Criação de E-books

No contexto de marketing digital, o e-book é um material informativo denso e que tem como objetivo conquistar leads (clientes em potencial) para seu negócio, enquanto fornece conteúdo relevante para seu potencial cliente.

De forma geral, um e-book é um conteúdo mais aprofundado sobre um assunto já disponibilizado em sua estratégia de marketing digital.

A estratégia está no fato de solicitar alguns dados relevantes do usuário em troca de oferecer mais conteúdo gratuito. Isso, normalmente, é feito por meio do preenchimento de uma landing page ou de um formulário que solicita informações básicas como nome, idade, e-mail, WhatsApp, etc.

Se o visitante se interessa por informações mais detalhadas sobre o tema, é grande a possibilidade de ele vir a se tornar um cliente. Portanto, ao captar informações básicas dele, a empresa dá um passo a mais para a próxima etapa de sua estratégia de marketing digital. Daí a importância de utilizar e-books em suas campanhas.

Como fazemos os e-books?

Os e-books fazem parte do projeto de Inbound Marketing e têm como objetivo levar visitantes a um site e convertê-lo em lead (cliente potencial). Até chegar a esse ponto, há algumas etapas que devem ser realizadas.

O processo de produção começa na definição do tema e da persona. É importante saber qual público desejamos atrair e em qual etapa da jornada de compra o e-book será disponibilizado. Isso ajuda a limitar o conteúdo do material e saber até onde deve se aprofundar no tema.

Com base nas informações geradas na fase de planejamento, é produzido o conteúdo. Ele pode ser construído com informações da própria empresa ou enriquecido com dados obtidos em outras fontes digitais.

Nesta etapa é criada a identidade digital que irá facilitar o processo de diagramação. O projeto gráfico prevê quais ícones e elementos visuais podem ser utilizados, a paleta de cor, tipografias, sempre conforme a identidade da marca.

Esta é a etapa de produção do material onde o conteúdo é diagramado seguindo os padrões mais atuais, de maneira a facilitar a leitura da parte do usuário e, ao mesmo tempo, transmitindo ao leitor a percepção de que a empresa tem domínio sobre o tema e pode trazer a solução na próxima etapa da jornada de compras.

Existem várias estratégias para levar o usuário a baixar o e-book. O passo inicial é criar uma landing page com um formulário para que o visitante preencha e receba, em troca, o material.

Para chegar nesta página, são usados anúncios, banners de divulgação no site, dentro de artigos relacionados no blog, e até mesmo no rodapé de um e-mail marketing.

Exemplos e-books:

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Como obter resultados

Após o lançamento do e-book, é necessário mensurar o que foi conquistado. Por meio de métricas, é possível avaliar, por exemplo, quantas vezes a landing page foi acessada e quantos downloads foram realizados.

As taxas de abertura e clique do e-mail de divulgação do material também são dados que demonstram qual o nível de interesse dos leads (clientes em potencial) por determinado assunto, permitindo traçar as próximas estratégias de marketing digital.

Seguindo essas etapas, é possível fazer e-books totalmente personalizados para cada cliente, alinhados aos interesses do seu público-alvo e garantindo mais resultados.

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