Consultoria e Auditoria de
SEO

Mesmo que você invista na construção de um site de qualidade para seu negócio, se ele ficar escondido nas pesquisas do Google, os esforços e valores gastos serão em vão. Para que isso não aconteça é necessário o apoio de um consultor especialista em SEO.

Caso você seja principiante no assunto, não se preocupe, estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas!

Vamos começar pelo básico, SEO é a abreviação em inglês de Search Engine Optimization, que significa em tradução livre “otimização de sites para mecanismos de busca”.

O SEO é um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, Bing, Yahoo e outros, gerando aumento de tráfego de forma orgânica, ou seja, gratuita.

Por ser um trabalho técnico e especializado, as empresas optam por contratar agências que prestam consultoria sobre o assunto.

Como funciona uma Consultoria?

Esse serviço analisa e realiza levantamentos sobre a atual situação do seu site, no quesito SEO. Em outras palavras, ele analisa como o Google e outros buscadores encontram o seu site e distribuem para os interessados, ou seja, aqueles que pesquisam sobre determinado tema, serviço e palavra-chave.

Dentro da análise, alguns quesitos são analisados, como:

  • Qual é o seu público-alvo;
  • Quais são suas palavras-chave;
  • O que não tem dado certo na sua estratégia atual;
  • Qual conteúdo produzir;
  • Como tem sido o seu desempenho.
  • Além deste estudo, soluções são levantadas para corrigir os erros e fortalecer as boas práticas do site.

    Como obter resultados com a consultoria de SEO?

    A primeira coisa que você deve entender é que uma consultoria de SEO é um trabalho contínuo, os resultados virão com o tempo e podem variar de acordo com as tendências de pesquisa e mercado. Por isso, é importante ter uma estratégia digital completa.

    Uma boa consultoria, buscará compreender quais são seus objetivos e quais resultados você pretende atingir, como por exemplo: gerar mais leads, receber mais orçamentos, conquistar um público engajado, etc. É com base na sua necessidade que os resultados devem ser mensurados.

    Exemplo de evolução do acesso orgânico

    Afinal, como eu
    encontro as
    pessoas certas?

    Para encontrar o público certo é preciso entender qual é o seu público-alvo, ou seja:

  • Quem compra o que você oferece?
  • Quem procura o que você oferece?
  • Como esse público se comporta?
  • Para mapeá-lo, uma conversa é feita com a empresa, com o objetivo de identificar e estruturar informações relevantes, principalmente sobre o comportamento online do consumidor alvo.

    Para que serve a pesquisa de palavras chave?

    No processo da consultoria, para encontrar as pessoas certas devemos usar as palavras certas, por isso é realizado um estudo de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Elas são aquelas que o seu público mais utiliza na hora de pesquisar no Google, Bing, Yahoo e outros mecanismos de pesquisa.

    Como descobrir o que não tem dado certo na sua estratégia atual?

    Para esta etapa, é feita uma investigação completa e meticulosa no website com alguns parâmetros, a fim de encontrar possíveis problemas que impeçam o seu site de alcançar uma boa visibilidade nos mecanismos de busca.

    É nesse momento que os analistas descobrem a razão pela qual seu site recebe poucos acessos.

    Como o SEO
    analisa o desempenho?

    Palavras chaves são importantes, mas só elas não bastam. O SEO avalia o desempenho do site, com base em muitos fatores, como:

  • Responsividade;
  • Tempo de carregamento das páginas;
  • Otimização de imagem;
  • Entre outros.
  • Auditoria

    Para um marketing de qualidade e que atinja o seu maior objetivo que é a captura de leads qualificados, entenda: parar não é uma opção!

    Independente do seu website ser muito bonito, se as pessoas não encontrarem o seu conteúdo, todo o seu esforço terá sido em vão.

    Para arrumar o que tem de errado, primeiro é preciso identificar o que está prejudicando o seu site, e essa é a principal função da auditoria de SEO.

    Auditoria de SEO: a melhor forma de verificar o que provavelmente está prejudicando você e sua empresa!

    É com a auditoria de SEO que conseguimos encontrar erros estruturais, técnicos e de links irregulares que prejudicam sua estratégia digital.

    A auditoria pode acontecer em três pilares:

  • Auditoria do seu site: focada em encontrar problemas estruturais e técnicos;
  • Auditoria de conteúdo interno: focada em analisar o conteúdo do site com base no seu nicho;
  • Auditoria externa: com a intenção de encontrar problemas e oportunidades que vêm de outros domínios.
  • Todo esse trabalho é para que, finalmente, você comece a ter resultados orgânicos no seu site.

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