O comportamento do cliente e o novo caminho de compra, fez com que empresas e prestadores de serviços de diferentes segmentos mudassem radicalmente sua oferta. Estamos praticamente chegando ao fim dos anúncios feitos por banners, panfletos, outdoors e outras mídias, que não impactam a ação de compra.
Será o fim?
Acredito que não, porém, a comunicação mudou e sabemos que não para aqui.
Há ofertas que chegam diretamente na palma das mãos através dos dispositivos móveis, outras nos seguem durante 7 dias em todos os ambientes digitais, ficando fácil criar um filtro para pesquisas, basta fazermos uma busca e pronto, uma enxurrada de ofertas entram em ação.
A dúvida agora é como impactar o cliente com anúncios ou campanhas?
Empresas e produtos que entenderam e fizeram uma leitura precisa do novo cenário estão voando, pois já não ofertam diretamente, estes sim oferecem benefícios e uma nova experiência ao consumidor que passa pela percepção física e sensorial. Trazer o cliente para esse caminho proporcionando uma melhor experiência fideliza e faz com que essa informação dissemine para novos consumidores.
Há formas de ofertar e melhorar a experiência através de um funil de compra construído em conteúdo, que servirá para formação do futuro cliente e fidelização do atual.
Por isso que chamamos de educação e/ou formação de mercado, o novo marketing, conforme ações exemplificadas abaixo:
Quando estamos ofertando um benefício neste novo cenário digital, devemos tratar o usuário como você, pois trata-se de uma comunicação unilateral, é a empresa conectando um a um, pessoas compram de pessoas.
Conte a história real, como é produzido seu produto, transformado, mostre o passo a passo, o processo fabril se for um produto ou como seu serviço pode solucionar um problema, como impactou na vida de outras pessoas/clientes.
A internet é um poço sem fundo e quando mais informações disseminar, muito mais será demandada, mas lembre-se, os nossos e os seus clientes estão lá.
Independente de produzir um produto ou serviço, estes passam por mãos humanas e isto sim deve ser compartilhado
Informação é o bem mais valioso, acredite!
A informação que é produzida no seu cotidiano é a mesma que será utilizada nas ações marketing/comunicação e educação. Veja bem, se for questionado (a) sobre os diferenciais de sua empresa, com certeza terá 5 ou 10 argumentos para driblar qualquer objeção, mas a pergunta é, quantas pessoas realmente tem essa informação?
Quando divulgamos conteúdos que ajudem o cliente ou resolva seu problema, estamos criando autoridade no assunto, criando vínculo e estreitando o relacionamento com o mesmo. Com isso, passamos a ser lembrados e estaremos sempre no radar de compra ou indicação, essa última é o melhor dos mundos.
A criação de conteúdo em seus diferentes formatos visuais como vídeo, artigo, arte, infográfico, áudio, vai atender diferentes perfis e servirá de melhor absorção da informação pelo auditivo, visual e sinestésico, conduzindo-o para uma trilha de aprendizagem de formação.
Qualquer tipo de comunicação está sujeito a ruídos que vão afetar a forma como as pessoas recebem, a condução do caminho de compra é de responsabilidade de quem a produz, siga os passos e coloque-os em prática para explorar o melhor do universo chamado internet, afinal, você pode ter um bom produto, serviço ou ideia, mas se você ofertar de maneira errada, o resultado será diferente do esperado.
Bem-vindo ao novo marketing!!
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