E-mail Marketing
O e-mail marketing é a estratégia de marketing digital realizada por meio de envio de e-mails para um determinado público, seja ele vindo de uma base de clientes ou de leads (clientes em potencial) gerados por outras estratégias.
Com o advento de novas ferramentas digitais de comunicação direta, como mensageiros eletrônicos, WhatsApp e a popularização das redes sociais, muitas pessoas passaram a enxergar, erroneamente, o e-mail como algo ultrapassado.
O e-mail marketing se modernizou e continua sendo uma ferramenta importante nas estratégias de marketing digital, considerada uma das que oferece melhor retorno em relação ao investimento.
Por que usar o e-mail marketing?
O e-mail foi a primeira ferramenta de comunicação direta da internet. Muito antes de falar em marketing digital ou de se imaginar que a internet se tornaria tão popular, esta ferramenta era o único canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário na web.
O problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão ou critérios, que ficaram conhecidas como “spam” ou “lixo eletrônico”.
Em função disso, as empresas precisaram iniciar um movimento para qualificar as abordagens de e-mail marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas, retomando a importância dessa estratégia.
Vantagens do E-mail Marketing
Depois do site e das estratégias em redes sociais, o e-mail marketing é o canal de marketing digital mais utilizado pelas empresas. E isso se dá por vários motivos, entre eles:
Todo mundo tem um e-mail. Seja para criar uma conta em uma rede social, para abrir uma conta em um banco digital ou para fazer qualquer cadastro na internet, sempre precisaremos informar um endereço de e-mail.
Basicamente todas as informações digitais de uma pessoa na internet convergem para um endereço de e-mail. Portanto, o número de pessoas que utilizam este serviço é enorme, maior, por exemplo, que a quantidade de usuários de redes sociais.
A lista de contatos é um ativo da empresa. Quando se faz uma publicação em redes sociais, são os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua empresa.
Já na estratégia de E-mail Marketing quem define quando, como e porquê enviar mensagens aos contatos é você. Assim, além de ter mais segurança no gerenciamento dos contatos, há uma garantia maior de quantas e quais pessoas irão receber sua publicação.
Um dos aspectos que torna o e-mail marketing mais eficiente é que, enquanto outras mídias falam para um grupo, o e-mail conversa com exclusividade. Faz muita diferença receber um e-mail em que você é chamado pelo nome e cujo remetente já sabe a cidade onde você mora ou o produto que foi consumido anteriormente.
Isso cria um relacionamento mais próximo entre vendedor e cliente, o que tende a aumentar o engajamento.
As campanhas de e-mail marketing seguem como as ações com o melhor custo-benefício nos mais diferentes segmentos de atuação, em comparação com as outras estratégias de marketing digital.
As principais ferramentas de envio vendem pacotes com custo inferior a um centavo por destinatário. Além disso, com o tempo, sua lista de contatos vai ficando mais enxuta e qualificada, aumentando, significativamente, o ROI (Retorno Sobre o Investimento).
Uma das principais vantagens do e-mail marketing em relação às redes sociais e ferramentas de buscas é a versatilidade no conteúdo e formato. No Google Ads, Links Patrocinados, Facebook ou Instagram, seu anúncio precisa se adequar aos formatos disponíveis. Muitas vezes isso não é suficiente para atingir seu público, limitando o uso de recursos mais atrativos.
Já os e-mails aceitam praticamente tudo: texto, imagem, GIF, link, tabelas, cores, animações. Assim, o conteúdo se torna mais versátil e personalizado de acordo com o objetivo de cada campanha.
Tipos de e-mail
E-mail promocional não é o único tipo de conteúdo que pode ser utilizado em estratégias de e-mail marketing. Dependendo do perfil do cliente ou do momento em que a estratégia se encontra na jornada de compras, é possível variar o conteúdo e manter o contato com o cliente de formas alternativas e certeiras.
É um dos formatos mais tradicionais de e-mail marketing. Newsletter, “boletim de notícias” na tradução literal, se refere ao envio periódico de mensagens em torno de algum tema. Podem trazer o conteúdo completo no corpo do e-mail, ou apenas chamadas e trechos para que o usuário clique e seja direcionado para seu site ou um artigo de blog.
A regularidade no envio faz com que o formato ajude a manter as pessoas bem informadas e próximas da sua empresa.
Exemplo de e-mail newsletter:
É o formato mais comum, que visa promover a venda de produtos ou serviços. Costuma ter abordagem comercial, com ofertas, preços, descontos, além de links diretos para a página de compra ou e-commerce.
Exemplo de e-mail promocional:
E-mails editoriais trazem o ponto de vista da empresa sobre determinado assunto, na maioria das vezes assinado pelo CEO ou dono da empresa. Sua função visa fortalecer a imagem da marca ao mostrar como ela se posiciona diante de algum tema ou acontecimento.
Sabe aquela mensagem de confirmação de cadastro, de recebimento de um pedido ou de abandono de carrinho? Muitas empresas têm dificuldade de enxergar esses e-mails como estratégia de e-mail marketing, mas pode ser muito útil!
O foco do e-mail transacional é trazer a informação que interessa ao usuário. Porém, pode-se aproveitar para oferecer algum conteúdo ou oferta que faça sentido no momento, como produtos relacionados ou a oportunidade de algum tipo de cadastro, vantagem ou desconto futuro, por exemplo.
Exemplo de e-mail transacional:
É uma série de e-mails disparados automaticamente em sequência a partir de alguma ação do usuário, como o preenchimento de um formulário. Esses fluxos são usados na etapa de nutrição dos leads (clientes em potencial), para que eles amadureçam o conhecimento sobre algum assunto e evoluam no funil de vendas.
É uma forma de entrar em contato direto com os consumidores e conhecê-los melhor através de um questionário. Podem ser usados após uma compra (pesquisa de satisfação), para traçar perfil da persona, para entender o mercado, entre várias outras finalidades.
Exemplo de e-mail de pesquisa:
Como planejar uma
campanha
de E-mail
Marketing?
Como tudo na vida, uma boa campanha começa pelo planejamento. É preciso definir o público-alvo, traçar seus objetivos e metas, produzir os conteúdos, antes de executar o envio dos e-mails.
Objetivos e metas
Defina qual a finalidade do e-mail marketing. Isso está ligado, diretamente, ao tipo de e-mail que será enviado. Determine se o objetivo é vender, nutrir leads (clientes em potencial), qualificar o pós-venda, etc.
É importante definir a função que a campanha irá desempenhar na sua estratégia.
Persona
Defina o perfil do cliente com quem você quer se comunicar. O conteúdo e a linguagem do e-mail marketing devem ser criados pensando nessa persona.
Segmentação
Nem todo e-mail serve para todo mundo. É importante utilizar critérios de segmentação para tornar o envio de e-mails mais relevante para cada pessoa e, consequentemente, melhorar os resultados.
Lista de contatos
Para coletar e-mails, você pode inserir formulários no site, criar landing pages e oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato. Você também pode enviar para pessoas que já tenham comprado ou interagido com sua empresa anteriormente, desde que deem autorização para receber estes e-mails.
Frequência
A frequência de envio é determinante para o sucesso da estratégia de e-mail marketing. Muitos usuários se incomodam com a insistência e acabam ignorando a mensagem ou bloqueando o remetente.
Por outro lado, não dá para ficar longe por muito tempo. Então, é preciso encontrar um equilíbrio, especialmente em formatos de envio recorrente, como newsletters e e-mails promocionais.
Conteúdo
O conteúdo é a essência do e-mail marketing, é o que engaja e o que vai fazer você atingir seus objetivos ou não. É importante conhecer os interesses e o histórico do usuário para recomendar ofertas ou conteúdos relevantes para ele.
Ferramenta
Ter uma ferramenta de e-mail marketing é essencial para sua estratégia, já que você pode automatizar os envios e analisar seus resultados. Além disso, a grande maioria delas trabalha de maneira amigável aos servidores de destino, buscando evitar que seus e-mails sejam barrados ou identificados como lixo eletrônico.
Nós, da RSamurai, utilizamos o RD Station como plataforma de automação e envio de e-mail marketing.
Análise de métricas
Durante o planejamento, também é preciso definir quais métricas serão analisadas para saber se o público gostou do conteúdo, se os usuários fizeram o que se espera e se os objetivos foram atingidos. Uma boa ferramenta de e-mail marketing costuma fornecer várias informações que auxiliam nesta análise.
Não perca tempo
Agora que você entendeu que o e-mail marketing é uma das principais ferramentas na estratégia de marketing digital, não perca tempo. A R.Samurai oferece todo o suporte, desde o planejamento até a execução de sua campanha de e-mail marketing, específicas para a finalidade desejada e em cada etapa do funil de venda.