A gravação de um vídeo para as redes sociais faz parte da estratégia de marketing de várias organizações. Estudos apontam que conteúdos em vídeo serão responsáveis por 80% do tráfego online até o final de 2021.
Muitos empreendedores, no entanto, têm receio de utilizar essa mídia para divulgar seus produtos. Geralmente, isso ocorre por falta de conhecimento técnico ou por medo de fazerem um trabalho ruim.
No entanto, é preciso entender que produzir vídeos para redes sociais é uma das estratégias mais populares do marketing digital. Para te ajudar, preparemos algumas dicas que irão facilitar seu trabalho e ajudar-lhe a produzir um bom vídeo.
Defina, previamente, que tipo de conteúdo terá seu vídeo: se será a apresentação de um produto ou serviço, um tutorial com dicas relacionadas à sua área de atuação, um teaser para algum lançamento entre outros.
Em seguida, prepare o roteiro para o vídeo. Mesmo que você não seja profissional, para gravar um vídeo para redes sociais ele deve ter começo, meio e fim. Saiba o que você vai falar. Foque na mensagem que quer transmitir, use uma linguagem simples e cuide para não exceder o tempo previsto.
Escolha como irá gravar: câmera ou celular. Se você está começando, talvez opte, por enquanto, em não investir em equipamentos profissionais. Não tem problema! Os celulares de hoje são capazes de gravar vídeos em alta qualidade.
O importante, neste caso, é ajustar o foco, centralizar o objeto ou pessoa do vídeo e, preferencialmente, não segurar a câmera nas mãos, para que a imagem não trema. Improvise um apoio ou utilize tripé específico para celular. Existem kits à venda no mercado a preços bem amigáveis e que deixarão o seu vídeo com qualidade muito mais profissional.
Se você não possui um equipamento de iluminação profissional, como lâmpadas e spots de luz, procure gravar seus vídeos em espaços claros ou bem iluminados. A luz pode ser natural ou artificial. Para ambientes internos, você pode utilizar luminárias de LED ou mesmo um abajur como luz auxiliar.
Dica importante: nunca esteja contra a luz pois, neste caso, a única coisa que prevalecerá será sua sombra. Lembre-se que a má qualidade do vídeo pode prejudicar a compreensão de seu conteúdo, por mais completo que ele seja.
Tanto quanto a imagem, o áudio é parte fundamental de seu vídeo. Um som de baixa qualidade ou com dificuldade de compreensão irá comprometer todo o conteúdo do seu vídeo nas redes sociais.
É importante possuir um microfone, preferencialmente de lapela, para captar melhor o áudio de quem fala, pois quanto maior a distância para a câmera, mais baixo será o som. Se isso não for possível, o microfone do fone de ouvido é uma boa alternativa.
Além disso, procure gravar em um local a prova de ruídos. O som ambiente pode prejudicar seu vídeo, principalmente se for muito alto, dificultando para o espectador ouvir a mensagem que você quer passar. Se for uma narração, você pode optar por gravar áudio e vídeo separadamente e depois uni-los na edição.
Ter naturalidade na fala demonstra domínio sobre o tema. Portanto, você ou quem quer que seja que irá apresentar seu vídeo, precisa estar bem treinado para que o conteúdo saia de maneira espontânea, sem aquela impressão de que a pessoa está lendo.
Mesmo que seja necessário ler o conteúdo em uma tela ou papel, procure fazer isso de forma descontraída e utilize tom natural, como se você estivesse conversando com o espectador. Respeite as pausas e respiração, como em uma conversa normal.
A internet é uma rede muito dinâmica, e assim também são seus usuários. Lembre-se que nas redes sociais os vídeos passam rapidamente no feed das pessoas e, se não houver o que o segure a atenção, eles não serão assistidos.
Vídeos longos ou com grandes introduções tendem a ser cansativos e desviar a atenção dos espectadores. Ainda que pretenda fazer um tutorial, seja objetivo e comece o vídeo deixando claro o que o espectador vai encontrar. Aproveite o tempo da melhor forma possível e não se estenda mais que o necessário.
A pós-produção é a etapa de edição e finalização do vídeo, quando você faz os ajustes necessários para deixar tudo funcionando perfeitamente. Essa etapa é muito importante para deixar o conteúdo mais dinâmico e interessante para quem está assistindo, pois você pode excluir trechos que ficaram ruins e acrescentar legendas e outros elementos.
Isso é feito por um software editor de vídeo. Pode parecer a parte mais difícil para quem não tem conhecimento de edição, porém existem ferramentas gratuitas e intuitivas, que irão ajudar a resolver as situações mais simples. Com o tempo, você pode aumentar seu conhecimento e passar a utilizar programas mais profissionais.
Confira também: 4 dicas para continuar vendendo mesmo com as portas fechadas