O crescimento faz parte do planejamento da grande maioria das empresas, mas, muitas vezes, elas não sabem para onde seguir. Isso pode ser solucionado através do Marketing Digital.
O problema, muitas vezes, é a falta de conexão entre empresa e cliente. As ações de marketing (offline) muitas vezes não atingem o público correto, isso faz com que a empresa fique estagnada, não encontrando opções de crescimento.
O Marketing Digital aparece como a solução para muitas empresas, através de estratégias bem planejadas, o negócio da sua empresa terá todo o necessário para ampliar seu alcance e ganhar ainda mais conhecimento no mercado.
Empresas gastam muito dinheiro para conseguir vender um produto online, mas, existe um conjunto de fatores que fazem esses investimentos darem errado. Um dos principais é a falta de proximidade com o público. Uma venda online, hoje, demanda tempo. Ações de atração do cliente são as principais formas de alcançar o tão almejado objetivo: Vender mais!
Você deve estar se perguntando: “Então, como eu escolher a agência de marketing digital certa para mim?”
Acompanhe esse artigo que você vai descobrir!
Antes de tudo…Você sabe o que é uma agência de marketing digital?
Uma agência colocará em prática diversas estratégias que vão ajudar sua empresa. Mas lembre-se, nem toda agência é igual e nem todo serviço oferecido é o mesmo.
Algumas empresas trabalham com toda a estratégia, desde os primeiro passos. Enquanto outras realizam ações mais específicas do projeto como administração de tráfego, produção de conteúdo, social medias e muitas outras.
Todos dentro da sua empresa podem ser produtores de conteúdo e até mesmo produzir um artigo para o blog, muitas empresas até tentam progredir desta maneira, mas acabam esbarrando sempre em um mesmo obstáculo: Falta de tempo.
Algumas ações estratégicas e também algumas ferramentas utilizadas para gerir e produzir conteúdo podem ser um pouco trabalhosas e demandam estudo de como utilizá-las. Dessa forma, terceirizar as ações é o melhor caminho para sua empresa.
Por isso, antes de contratar uma agência digital, se reúna com sua equipe e veja quais são suas necessidades, dessa forma, vocês terão noção do budget disponível para ações de marketing.
Você deve estar se perguntando se esse processo é trabalhoso…
Como todos os serviços que vamos contratar, seja para nossa empresa ou para nós mesmos, é necessário fazer uma pesquisa para saber qual empresa se encaixa melhor com o perfil do seu negócio.
O que você deve esperar de uma agência é que ela ajude você com estratégias de marketing e não que cause mais problemas…
Após realizar esse estudo interno com sua equipe e ponderar alguns ponto importantes, você deve começar um pesquisa sobre qual será a melhor agência para você. Respondendo as perguntas abaixo, você terá uma boa noção!
Não. Com o mundo conectado que vivemos hoje, é muito fácil nos reunirmos via internet, seja via hangouts, Zoom e tantas outras plataformas de comunicação que existem.
Nos dias de hoje, as conversas entre empresas são realizadas, na grande maioria das vezes, via internet, e milhares de negócios são concretizados todos os dias sem a necessidade de presença física de ambas as partes.
Como estamos falando de agências na web, a praticidade será ainda maior. O trabalho da agência já é 100% digital, portanto, não será nenhum impecílio.
A sua empresa deve decidir se a presença física é importante nessas horas ou se os assuntos que serão tratados podem ser via meios digitais.
Os cases de sucesso são um grande termômetro de como as agências funcionam e como elas estão dentro do mercado. Caso você entre em contato com uma empresa que não apresente cases bem estruturados, ou então não apresente coisa alguma, ligue o sinal de alerta.
Os cases são um dos melhores argumentos que a empresa pode usar para vender os produtos para você. Portanto, analise com cuidado os cases que são apresentados para você, eles podem te dizer bastante coisa.
Existem agências de diversos tamanhos, e que atendem todo tipo de cliente. As agências que possuem uma abrangência maior, podem estar preparadas para assumir diversos clientes, de diferente negócios.
Por outro lado, existem as agências mais nichadas em apenas um tipo de empresa ou produto, por exemplo, existem agências digitais que trabalham apenas com empresas farmacêuticas.
Para sua empresa, que está começando agora a entrar no mundo digital, é recomendado uma agência que já tenha experiência em diversos setores, e podem, através de estratégias precisas, aumentar a presença digital da sua empresa.
Este é outra pergunta que possui muitas respostas, o que realmente influencia uma agência é o modo como ela entrega os trabalhos, se é composta por 2 ou 50 funcionários, não fará muita diferença para você.
Uma agência pequena pode conferir mais exclusividade para você enquanto uma maior pode garantir uma produtividade maior. O ideal seria uma mescla dessas duas qualidades, mas, tenha sempre em mente, aquela que te entrega o resultado, é a melhor para você.
Os certificados demonstram que a agência digital não está estagnada, ou seja, ela corre atrás de novas habilidades, a ponto de serem reconhecidas por isso. Dentre as principais estão:
Google Partner: Selo entregue para agências que realizaram cursos e estão capacitadas para ajudar seus clientes nas mais diversas formas, usando as ferramentas do Google. Além disso, os parceiros do Google Partner tem o apoio de consultores profissionais e estão sempre por dentro das tendências da indústrias.
As agências parceiras do Google estão mais preparadas e capacitadas para criar e administrar campanhas e estratégias digitais.
Resultados Digitais (RD): As agências parceiras da Resultados Digitais tem programas e facilidades diferenciadas para empresas que desejam usar o RD Station. Uma empresa que conquista o selo de parceria da RD é sinônimo de equipe qualificada.
A porta de entrada da agência são suas redes sociais e os pontos de contato dela com você, por isso, realize uma análise minuciosa durante o processo de escolher a agência digital que irá atender sua empresa, não ficando apenas no conteúdo postado recentemente.
Faça uma análise de como são as postagens nas redes sociais, se o blog é atualizado, como está o site e quais são os tipos de conteúdo que a empresa produz para ela mesmo. Ela gera conteúdo relevante? Ou apenas faz posts tradicionais?
Tudo isso deve ser considerado por você!
Depois de realizar todos esses processos, você chegará a possíveis agências, entre em contato com elas e veja qual será a melhor para seu negócio e objetivos.
Com a crescente demanda por soluções digitais, as agências oferecem uma ampla gama de serviços para ajudar seus clientes a alcançar seus objetivos usando o marketing digital. Então na hora de escolher uma agência de marketing digital, é preciso ver os serviços especializados que ela oferece a sua empresa. Confira a seguir quais são os serviços mais comuns entre as agências digitais.
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.
O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
A produção de conteúdo relevante é uma das ações mais efetivas para engajar o público e conquistar novos clientes. Para isso, é necessário gerar valor para as pessoas através da informação, fazendo com que elas enxerguem a sua empresa de uma forma positiva, à partir disso, será possível conseguir fechar mais vendas.
O Marketing de Conteúdo não promove a marca diretamente, mas tem como objetivo resolver o problema do seu público, trazendo soluções relevantes e conduzindo-o pelo Funil de Vendas.
Desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo é um desafio para muitos empresários. Vivemos em um mundo cada vez mais digital, isso é fato e precisa ser sempre lembrado na hora de traçar o seu planejamento. Nesse universo, as pessoas acessam informações e conteúdos das mais variadas formas, no seu tempo e de acordo com as suas necessidades.
Você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.
O desejo de todo empreendedor é fazer seu negócio crescer e ganhar novos clientes. Porém, para que isso seja uma realidade, a marca precisa se tornar conhecida e impactar novos usuários que poderão se transformar em consumidores no futuro. Entre as várias formas de fazer sua marca ficar conhecida, uma das maneiras de aumentar essa visibilidade é com o tráfego. Ao investir em anúncios, você estará aumentando a visibilidade do seu negócio e melhorando o reconhecimento de marca de maneira mais rápida.
Quando tratamos de Marketing Digital, sempre colocamos a grande importância quanto aos resultados. A análise de dados e mensuração são tópicos fundamentais para adequar as suas estratégias. É preciso saber o que está ou não dando os resultados, promovendo assim, a adequação necessária.
Landing Pages, também conhecidas como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em um apenas CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.
Se você quer que o seu negócio tenha uma presença na internet, a landing page é um dos recursos indispensáveis para alcançar esse objetivo. E para ser bem sincero, não importa se você deseja ter um negócio 100% digital ou se você tem uma loja física e quer apenas usar a internet para atrair mais clientes. Uma landing page pode ser a prova que o seu potencial precisa de que o seu negócio de fato existe.
A otimização para motores de busca é um dos mecanismos mais utilizados para garantir que as empresas sejam encontradas pelos usuários do Google. Essa é a principal fonte de pesquisa, onde as pessoas procuram por todo o tipo de informações. SEO e SEM são dois braços de uma estratégia de Marketing Digital e trabalham tanto com o tráfego orgânico quanto com anúncios na internet. As duas vertentes trabalham juntas e têm como principal objetivo atrair mais leads e gerar conversões para a sua empresa.
Quando falamos em SEO, estamos nos referindo a um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas. Essas técnicas são aplicadas tanto no conteúdo como também na própria estrutura do site. O objetivo é que esses conteúdos sejam mais facilmente localizados pelos motores de busca como o Google. Com isso, o SEO melhora o posicionamento dessa URL nas buscas e atrai mais tráfego orgânico para o site, gerando leads que podem ser convertidos em clientes.
O SEM pode ser descrito como toda a estratégia de Marketing que tem como base os motores de busca. Essa estratégia pode ser usada para divulgar negócios online ou offline, e também para promover ações que acontecem virtualmente ou fisicamente.
Um dos maiores responsáveis pela credibilidade do seu negócio é o seu site. Ter um site, significa ter a sua empresa na internet. É a partir dele que a sua empresa passa a existir no mundo digital.
Um site tem como uma das principais funções divulgar o seu negócio nos ambientes digitais. É por meio dele que os mecanismos de busca, como o Google, encontram e exibem o seu endereço online, informações e conteúdos para quem o estiver procurando. Com um site você define o que publicar e quando, além de poder personalizar totalmente a interface com a identidade da sua empresa.
E não, você não precisa ser uma grande empresa grande ou já estar vendendo pela internet para ter um site. Você só precisa querer que sua empresa seja percebida de forma profissional e com credibilidade.
Gerenciar as redes sociais envolve diversas etapas e é muito mais do que simplesmente fazer publicações. A gestão de redes sociais é um conjunto de ações que visa otimizar o uso das redes sociais no relacionamento e interação com o usuário, que também é o público consumidor. Logo, essa estratégia se tornou indispensável para as empresas.
O serviço de gerenciamento de redes sociais da R.Samurai gera resultados para nossos clientes com ações em mídias sociais como Instagram, Facebook, Whatsapp, Linkedln, Google My Business, YouTube e também a produção de conteúdo para Blog. A gestão de redes sociais contempla o processo de análise, definição de estratégia e linguagem, administração, produção de conteúdo, monitoramento e o relacionamento diário e ativo com o público da sua marca.
A Consultoria de Marketing Digital realizada pela R.Samurai ajuda sua empresa a elaborar com mais eficiência o plano estratégico. Isso é feito sugerindo melhorias nas ações já existentes e propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente para adequá-los aos propósitos das metas.
Nossa consultoria se utiliza de ferramentas especializadas rumo aos melhores resultados, estabelecendo parâmetros para realizar um trabalho de qualidade e promover resultados nas ações.
As ações permitem chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo ao nicho específico. A partir de cada atividade da consultoria de marketing digital, é possível personalizar as suas estratégias para alcançar o público-alvo e interagir com ele de maneira mais incisiva e eficaz.
Diferentemente do antigo marketing, onde a empresa comprava a audiência de um meio de comunicação para veicular seus anúncios, o Novo Marketing é muito mais interativo, engajado e pode ser construído através dos próprios canais da empresa.
Por causa disso, é importante que a empresa exerça um protagonismo no desenvolvimento das ações de divulgação e na produção de conteúdo, como também na forma de interação com seu público e seguidores.
Assim, desenvolvemos o Método Samurai, um treinamento aplicado no início da consultoria, visando capacitar toda equipe da empresa para extrair o máximo dos meios digitais. Uma verdadeira imersão onde não é poupado nenhum conteúdo ou informação, abrindo a caixa preta do marketing digital para a empresa e sua equipe, disponibilizando todas as ferramentas e técnicas para a empresa exercer seu protagonismo na estruturação da tão sonhada presença digital.
Confira também: 6 motivos para sua empresa ter Presença Digital
Após essa imersão, que tem a duração média de três meses, a empresa é capacitada a estruturar qualquer ação de marketing digital, entendendo como interagir e engajar seu público alvo na internet, tornando-se uma autoridade no seu nicho de mercado.
Se você é um especialista em alguma área ou um influenciador digital, você pode ter sua própria plataforma de cursos na internet e ganhar dinheiro com isso, escalando seu negócio de uma forma nunca imaginável.
Infoproduto ou produto de informação, é uma plataforma online totalmente personalizada, com a possibilidade de comportar treinamentos, palestras, cursos, ebooks, clubes de assinatura, eventos, distribuindo conteúdo altamente impactante e direcionado, possibilitando a venda desses produtos digitais na Internet.
A RSamurai possui vasta experiência em desenvolvimentos de infoprodutos, tendo lançado vários projetos, onde auxiliamos no desenvolvimento, cronograma, curadoria de conteúdo, produção, estruturação da plataforma digital, divulgação e lançamento do projeto.
O e-commerce não é mais uma tendência, mas uma realidade. Prova disso é que as compras online devem gerar um faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a 2019.
Neste novo cenário, cada vez aumenta o número das empresas estão apostando em desenvolver esse canal para chegar a consumidores e mercados que antes elas não conseguiam chegar. A pandemia do Covid-19 também forçou muitas e empresas a trilharem por esse caminho. Porém, possuir uma loja virtual não é garantia de vendas online. Da mesma forma que um negócio físico necessita de toda uma estrutura de gestão, divulgação e marketing, em um e-commerce acontece o mesmo, pois nada adianta uma empresa ter uma loja virtual estruturada e completa, se não possui visitas, ou seja, consumidores que se tornam visitantes e depois clientes da loja.
A RSamurai pode ajudar sua empresa a trilhar por esse caminho de forma segura e estruturada, fazendo com que sua loja possa se tornar conhecida e visitada pelo consumidor ideal.
Além de especialistas em presença digital, tráfego e redes sociais, somos parceiros da Shopify, uma das maiores e mais conceituadas plataformas de e-commerce do mundo.
Precisa de ajuda para escolher sua agencia digital? Entre em contato com a RSamurai e veja como podemos ajudar você.
Confira também: O que é presença digital e como sua empresa pode construir uma?