O Google Empresas, antigo Google Meu Negócio ou Google My Business no original em inglês, é uma ferramenta que surgiu da evolução de outros recursos lançados pelo Google ao longo do tempo. É a junção de serviços descontinuados, como o Google Places, Google Local Business Center e Google+, com ferramentas muito utilizadas, como o Google Maps e o próprio mecanismo de busca do Google.
Com o Google Empresas, sua empresa pode ser encontrada, de maneira destacada, em buscas no Google ou no Maps. Quando uma empresa é cadastrada na plataforma, ela precisa preencher uma “ficha” com suas informações relevantes. Se os argumentos da busca levam a sua empresa como resultado, ela aparece ao lado direito da página de busca.
Desta forma, ao procurar pela marca, os usuários têm acesso às informações relevantes do negócio, como localização, horário de funcionamento, telefone, imagens do local, endereço do site, entre outros. Além disso, é possível ver e fazer comentários e avaliações sobre a empresa.
O Google Empresas é uma ferramenta gratuita que agrega informações sobre uma empresa. Quando o usuário realiza uma busca, o algoritmo procura alguma referência comercial relacionada ao tema, e automaticamente mostra a ficha do local mais relevante.
Para que a ficha mais completa apareça em destaque, o mecanismo do Google usa fatores como relevância, distância e proeminência, ou seja, a popularidade da empresa. Portanto, é possível que estabelecimentos com menos características da busca sejam apresentados, caso atendam melhor determinados aspectos.
Por isso mesmo, as estratégias de otimização são muito valiosas para empresas que querem se destacar no Google.
De acordo com informações do Google, empresas que mantêm atividade frequente no Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. Marcas que gerenciam suas informações na plataforma recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques em seus sites do que as outras empresas. Além disso, estar no Google Empresas tem outras vantagens:
Ter uma ficha bem preenchida permite que seu negócio apareça nas buscas orgânicas do Google e Google Maps, fazendo com que potenciais clientes encontrem suas informações com mais facilidade e, desta forma, conseguindo aumentar sua presença online.
Além de aparecer na maior vitrine do mundo, o Google Empresas permite que as marcas façam publicações de fotos, vídeos e ofertas, uma ótima maneira de mostrar aos clientes os seus diferenciais e dar mais motivos para escolherem a empresa. Tudo isso gratuitamente!
Pelo painel do Google Empresas é possível ter informações importantes para tomada de decisões estratégicas, entre elas: como os clientes pesquisam sobre a empresa; como se comportam depois que encontram sua ficha; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa; quantas pessoas solicitaram a rota para chegar no estabelecimento; quantas pessoas visitaram o site, entre outros dados valiosos.
No Google Empreses, os clientes podem entrar em contato com a marca por ligações, mensagens e deixar avaliações e comentários. Isso, além de auxiliar a marca a ter uma percepção melhor sobre o que as pessoas pensam sobre ela, aproxima e fortalece o relacionamento da empresa com público, seja cliente ou potencial consumidor.
Existem algumas estratégias que ajudam a manter alto padrão da ficha de uma empresa no Google Empresas, o que, por consequência, proporciona maior retorno dos resultados. Estas diretrizes fazem toda a diferença na hora que um usuário realiza uma busca pela sua empresa ou por algum tema relacionado.
A primeira coisa a se fazer dentro das configurações do Google Empresas é se apresentar como dono da empresa. Você precisará fazer algumas verificações, mas é importante que o Google saiba que quem está gerenciando a ficha é o responsável pela empresa, e não um usuário qualquer da internet.
Para que o algoritmo entenda que a sua página é relevante, você deve inserir o máximo de informações possíveis na ficha. Dados como descrição, localização, e-mail, telefone, website, horário de funcionamento e categoria são os principais e não podem ficar de fora. Quanto mais específica for a pesquisa do usuário, mais chances o estabelecimento terá de ser encontrado.
O algoritmo do Google é capaz de detectar informações obsoletas, como perceber que o URL de um site não leva para a página correta ou que o telefone é rejeitado. Por isso, outra prática importante é manter os dados da sua ficha sempre atualizados quando houver mudanças. Lembre-se que usuários insatisfeitos podem avaliar a empresa de forma negativa.
Responda todas as interações do Google Empresas. As pessoas podem agradecer, elogiar, criticar ou fazer sugestões, mas nunca podem ficar no vácuo, lembre-se que essas pessoas são os seus clientes, então responda a todas as interações, ainda que sejam negativas. Isso mostra que sua marca está ativa e se importa com os usuários.
“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta velha frase do marketing nunca sai de moda e muito menos deixa de ser verdade. As pessoas têm uma forte tendência a se atrair pelo visual. Portanto, inserir imagens que facilitem a identificação do local é um grande atrativo. Mostre fotos do estabelecimento (fachada, instalações, produtos) e atualize sempre que houver alguma reforma ou novidades.
As avaliações são muito importantes para que sua empresa apareça bem posicionada nos resultados de busca. Além disso, elas facilitam para que os novos clientes conheçam e se interessem pelo seu negócio. Portanto, crie ações que incentivem essa prática.
O Google Empresas oferece a opção de gerar um link para enviar as pessoas e elas conseguirem avaliar a sua empresa.
A administração é feita pelo endereço https://business.google.com/. O primeiro passo é acessar este endereço e clicar em “Gerenciar agora”.
A próxima etapa é reivindicar a propriedade do negócio, caso a empresa já esteja no Google. Neste caso, você deve buscar pelo nome da empresa. Caso não a localize, clique em “Incluir sua empresa no Google”.
Em seguida, serão solicitados dados de verificação e cadastro da empresa. Preencha tudo que é solicitado com o maior detalhamento possível. Lembre-se: quanto mais informações você fornecer, mais facilmente seu negócio será listado nos resultados de busca do Google. Sempre que precisar atualizar alguma informação, acrescentar fotos e vídeos, interagir com os usuários, ou quiser analisar as métricas do Google Empresas, acesse o painel de controle da ferramenta pelo endereço https://business.google.com/.
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