudar o rumo das coisas. Tomar controle da situação e fazer diferente.
Saiba quais são esses erros e como você pode mudar agora mesmo! Confira:
Sem estratégia nenhuma é muito provável que não dê certo, pois é necessário foco para atingir os resultados no Marketing Digital.
É sabido que um bom planejamento trabalha com metas, público alvo e persona bem definidos para fomentar ações que se possam atingir o máximo possível a sua audiência, portanto, é fundamental que haja um projeto para se chegar lá.
Os empresários precisam compreender que o marketing é um processo contínuo e não algo que tem início, meio e fim. Os resultados são alcançados pouco a pouco através de um muito trabalho focado e cíclico.
É difícil encontrar pessoas que não usam internet nos tempos de hoje, entretanto, ainda existem empresas que infelizmente, não trabalham o seu endereço virtual.
O site da empresa funciona como um cartão postal do seu negócio, é onde o cliente tem acesso não só aos dados da companhia, contatos, mas também a informações relevantes.
O site é um investimento que deve ser feito pelas empresas que desejam sucesso no Marketing Digital, pois as redes sociais podem ser passageiras e mudar a qualquer momento, no entanto, o endereço eletrônico é um patrimônio do seu negócio.
Mais um erro gravíssimo! Quando a empresa se fecha no seu mundo e não se interessa ao que está acontecendo ao seu redor.
Os tempos mudaram, e mudam o tempo todo, hoje, as pessoas buscam por empresas que saibam ouvir o que os clientes têm a dizer.
Por isso, muitas empresas estão produzindo conteúdo que ajudam as pessoas a entenderem melhor o seu ramo, seu produto ou serviço e também, se comunicando mais através de blogs e redes sociais. Ou seja, literalmente ensinando seus clientes a comprar!
É necessário promover conteúdo em uma linguagem simples para que as pessoas tenham cada vez mais proximidade com o seu negócio.
Quanto mais presente a sua empresa estiver, melhor, isso mostra que está atualizada com as tendências e com seu público.
Confira também: Cuidado! Você pode estar sabotando o próprio negócio com estas 2 ações!
O Google é um gigante da internet, através dele, milhares de pessoas procuram produtos e serviços diariamente. Você mesmo, somente hoje, já deve ter o usado por diversas vezes durante o dia, inclusive para achar este artigo talvez.
É por isso que empresas que necessitam aumentar sua participação de mercado precisam investir nos mecanismos de busca para serem encontradas.
Ainda existem muitas empresas que não sabem como o SEO funciona e por isso, ficam confusas quando se fala em otimização, palavras chaves ou compra de tráfegos.
Uma empresa para ser encontrada no meio desse turbilhão de informações que é a internet, precisa buscar de meios e ferramentas que a possibilite estar entre os primeiros resultados encontrados.
O blog da sua marca, por exemplo, é a porta do conteúdo relevante focado em palavras chaves do seu nicho, é por onde o cliente vai chegar na sua empresa.
Por isso, é fundamental pesquisar e buscar saber investir nisso.
Uma empresa que não sabe quem é seu público alvo ou persona, de fato, terá problemas para efetuar vendas.
O que adianta você ter um produto de qualidade se não sabe para quem vai vender?
A empresa precisa definir a persona para sua estratégia de marketing digital.
Mas, o que é persona?
Persona é a representação (fictícia) do seu cliente ideal. Deve ser levado em conta, não somente dados como idade, gênero, localidade, mas também dados mais abrangentes como o tipo de comportamento, motivações, desafios, preocupações.
A definição da persona melhora o trabalho de marketing digital e também do setor de vendas que não fica dando tiros para todos os lados e vai direito ao ponto que realmente interessa.
Confira também: Você empresa, sabe quem é seu público-alvo ou como defini-lo?
É necessário focar em métricas para saber como traçar novas estratégias ou melhorar as que já estão em andamento. Esse passo é fundamental para acertar o que não está dando muito resultado.
Um dos erros básicos no marketing digital que você deve evitar cometer é de avaliar somente o número de visitas no site, ou, seu número de curtidas/likes nas redes sociais. Isso não é sinônimo de vendas.
Por isso, é fundamental analisar qual é o canal que está trazendo melhor conversão para o seu negócio, quais são as postagens mais relevantes e que despertaram o interesse do seu público? Que tipo de experiência o seu cliente está tendo ao acessar seu site ou página?
Desse modo, é possível investir melhor no seus conteúdos e informações, gerando verdadeiro valor a sua marca.
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Olhar o que a concorrência está fazendo é uma ação muito comum no mercado. Isso demonstra que a empresa está atenta e quer acompanhar o que há de novo no segmento.
Mas, isso de modo algum pode ser confundido com copiar o que o outro está fazendo ou algo parecido. A questão aqui é, a analisar.
O que ferramentas ou redes sua concorrência usa? Como ela se comunica com o cliente? Quais informações relevantes estão sendo transmitidas?
A análise da concorrência é vista como uma forma de você saber ver se o seu trabalho está de acordo ou se precisa melhorar diante do mercado.
Além disso, é possível ver erros na concorrência que podem ser evitados no seu negócio!
Cometer estes erros básicos no marketing digital, é normal para muitas empresas, principalmente para aquelas que ainda não possuem muito conhecimento o que estão no começo, mas, a boa notícia é que tudo isso pode ser mudado e adaptado para o crescimento do seu negócio.
Melhorar é possível sempre, por isso, é importante contar com profissionais especializados como a RSamurai para te ajudar nessa migração!
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