Quem não gostaria de divulgar sua empresa com baixo custo e fidelizar clientes? É o sonho de todo investidor, não é? O email marketing é o que você precisa conhecer e dominar para alcançar esse objetivo.
Os usuários entram e saem do seu blog ou site e não deixam rastros? Eles podem nunca mais voltar e sua empresa estará perdendo a oportunidade de tê-los como cliente. Porém, isso pode ser mudado, com uma estrutura de email marketing, é possível conseguir o contato dos visitantes e ainda, criar uma relação com eles.
Contudo, para que isso funcione, é necessário criar boas condições para elaborar campanhas de marketing bem criativas e que levem ao sucesso. O email marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas.
Porém, graças ao avanço de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.
Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais de Marketing Digital e Inbound Marketing, o email é um canal extremamente democrático. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam email.
Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, o email marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!
Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de emails para um determinado público. Essa relação é segmentada por meio de uma lista de contato entre empresas ou consumidores.
Por exemplo, você trabalha com indústria, vendas de produtos ou serviços e precisa expandir suas vendas de forma rentável e inteligente, a estratégia irá aumentar o tráfego de clientes em seu site gerando resultados positivos.
Além disso, você pode alavancar o número de clientes da sua empresa, melhorar o seu relacionamento com o cliente e a possibilidade de alcance de diversos públicos e o mais atrativo: o custo-benefício.
Diferente do spam, o email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer.
Contudo, uma característica da prática do email marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público. Este procedimento pode ser atrelado, por exemplo, a uma pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.
Com a ascensão das mídias sociais e seu uso para o marketing, alguns “experts” começaram a questionar a utilidade de se continuar pensando em email como um canal importante do marketing digital.
Não há dúvidas de que as mídias sociais revolucionaram (para o bem!) boa parte do marketing. Somos grandes proponentes do seu uso, mesmo para negócios mais tradicionais.
No entanto, email marketing está mais vivo do que nunca. Seus resultados continuam justificando a atenção e recursos despendidos com esse canal.
O email marketing é uma ótima maneira de ter uma janela de contato recorrente com os seus clientes, sendo uma alternativa barata e relativamente fácil de implementar na sua empresa. Os resultados podem ser incríveis, servindo para trabalhar vários aspectos do seu negócio como trabalhar no relacionamento, aumentar vendas, etc.
Embora muitas empresas no Brasil tenham newsletters, existe toda uma variedade de tipos de email marketing que pode ajudar a sua empresa a ter um melhor desempenho. Existem vários tipos de email que podem ter diferentes impactos na sua campanha de email marketing.
O que a sua marca busca com essa campanha de email marketing? Entregar conteúdo de maneira direta ao cliente? Mostrar que a sua empresa presta atenção e se importa com os seus clientes? Oferecer aquela nova promoção da sua loja? Tudo vai depender do seu objetivo.
Agora que você já sabe o que é o email marketing, vamos entrar nas estratégias para que sua ação seja bem sucedida?
A maioria das empresas acreditam que somente as redes sociais trazem retornos positivos. É claro que se deve apostar em um bom relacionamento com o cliente no Instagram, Facebook,Twitter, etc, entretanto, esse não é o único meio de prospectar novos clientes e realizar vendas.
Além disso, existem outros recursos como posicionamento nas primeiras páginas do Google e o Email Marketing que ainda é um excelente mecanismo para gerar campanhas com um bom alcance.
Afinal, as pessoas usam muito o email e as estratégias são completamente mensuráveis. Ou seja, é possível saber quem abriu o email, quem leu e quem interagiu.
Existem muitos motivos que provam que as empresas devem investir nessa forma de divulgação e prospecção de clientes, entre eles:
O email marketing é um canal de comunicação que não pode ser ignorado. No entanto, é necessário usar essa ferramenta do jeito certo, caso contrário, não terá resultados ou também, corre o risco de prejudicar toda a estratégia de posicionamento de uma marca e da empresa.
Vamos começar pelo mais simples. Uma newsletter tende a ser o primeiro passo para empresas iniciantes na arte de email marketing. São emails enviados de maneira periódica, normalmente a todos os seus contatos – mesmo que não seja a mesma versão!
E exatamente porque ela vai para todos os seus destinatários, é muito importante oferecer diversidade de conteúdo. A sua newsletter vai chegar a clientes que estão em diferentes estágios do funil de compra, e ela deve oferecer algo de valor a todos eles.
Aqui entra um aspecto crucial de qualquer campanha de email marketing: a segmentação. Com uma lista bem segmentada, você pode separar grupos de clientes de acordo com o seu estágio no funil de compra. Use tudo que você sabe sobre os seus contatos, em especial o tipo de coisas que cada contato já fez no seu website.
Um aspecto interessante das newsletters é que elas podem ser uma importante fonte de informação sobre os seus clientes. Tente ficar por dentro de quais clientes clicam em que conteúdo da sua newsletter – assim você saberá mais sobre os interesses dos seus destinatários.
Uma newsletter pode ser uma ferramenta muito útil para manter os seus clientes e contatos informados sobre o que acontece na empresa, mantendo a memória da marca fresca na mente do contato.
A automação de email marketing é uma maravilha para equipes de marketing pelo mundo todo. Ter uma boa ferramenta de automação de marketing pode economizar quantidades enormes de tempo e esforço – e pode oferecer vantagens consideráveis.
Os seus emails automáticos vão se diferenciar da sua newsletter em alguns aspectos cruciais. Por exemplo, o objetivo do seu email marketing automático não é entregar informação nem grandes quantidades de conteúdo. Mas sim, cada campanha automática deve ter um objetivo específico.
Esse objetivo pode ser aumentar as inscrições ao sistema de fidelidade que a sua loja tem, ou fazer com que os seus contatos façam uma compra com um desconto – ou qualquer outro aspecto de ter um cliente que sempre volta.
Ter um bom relacionamento com o cliente não acontece em um dia. Construir confiança e simpatia é um processo que requer constância da empresa.
E é aí que a sua ferramenta de automação de email marketing entra e salva o dia. O seu objetivo aqui é que o cliente receba uma série de emails que busquem sempre agradar, quase que como uma chamada para voltar à sua loja.
Um email promocional não tem porquê ser limitado ao vender um produto físico. Ele pode ser um email que tenta promocionar qualquer coisa que a sua empresa oferece. Isso incluir promoções, eventos, algum conteúdo mais denso como um eBook… a lista também vai depender do tipo e setor da sua empresa.
Esse tipo de email marketing pode ser um aliado poderoso na hora de convencer os seus destinatários a fazer algo em concreto, como tomar parte em um evento. Um email promocional pode ser bem simples de desenhar, já que ele tende a ter um objetivo claro.
O importante aqui é a segmentação. Pode resultar tentador enviar o seu email promocional a todo mundo na sua base de dados, mas isso pode levar a um desempenho decepcionante da sua campanha de email marketing. Ao invés disso, tente segmentar a sua lista de contatos para oferecer algo em que os seus clientes realmente tem interesse.
Estes emails devem ter um design mais básico: não tente inserir todo tipo de conteúdo e informação nos seus emails. Desenhe todo o email para que o leitor tenha apenas uma coisa na qual se concentrar, uma decisão a tomar.
Se você está promocionando um evento, por exemplo, dê toda a informação que o leitor precisa para ir ao evento – nada mais, nada menos.
Estes emails são mensagens enviadas para responder a uma ação específica feita pelo consumidor. Um email transacional seria uma pequena ajuda para o cliente dentro de um processo.
Se a sua empresa tem qualquer tipo de plataforma que requer uma senha – você provavelmente tem um sistema no qual pessoas que não se lembrarem da sua senha possam pedir uma nova, ou um link onde podem fazer uma senha nova. Isso é um email marketing transacional, ajudando o cliente no processo de fazer o login.
Claro, nem todas as empresas precisam de uma plataforma com senhas. Mas oferecer emails transacionais pode ir mais além e realmente oferecer um pouco de apoio ao cliente. Seguem alguns exemplos práticos de emails transacionais:
A grande vantagem deste tipo de email marketing é que o cliente já está esperando o seu email. Isso significa que todos os seus emails serão abertos e lidos, os seus links seguidos até a sua página de destino. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade: se você não envia esses e mails, o seu cliente vai ficar decepcionado ou até irritado.
O típico email transacional tem uma taxa de abertura altíssima – o que faz desses emails também uma oportunidade. Se você tem alguma iniciativa que seja especialmente importante, pode ser uma boa idéia usar os seus e mails transacionais para essa iniciativa.
Agora que você já conhece os principais tipos de email marketing existentes, vamos agora as dicas matadoras para criar um email marketing perfeito.
Alguns procedimentos são importantes para assegurar que essa estratégia realmente funcione. O ideal é sempre contar com profissionais de marketing para fazer uma boa estrutura do email marketing para a empresa.
Abaixo, confira algumas dicas que vão ajudar bastante!
Essa é uma das partes mais complexas e importantes na hora de desenvolver o email marketing, pois entenda que o mesmo email não pode ser enviado para todos os contatos, pois é preciso ter em mente que eles estão em diferentes fases do funil de venda.
Imagine o contato recém inscrito na sua base de dados recebendo as mesmas informações daqueles que já estão a algum tempo vendo seus conteúdos. Certamente ele ficará perdido e desejará se descadastrar.
É fundamental levar em conta as afinidades da persona, o fato é que elaborar mensagens personalizada de acordo com cada perfil dos contatos é muito mais eficiente e garante melhores resultados.
É por falta dessa personalização que muitos email marketing nem são abertos, pois ficam desinteressantes para muitas pessoas.
Cuidado com palavras e frases clichês como: Promoção, Clique aqui, Desconto, Última chance, Oferta com tempo limitado e etc.
Logo de cara esse tipo de email marketing vai ser apagado pelo recebedor, pois já mostra que se trata de oferta de produtos e serviços.
Essa abordagem não pode ser assim, o email marketing pede assuntos mais atrativos para que pelo menos, haja a sua abertura.
O uso de gatilhos mentais é essencial para induzir essa ação do receptor do email, os mais usados são: Prova social, autoridade, reciprocidade, pertencimento e escassez.
É importante que o título seja dinâmico, sem ultrapassar 50 caracteres.
Na hora de criar o email não esqueça de direcionar o conteúdo do email marketing para a pessoa que está recebendo. Faça isso colocando o nome dela logo no começo, pois depois que ele for aberto, tem apenas 4 segundos para que o receptor decida se vai ler ou deletar.
Você precisa despertar o interesse do leitor logo de cara para que ele faça uma ação, que é de ler.
Comece com uma abordagem pessoal, e pergunte como ele está. Não enrole para falar o que deseja, nesse caso, o melhor não pode ficar para o final.
É um tiro no pé começar encher a caixa de email marketing no seu cliente. Ele com certeza vai ficar irritado e marcar o seu endereço como SPAM ou pedir para ser retirado da lista.
Nesse ponto, existem ferramentas de gestão de email marketing que podem ajudar a planejar os envios em diversos aspectos como: Dias da semana, melhores horários e frequência.
Algumas empresas escolhem fazer o envio 1 vez na semana, outras, 1 vez a cada 15 dias. Enfim, não existe quantidade correta nesse quesito, tudo vai depender do seu ramo de negócio e público.
É importante mensurar os resultados e tomar essa decisão mediante a preferência dos usuários.
Elas até podem ser usadas no seu email marketing, entretanto, é importante que você saiba que alguns provedores simplesmente bloqueiam alguns envios por conta disso. Então, comece a observar esse detalhe.
Para evitar que isso aconteça, coloque textos na Tag da imagem para dizer do que se trata, senão, o cliente não receber o seu envio.
Além disso, imagens muito trabalhadas de forma perfeita e GIFs animados, podem ser enviadas para a pasta de promoções do email do receptor, então, ele nem vai ver.
Use imagens com sabedoria.
Desapegue da ideia que enviar email marketing serve para divulgar uma marca ou serviço.
O objetivo dessa ferramenta é fornecer conteúdo relevante para o cliente. Ou seja, você precisa ajudar ele de alguma forma, caso contrário, o email não será aproveitado.
O corpo do email marketing deve ser bem objetivo, sem textos muito grandes. No entanto, você pode direcionar o leitor para outro endereço como e-book, vídeos e Whitepapers e etc.
Lembre-se que a empresa consegue educar os seus leads com os materiais enviados, dessa forma, aqueles que ainda não são clientes, podem se tornar no futuro.
O Call To Action é fundamental para que os leitores se inscrevam na sua lista de email marketing.
É isso que vai fazer com que o número do seus contatos cresçam. Desse modo, o seu trabalho de envio de conteúdo será direcionado de uma forma mais ampla e personalizada.
O CTA pode ser um botão simples para se inscrever, ou também baixar algum material gratuito, se cadastrar em um evento, entre outros que gerem interesse do usuário a dar mais um passo.
Todavia, lembre que esse convite para ação deve ser alinhado com os objetivos da empresa.
Até conseguir um email marketing perfeito é preciso de muito chão, afinal, as melhorias devem ser feitas continuamente, pois quem dita as regras é o destinatário.
Ou seja, é ele quem vai dizer o melhor dia, o melhor horário, o formato ideal, se usa ou não imagem, tipo de conteúdo. Enfim, é fundamental ficar de olho para ver qual estratégia está sendo bem sucedida.
Todavia, é certo que o email marketing é uma poderosa ferramenta para qualquer empresa. É a construção de uma base sólida de contatos que podem vir a se tornar clientes, por isso, não pode ser deixada de lado.
Para implementar a estratégia de email marketing na sua empresa, que tal contar com com a ajuda de profissionais experientes? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a melhorar ainda mais o marketing da sua empresa!
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