Consultoria e Auditoria de
SEO
Mesmo que você invista na construção de um site de qualidade para seu negócio, se ele ficar escondido nas pesquisas do Google, os esforços e valores gastos serão em vão. Para que isso não aconteça é necessário o apoio de um consultor especialista em SEO.
Caso você seja principiante no assunto, não se preocupe, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas!
Vamos começar pelo básico, SEO é a abreviação em inglês de Search Engine Optimization, que significa em tradução livre “otimização de sites para mecanismos de busca”.
O SEO é um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo e outros, gerando aumento de tráfego de forma orgânica, ou seja, gratuita.
Por ser um trabalho técnico e especializado, as empresas optam por contratar agências que prestam consultoria sobre o assunto.
Como funciona uma Consultoria?
Esse serviço analisa e realiza levantamentos sobre a atual situação do seu site, no quesito SEO. Em outras palavras, ele analisa como o Google e outros buscadores encontram o seu site e distribuem para os interessados, ou seja, aqueles que pesquisam sobre determinado tema, serviço e palavra-chave.
Dentro da análise, alguns quesitos são analisados, como:
Além deste estudo, soluções são levantadas para corrigir os erros e fortalecer as boas práticas do site.
Como obter resultados com a consultoria de SEO?
A primeira coisa que você deve entender é que uma consultoria de SEO é um trabalho contínuo, os resultados virão com o tempo e podem variar de acordo com as tendências de pesquisa e mercado. Por isso, é importante ter uma estratégia digital completa.
Uma boa consultoria, buscará compreender quais são seus objetivos e quais resultados você pretende atingir, como por exemplo: gerar mais leads, receber mais orçamentos, conquistar um público engajado, etc. É com base na sua necessidade que os resultados devem ser mensurados.
Exemplo de evolução do acesso orgânico

Evolução do acesso orgânico do Grupo Premium

Afinal, como eu
encontro as
pessoas certas?
Para encontrar o público certo é preciso entender qual é o seu público-alvo, ou seja:
Para mapeá-lo, uma conversa é feita com a empresa, com o objetivo de identificar e estruturar informações relevantes, principalmente sobre o comportamento online do consumidor alvo.
Para que serve a pesquisa de palavras chave?
No processo da consultoria, para encontrar as pessoas certas devemos usar as palavras certas, por isso é realizado um estudo de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Elas são aquelas que o seu público mais utiliza na hora de pesquisar no Google, Bing, Yahoo e outros mecanismos de pesquisa.
Como descobrir o que não tem dado certo na sua estratégia atual?
Para esta etapa, é feita uma investigação completa e meticulosa no website com alguns parâmetros, a fim de encontrar possíveis problemas que impeçam o seu site de alcançar uma boa visibilidade nos mecanismos de busca.
É nesse momento que os analistas descobrem a razão pela qual seu site recebe poucos acessos.
Como o SEO
analisa o desempenho?
Palavras chaves são importantes, mas só elas não bastam. O SEO avalia o desempenho do site, com base em muitos fatores, como:

Auditoria
Para um marketing de qualidade e que atinja o seu maior objetivo que é a captura de leads qualificados, entenda: parar não é uma opção!
Independente do seu website ser muito bonito, se as pessoas não encontrarem o seu conteúdo, todo o seu esforço terá sido em vão.
Para arrumar o que tem de errado, primeiro é preciso identificar o que está prejudicando o seu site, e essa é a principal função da auditoria de SEO.
Auditoria de SEO: a melhor forma de verificar o que provavelmente está prejudicando você e sua empresa!
É com a auditoria de SEO que conseguimos encontrar erros estruturais, técnicos e de links irregulares que prejudicam sua estratégia digital.
A auditoria pode acontecer em três pilares:
Todo esse trabalho é para que, finalmente, você comece a ter resultados orgânicos no seu site.