Atualmente o Facebook tem cada vez mais provado seu potencial para alavancar negócios, funcionando perfeitamente como uma vitrine virtual, através dos mais diversos tipos de publicações, torna-se possível expor e demonstrar qualquer tipo de produto para um grande número de pessoas, muitas vezes, para um público que terá bastante interesse no seu produto, e principalmente, no seu negócio.
Para ficar mais por dentro de como seu progresso está indo, em outras palavras, se sua rede social está bombando ou se está bem parada, existem diversas métricas do Facebook que podem ser avaliadas e é através dessa breve análise que se torna possível enxergar facilmente onde você está acertando ou errando.
Ter esse controle todo é uma ferramenta fortíssima para planejamento de ações futuras e com certeza você estará vários passos à frente de sua concorrência quando masterizar esta arte. Vamos lá, confira abaixo as principais métricas do Facebook e do que elas se tratam:
O envolvimento é um número que consiste basicamente no total de ações que foram realizadas nas postagens que você fez em sua página, ou seja, é uma grande somatória das interações que foram feitas em sua página. Ex.: Check-in no seu local, abrir um link em uma postagem, usar uma “reação” em uma postagem, curtir sua página, e assim por diante…
A grande utilidade atribuída a essa métrica é a de possibilitar que você consiga mensurar o quanto as pessoas estiveram interagindo com sua página, e, mensurar isso de acordo com os anúncios e postagens que você tem criado, afinal, é possível acompanhar o envolvimento de acordo com as datas. Use isso ao seu favor para encontrar aonde você está acertando e aonde está errando na hora de criar seus anúncios.
Você encontrará dois tipos de envolvimento na hora de checar suas métricas, o envolvimento com a página e com a publicação, a diferença entre eles é que o envolvimento com a página seria uma forma generalizando todas suas postagens de ver o envolvimento com a publicação. Em outras palavras, um é mais focado e outro generalizado.
O Alcance, diferente do envolvimento, aponta a quantidade de pessoas que viram seus anúncios, pelo menos uma vez, diferente do envolvimento que aponta quem interagiu com seus anúncios e publicações. O alcance também é diferente das impressões, que também englobam mais de uma visualização da mesma pessoa.
O melhor uso do Alcance trata-se da análise da quantidade de pessoas que foram expostas à sua mensagem (qualquer tipo de publicação) durante uma campanha de anúncios. Há uma grande chance de que seu anúncio nem seja clicado, mas além dela, há uma chance muito maior de que além de clicar, a pessoa venha a se envolver com seu negócio e a sua página.
O alcance, assim como muitas outras métricas, é afetado drasticamente quando há um Impulsionamento envolvido. Criando assim, dois pontos extras a serem analisados. O alcance orgânico e o alcance pago. O alcance orgânico é nada mais do que o alcance propriamente dito, porém, composto somente pelas pessoas que visualizaram suas postagens quando elas foram divulgadas “Organicamente” através do Facebook, ou seja, por compartilhamentos, curtidas e comentários de amigos que vão aparecendo para os outros amigos e assim por diante. O alcance pago também, mesmo conceito do alcance, porém ele mostra apenas quem acessou seu conteúdo devido ao impulso pago em uma publicação.
Confira: Dicas extremamente importantes para você não errar na hora de ganhar curtidas em sua fanpage!
O conceito das impressões é um pouco distinto dos anteriores, porém, segue o mesmo conceito, é um cálculo baseado na quantidade de vezes que seus anúncios foram visualizados na tela de alguém, apresentando diversos detalhes, por exemplo: Você está navegando por seu feed e encontra um anúncio, após um tempo, resolve rolar a tela para cima novamente, se você ver o anúncio novamente, ou seja, duas vezes, isso contará como duas visualizações, mesmo partindo da mesma pessoa.
Você pode utilizar esse número para criar um contraste com os demais e analisar se as pessoas estão voltando para ver seu anúncio mais de uma vez, é muito interessante, serve como uma grande pesquisa de satisfação!
Diferente do que muitos pensam, o Facebook pode mostrar diversos tipos de visualizações diferentes aos admin, criando um leque amplo de possibilidade de análise, use essa opção para quantificar e analisar como seu público tem reagido a determinadas postagens (vídeos principalmente). Através dessa métrica é possível entender pequenos detalhes que os outros pontos não trazem, tais como visualizações de “x” porcentagem do vídeo, por “y” tempo do vídeo, visualizações em tal segmento da página, visualizações através do aplicativo móvel, de conteúdo no site, e por aí vai.
Basicamente, você consegue criar um mapa de calor, e através dele, identificar onde seu público tem mais potencial. Após essa identificação, ações podem ser tomadas focando onde você notou que é mais “quente”, maximizando muito o potencial de qualquer ação futura. Use isso ao seu favor!
Essas são as 4 métricas do Facebook que são importantes para você avaliar, conte para nós aqui nos comentários o que você achou! E se ficou alguma dúvida sinta-se a vontade para perguntar.