Ter uma marca forte na Internet é fundamental e isso já ficou claro para todos nós, mas, para que isso aconteça, é necessário que as plataformas disponíveis sejam utilizadas da melhor forma possível.
O Instagram é, hoje, a principal rede social para empresas, e superou, pelo segundo ano consecutivo o Facebook em número de postagens e engajamento das principais marcas do mundo.
Por isso, nesse artigo, iremos detalhar a importância de sua empresa ter presença e força no Instagram.
Ao criar um perfil na plataforma, você deve ter em mente qual é o objetivo da sua empresa dentro da rede. Você pode ter apenas um ou vários, vai depender do perfil da sua marca e também, principalmente, de quanto você deseja investir, seja com tempo ou dinheiro.
– Reconhecimento de Marca (Awareness)
Aqui, você irá tornar sua empresa conhecida no mercado e virar referência no seu nicho.
– Encontrar novos leads
Com publicações diárias e conteúdo relevante, você tem a possibilidade de encontrar novos clientes para sua empresa.
– Atendimento a clientes
Esteja disponível para atender seu público 24h por dia 7 dias na semana através dos directs ou até mesmo respondendo os comentários na sua postagem.
– Monitorar Concorrência
Analisar o que a concorrência está fazendo é muito positivo para seu negócio, tanto para se inspirar em alguma marca que já tem mais credibilidade, como para realizar trabalhos diferentes do que está sendo feito.
– Compartilhar informações sobre seu negócio
Postar conquistas das sua empresa, novos produtos e negócios, são muito bem-vindas nessa plataforma, fazendo isso, você consegue trazer o seu cliente para dentro da sua marca.
– Formar uma comunidade
Criar uma comunidade de seguidores é bastante benéfico, desta forma, você conseguirá identificar os desejos e os anseios do seu público.
Você não precisa focar em apenas um desses motivos, uma mistura desses elementos é muito bom e ajudará ainda mais a sua empresa.
Com os objetivos já definidos, chegou a hora de começar a planejar e publicar seu conteúdo. Para fazer isso, é muito importante seguir alguns pontos fundamentais para que seus posts atinjam as pessoas certas.
– Entenda quem é sua persona
Para quem você vai produzir o conteúdo, quem são as pessoas que comprariam o seu produto? Essas perguntas são importantes na hora de desenvolver o seu produto e também as ações que farão parte do seu Instagram.
Identificar o comportamento, os hábitos, as atitudes, onde costumam morar, qual nível social possuem.
Ao definir a qual a persona do seu negócio, ficará muito mais fácil acertar em cheio qual post você deve vincular.
– Linguagem utilizada
Ao entender a sua persona, você poderá falar na língua do seu cliente. E não existe linguagem errada. Se sua empresa for focada em equipamentos tecnológicos, uma descrição de postagem um pouco mais técnica será bem recebida pelo seu público. Isso também serve para marcas com produtos mais acessíveis como roupas ou até mesmo comida, nesse caso, a linguagem será mais leve e um pouco menos formal.
Dessa forma, a linguagem das suas postagens tem muita relação com os valores da sua marca e como ela busca se posicionar no mercado.
– Territórios da Marca
Os territórios da sua marca são os assuntos que sua empresa pode abordar no dia a dia.
Vamos usar a própria RSamurai – Nós somos uma Consultoria de Marketing Digital e realizamos o processo completo de branding das empresas, com isso, além publicarmos postagens e ações dentro deste assunto, nós também podemos falar de:
-Consultoria
– Redes Sociais
– Vendas da Internet
– SEO
E muitas outras coisas que envolvem o mundo do Marketing Digital.
Tudo isso é definido antes pela empresa, e a pergunta que deve ser feita é: “O que meu cliente acharia relevante saber sobre esse assunto? ”
– Contexto da Rede
Todas as redes sociais possuem contextos e conteúdos muito diferentes. Se analisarmos, por exemplo, o LinkedIn e o Instagram, fica bastante claro as diferenças de postagem e também de público que será atingido.
No Instagram, devemos entender que a imagem tem muito mais poder que nas outras redes. A criatividade é muito importante no Insta, por isso, diversas possibilidades podem ser criadas como carrosséis de postagens, posts com imagens bonitas (se possível conte com um fotografo profissional ou então assinar um bom banco de imagens), stories bem produzidos e diversas outras coisas que você pode criar.
No Instagram, o algoritmo funciona por engajamento. Você percebe que no seu Insta pessoal costumam aparecer sempre as mesmas marcas ou as pessoas, isso acontece porque você interage mais com elas através de cliques, comentários, compartilhamentos, etc.
Por isso, você tem que incentivar o engajamento com a sua marca. Um conteúdo relevante e bem produzido é capaz de conseguir isso, pois conversa com seu público de forma correta.
Mas fique calmo, nem todas as postagens terão bastante engajamento, por isso, publique conteúdo regularmente e produza conteúdo variados, dessa forma, será mais fácil descobrir aquele que melhor atinge seus seguidores.
O perfil da sua empresa no Instagram deve ser comercial! Dessa forma, você consegue impulsionar posts que fazem parte de alguma campanha que esteja divulgando e atingir um maior número de pessoas, atraindo ainda mais awareness para seus posts.
Uma conta comercial também divulga as métricas que te possibilitam avaliar o seu desempenho. A sua BIO também é influenciada, pois nela é possível que seus clientes falem com você diretamente via telefone ou e-mail.
Já que citamos a BIO, é muito importante que sua BIO seja bem utilizada. Apesar do espaço pequeno, você consegue adicionar suas principais informações ali.
-Nome da Empresa
– O que ela faz
– Como pode ajudar as pessoas
– Seus contatos (site, e-mail, telefone, whatsapp)
A utilização de Linktree também é positivo na BIO, uma vez que é possível cadastrar diversos links que levarão para diferentes área da sua empresa.
Uma das partes mais importantes de administrar uma conta de Instagram, mas que muitos não fazem!
É fundamental que exista a verba para criar anúncios patrocinados no Instagram, ao fazer isso, o seu alcance será muito maior. O tráfego orgânico é importante, mas é muito mais baixo na maioria dos casos, principalmente se sua empresa começou agora.
Outro fator importante também é segmentar públicos distintos para entender o que será melhor para você.
O Instagram é a rede social do momento, onde as maiores empresas investem bastante dinheiro para fortalecer ainda mais sua marca.
Por isso, não perca mais tempo para começar a explorar ainda mais essa rede. Aqui na RSamurai nós somos especialistas em brandings e estratégias completas de marketing digital para sua empresa.
Entre em contato agora mesmo com a gente e solicite um diagnóstico gratuito para começar a fortalecer ainda mais a sua marca.
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