Gerenciar uma campanha de marketing digital exige alguns cuidados para que possamos alcançar os resultados esperados. Muitas empresas dispensam tempo e dinheiro para anunciar na internet, e acabam tendo pouco retorno.
Isso pode ocorrer por uma estratégia mal elaborada, por um investimento feito da maneira errada, ou mesmo por algum detalhe que parece irrelevante, mas que fará grande diferença.
Por isso, preparamos um guia com sete erros mais comuns e que devem ser evitados ao realizar o seu marketing digital.
O primeiro erro ao planejar uma campanha de marketing digital é não determinar o público que você pretende atingir (personas). O tipo de conteúdo e o formato (vídeos, textos, artes) utilizado estão diretamente ligados ao perfil do seu potencial cliente.
É importante entender, também, que persona não está, necessariamente, ligada à idade, gênero ou local onde a pessoa mora, mas sim aos hábitos de consumo e preferências pessoais.
A vantagem é que mecanismos de busca e redes sociais têm um vasto conhecimento sobre o perfil de seus usuários, o que irá facilitar bastante no momento de direcionar seu conteúdo e atrair leads.
Confira também: Como saber qual é minha persona ideal?
Focar em publicações nas redes sociais e deixar o site de lado é um dos erros mais comuns no marketing digital. É preciso entender que posts e anúncios devem servir como isca para novos leads, e não como ponto de chegada.
O site é o portal principal de uma empresa, sua casa na internet. Ele precisa ter um bom layout e conteúdo completo e atualizado, para que seu potencial cliente encontre nele o que precisa saber sobre a sua empresa.
O site também serve de referência para seus atuais clientes, pois é nele que eles podem se atualizar sobre seus novos produtos e serviços, e também indicá-lo para outros contatos.
Confira: Sua empresa precisa mesmo de um site?
Ninguém acorda em uma bela manhã de sol e resolve comprar um produto ou contratar um serviço de uma determinada empresa. Ele precisa ser atraído para isso. Portanto, gerar conteúdo recorrente é importantíssimo para toda a jornada de consumo.
Conteúdo interessante e relevante gera links, compartilhamentos, engajamento. É uma das formas mais eficientes de atrair novos leads para sua página ou site. Manter um blog atualizado também demonstra dinamismo ao site.
Outro erro comum é deixar de produzir conteúdo. Por falta de tempo ou por baixo interesse do público, é comum as empresas pararem de fazerem vídeos ou atualizarem seu blog. Esse é outro grande erro! Insista. A recorrência só reforça sua presença digital.
Na internet vale aquela máxima de que é melhor ter qualidade do que quantidade. Muitas pessoas “compram” seguidores para suas redes sociais com a intenção de dar maior credibilidade ao perfil. Isso é um engano e pode ter efeito inverso. Já comentamos um pouco sobre isso aqui.
Esses seguidores, em sua maioria, são robôs ou pessoas que não têm qualquer interesse no seu produto. Portanto, são apenas números, que podem até impressionar seus seguidores reais em um primeiro momento, mas fazem com que sua credibilidade caia quando estes descobrirem “a farsa”.
No caso de listas para envio de e-mail marketing, a situação é similar: muitos dos endereços de e-mails são falsos e retornarão com erro. E mesmo para aqueles que são válidos, não há qualquer garantia de que sejam o perfil de consumidor que você pretende atingir. Você deve criar seu próprio mailing.
Até chegar efetivamente na compra de um produto ou contratação de um serviço, o consumidor passará por três etapas: descobrir que tem um problema; entender o problema e sua solução; e buscar a solução.
Isso é conhecido como “jornada de compra” ou “jornada do consumidor”. Se você não compreende esses estágios, não conseguirá gerar conteúdo para satisfazer às necessidades do público que deseja atingir.
Para isso o conteúdo gerado precisa ser capaz de atender a todas as etapas, despertando no consumidor a aceitação de que ele precisa de algo, mostrando qual é essa necessidade, e apresentando sua empresa como solução para isso.
Confira também: Como gerar conteúdo para cada etapa do seu processo de venda?
Com certeza você conhece a frase “quem não é visto não é lembrado”. De que adianta você ter um excelente produto, produzir os melhores conteúdos, e não atingir seu público-alvo? É preciso investir em publicidade.
Muitas pessoas desistem de produzir conteúdo justamente por não atrair novos clientes. Mas o que você está fazendo para que as pessoas vejam suas publicações? Impulsionar posts nas redes sociais e utilizar marketing de buscas são essenciais para posicionar sua empresa nos primeiros lugares da internet.
Além disso, manter seu negócio sempre em evidência demonstra mais credibilidade para os potenciais clientes e transmite mais segurança à carteira atual.
Você sabe quantas pessoas acessam seu site ou suas publicações nas redes sociais? Qual o perfil delas? Quanto há de engajamento? As palavras-chave mais eficientes nos mecanismos de busca?
Um outro grande erro do marketing digital é não ter um sistema de monitoramento eficaz. Se a audiência não pode ser mensurada, não há como gerenciar as estratégias e nem como avaliar os resultados.
Analisar frequentemente as métricas permite conhecer o perfil dos usuários, direcionar melhor os anúncios, definir novos conteúdos, corrigir estratégias, a fim de aumentar a taxa de conversão.
Se você identificou alguns destes erros na sua estratégia de marketing digital, saiba que ainda dá tempo de corrigir. Cote com o auxílio de uma ajuda profissional para te ajudar!
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