Lovemark já é uma definição bastante conhecida no marketing, ela consiste no quanto uma marca é admirada pelos clientes a ponto de ter a confiança deles e ser recomendada.
Existem muitas empresas que conseguem destaque no mercado, são conhecidas por desenvolver algum trabalho que chama a atenção dos consumidores, por isso elas são conhecidas como lovemark, uma marca amada pelo público.
Isso significa que elas possuem clientes cada vez mais fiéis e que sempre recomendam a outros conhecidos. Para conseguir isso, é fundamental que as empresas tenham condutas admiráveis e condizente com sua missão e valores.
Fazer com que as pessoas amem uma marca é o caminho para transformar o seu negócio em um grande sucesso. O objetivo é conquistar o engajamento dos clientes que supere toda e qualquer racionalidade.
Nesse caminho, empresas e clientes precisam formar um vínculo, é uma história que reúne vários elementos como:
Os clientes gostam de empresas que possuem essas características, é partir disso que o sentimento de amor pela companhia pode surgir.
Mas, como tornar a marca uma lovemark na prática?
Alguns passos podem ajudar, confira!
As ações da empresa devem conversar com os clientes de uma forma bastante direta e para conseguir isso, é importante pensar que as pessoas que consomem na empresa tem sentimentos, qualidades e defeitos.
Por isso, as campanhas de marketing não podem ser muito genéricas e a empresa também precisa investir em um relacionamento mais próximo e confiável com o cliente.
As ações da empresa devem conversar com os clientes de uma forma bastante direta e para conseguir isso, é importante pensar que as pessoas que consomem na empresa tem sentimentos, qualidades e defeitos.
Por isso, as campanhas de marketing não podem ser muito genéricas e a empresa também precisa investir em um relacionamento mais próximo e confiável com o cliente.
É importante abrir um canal onde a empresa consiga responder às dúvidas dos clientes e esteja sempre disposta a ouvir sugestões. Afinal, o que eles querem é saber se os valores da marca são realmente aquilo que as campanhas pregam.
O livro Lovemarks do autor Kevin Roberts menciona que os clientes que possuem apego por alguma marca se movem pelo raciocínio emocional e não racional. Afinal, são pessoas que consomem produtos e serviços e não apenas números.
Para conquistar clientes fiéis e engajados é importante ter um nicho de mercado bem definido. Dessa forma, as chances de se tornar uma empresa amada são muito maiores, pois as estratégias serão direcionadas de maneira mais assertiva.
Empresas de nicho conseguem identificar o público alvo de forma eficiente, ademais, é possível oferecer soluções mais personalizadas de um produto ou serviço que está em falta no mercado.
Via de regra, ficará mais clara a missão do negócio e o engajamento do público certo gerando mais possibilidades de ter uma empresa amada.
As Lovemarks focam na emoção do seu público alvo, ou seja, todas as campanhas e direcionamentos tem o viés de mexer com o lado emocional das pessoas. Diante disso, muitas escolhem a marca porque de certa forma, ela ajuda a resolver um determinado problema existente na vida da pessoa.
Para conseguir isso, é importante que a empresa se coloque no lugar dos clientes criando um vínculo de empatia. Os clientes cedem diante das emoções geradas e acabam não só comprando os produtos ou contratando serviços, mas sim, admirando aquela marca que proporcionou essa experiência.
Toda a empresa vende um conceito, é uma ilusão pensar que somente produtos e serviços estão em jogo. Por isso, é importante defender esse ponto de vista em redes sociais e outros pronunciamentos.
Caso contrário, a credibilidade é perdida.
Uma das grandes qualidades do lovemarks é a confiança dos clientes na empresa. É isso que permite que as pessoas defendam a marca e não optem pela concorrência.
É necessário todo um trabalho para garantir que o conceito defendido seja realmente aplicado no dia a dia.
A curiosidade é uma boa estratégia para garantir o engajamento do público e uma das formas de fazer isso é criando mistério sobre determinados lançamentos.
É importante fortalecer a interação das pessoas nas redes sociais, ter uma escuta ativa, comunicação mais intimista e se esforçar para entender as pessoas.
Algumas marcas como a NETFLIX apostam em uma comunicação amigável com seus clientes, eliminam completamente a formalidade e se comportam como grandes amigos.
A estratégia tornou a empresa amada pelo mundo inteiro, pois mesmo diante de críticas recebidas, ela consegue reverter muitos problemas usando o bom humor.
Os clientes gostam das respostas e estão sempre interessados em ouvir mais.
As empresas lovemarks sempre vão se diferenciar no mercado, pois elas focam nas emoções, resolução de problemas e boas estratégias de marketing.
Para sua marca conseguir mexer com as emoções é possível construir uma lealdade que supere todos os limites da racionalidade.
Não é uma tarefa fácil, pois exige que o negócio esteja constantemente em renovação e busca por clientes que se apaixonem pela marca. Mas o marketing digital é o caminho para que a empresa se torne conhecida e consiga mostrar a sua missão e valores dentro do mercado.
Através de estratégias bem posicionadas, o marketing digital conecta a empresa com o perfil de cliente correto, conseguindo aumentar as chances de torná-las lovemarks.
A R. Samurai é uma empresa especializada em marketing digital, focada em empresas B2B e B2C. O foco da agência é ajudar as empresas na elaboração de estratégias para redes sociais e Google, visando levar a mensagem da marca para mais longe. Se o objetivo é se tornar uma empresa amada, fale conosco!
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